SOARES, Larissa De Souza et al.. Pedagogia de projetos: concepções e práticas. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7740>. Acesso em: 13/11/2024 06:25
Esta pesquisa objetivou analisar a importância da utilização da metodologia da Pedagogia de Projetos no ensino fundamental e sua contribuição nos processos de aprendizagens. Buscamos bases teóricas sobre esta metodologia nas concepções de Moço (2013), Nogueira (2008) e Prado (2009). Em seguida apresentaremos as etapas da pesquisa, começando por seu planejamento e metodologia utilizadas, por conseguinte uma analise e discussão das respostas obtidas através do instrumento aplicado durante o desenvolvimento da pesquisa. Iremos expor também um relatório da intervenção realizada na escola em questão e finalizaremos com resultados, conclusões e as recomendações para a instituição. Para realização dessa análise utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e de campo, que segundo Gil (2008, p. 56) “procura o aprofundamento de uma realidade específica. É basicamente realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do ocorrido naquela realidade”. A coleta de dados realizou-se através da aplicação de questionários a toda equipe pedagógica. Após essa etapa, foi realizada uma oficina pedagógica com os professores da instituição, onde pode haver uma troca de conhecimentos e ideias a cerca do tema em questão. Os resultados desta pesquisa revelaram a necessidade dos professores terem acesso à formação continuada, que lhes proporcione cada vez mais conhecimento sobre o trabalho com a metodologia da pedagogia de projetos, assim como outras temáticas referentes à sua prática pedagógica. Afim de que, utilizando tais conhecimentos, associando a teoria à prática nós professores tenhamos oportunidades de melhorar de forma efetiva a educação de nossas escolas.