FARIAS, Carlos Magno Bezerra De. Fanzine: cultura underground, leitura e escrita. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7296>. Acesso em: 23/11/2024 23:33
O fanzine, gênero textual/discursivo/literário, promove e reflete a arte numa perspectiva de uma cultura underground (cultura de luta, conflito, resistência). Prontamente, os gêneros discursivos assumem decisivo papel no ensino em sala de aula, na medida em que é fundamental trabalhar atividades sociocomunicativas. Buscamos discutir um tema presente no âmbito escolar que não é evidenciado da forma que merece. O trabalho aqui proposto tem como objetivo analisar, numa perspectiva didática, a importância da escrita e leitura a partir do uso dos fanzines. De acordo com Koch (2006), a leitura é uma atividade que permite e exige uma participação ativa do leitor. Kato (1985) fala que um leitor maduro é aquele que sabe integrar a informação nova (dada) aos seus conhecimentos prévios. Observamos que o fanzine pode ser um importante elemento didático e pedagógico no processo de ensino e aquisição da competência leitora e escrita em língua materna ou estrangeira. Este estudo contribui na difusão do gênero fanzine - comunicação dirigida ao popular (folkcomunicação). No fazer pedagógico o fanzine encontra-se “marginalizado” (ou menos recorrente) nas aulas quando comparado a outros gêneros textuais. O gênero aqui analisado depara-se esquecido ou desconhecido na escola por fatores que sinalizam para a formação e as práticas pedagógicas do professor e da escola. O fanzine pode ser um instrumento importante na aquisição de saberes e na construção de leitores e cidadãos críticos e comprometidos com as questões sociais / humanitárias. Portanto, devemos incentivar o hábito da leitura e produção escrita dos fanzines no ambiente escolar. É preciso estabelecer planos pedagógicos que valorizem a evolução de todas as competências comunicativas dos alunos, considerando as manifestações culturais, sociais, econômicas, políticas e literárias, como integrantes de um currículo inovador.