Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FANZINE: CULTURA UNDERGROUND, LEITURA E ESCRITA

Palavra-chaves: FANZINE, ESCRITA, LEITURA Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7296
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1470
    "inscrito_id" => 32893
    "titulo" => "FANZINE: CULTURA UNDERGROUND, LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "O fanzine, gênero textual/discursivo/literário, promove e reflete a arte numa perspectiva de uma cultura underground (cultura de luta, conflito, resistência). Prontamente, os gêneros discursivos assumem decisivo papel no ensino em sala de aula, na medida em que é fundamental trabalhar atividades sociocomunicativas. Buscamos discutir um tema presente no âmbito escolar que não é evidenciado da forma que merece. O trabalho aqui proposto tem como objetivo analisar, numa perspectiva didática, a importância da escrita e leitura a partir do uso dos fanzines. De acordo com Koch (2006), a leitura é uma atividade que permite e exige uma participação ativa do leitor. Kato (1985) fala que um leitor maduro é aquele que sabe integrar a informação nova (dada) aos seus conhecimentos prévios. Observamos que o fanzine pode ser um importante elemento didático e pedagógico no processo de ensino e aquisição da competência leitora e escrita em língua materna ou estrangeira. Este estudo contribui na difusão do gênero fanzine - comunicação dirigida ao popular (folkcomunicação). No fazer pedagógico o fanzine encontra-se “marginalizado” (ou menos recorrente) nas aulas quando comparado a outros gêneros textuais. O gênero aqui analisado depara-se esquecido ou desconhecido na escola por fatores que sinalizam para a formação e as práticas pedagógicas do professor e da escola. O fanzine pode ser um instrumento importante na aquisição de saberes e na construção de leitores e cidadãos críticos e comprometidos com as questões sociais / humanitárias. Portanto, devemos incentivar o hábito da leitura e produção escrita dos fanzines no ambiente escolar. É preciso estabelecer planos pedagógicos que valorizem a evolução de todas as competências comunicativas dos alunos, considerando as manifestações culturais, sociais, econômicas, políticas e literárias, como integrantes de um currículo inovador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "FANZINE, ESCRITA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_18_17_14_idinscrito_32893_a4d65cff140978fdb9f8678005fd671b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS MAGNO BEZERRA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS MAGNO"
    "autor_email" => "carlosmagno2009@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7296
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1470
    "inscrito_id" => 32893
    "titulo" => "FANZINE: CULTURA UNDERGROUND, LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "O fanzine, gênero textual/discursivo/literário, promove e reflete a arte numa perspectiva de uma cultura underground (cultura de luta, conflito, resistência). Prontamente, os gêneros discursivos assumem decisivo papel no ensino em sala de aula, na medida em que é fundamental trabalhar atividades sociocomunicativas. Buscamos discutir um tema presente no âmbito escolar que não é evidenciado da forma que merece. O trabalho aqui proposto tem como objetivo analisar, numa perspectiva didática, a importância da escrita e leitura a partir do uso dos fanzines. De acordo com Koch (2006), a leitura é uma atividade que permite e exige uma participação ativa do leitor. Kato (1985) fala que um leitor maduro é aquele que sabe integrar a informação nova (dada) aos seus conhecimentos prévios. Observamos que o fanzine pode ser um importante elemento didático e pedagógico no processo de ensino e aquisição da competência leitora e escrita em língua materna ou estrangeira. Este estudo contribui na difusão do gênero fanzine - comunicação dirigida ao popular (folkcomunicação). No fazer pedagógico o fanzine encontra-se “marginalizado” (ou menos recorrente) nas aulas quando comparado a outros gêneros textuais. O gênero aqui analisado depara-se esquecido ou desconhecido na escola por fatores que sinalizam para a formação e as práticas pedagógicas do professor e da escola. O fanzine pode ser um instrumento importante na aquisição de saberes e na construção de leitores e cidadãos críticos e comprometidos com as questões sociais / humanitárias. Portanto, devemos incentivar o hábito da leitura e produção escrita dos fanzines no ambiente escolar. É preciso estabelecer planos pedagógicos que valorizem a evolução de todas as competências comunicativas dos alunos, considerando as manifestações culturais, sociais, econômicas, políticas e literárias, como integrantes de um currículo inovador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "FANZINE, ESCRITA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_18_17_14_idinscrito_32893_a4d65cff140978fdb9f8678005fd671b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS MAGNO BEZERRA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS MAGNO"
    "autor_email" => "carlosmagno2009@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O fanzine, gênero textual/discursivo/literário, promove e reflete a arte numa perspectiva de uma cultura underground (cultura de luta, conflito, resistência). Prontamente, os gêneros discursivos assumem decisivo papel no ensino em sala de aula, na medida em que é fundamental trabalhar atividades sociocomunicativas. Buscamos discutir um tema presente no âmbito escolar que não é evidenciado da forma que merece. O trabalho aqui proposto tem como objetivo analisar, numa perspectiva didática, a importância da escrita e leitura a partir do uso dos fanzines. De acordo com Koch (2006), a leitura é uma atividade que permite e exige uma participação ativa do leitor. Kato (1985) fala que um leitor maduro é aquele que sabe integrar a informação nova (dada) aos seus conhecimentos prévios. Observamos que o fanzine pode ser um importante elemento didático e pedagógico no processo de ensino e aquisição da competência leitora e escrita em língua materna ou estrangeira. Este estudo contribui na difusão do gênero fanzine - comunicação dirigida ao popular (folkcomunicação). No fazer pedagógico o fanzine encontra-se “marginalizado” (ou menos recorrente) nas aulas quando comparado a outros gêneros textuais. O gênero aqui analisado depara-se esquecido ou desconhecido na escola por fatores que sinalizam para a formação e as práticas pedagógicas do professor e da escola. O fanzine pode ser um instrumento importante na aquisição de saberes e na construção de leitores e cidadãos críticos e comprometidos com as questões sociais / humanitárias. Portanto, devemos incentivar o hábito da leitura e produção escrita dos fanzines no ambiente escolar. É preciso estabelecer planos pedagógicos que valorizem a evolução de todas as competências comunicativas dos alunos, considerando as manifestações culturais, sociais, econômicas, políticas e literárias, como integrantes de um currículo inovador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.