Essa investigação é uma pesquisa pedagógica que tem como objetivo principal investigar quais as concepções que estudantes de ensino médio tem sobre os conceitos de calor e temperatura, e se tais concepções são influenciadas por contextos históricos, sociais, políticos, culturais e geográficos. Essa investigação foi feita através dos momentos pedagógicos propostos por Delizoicov, onde ele se baseia nas temáticas investigativas de Paulo Freire e as transpõem para o ensino de ciências, Delizoicov propõe que essa aprendizagem significativa acontece por meio da execução de três momentos, o primeiro chamado e problematização inicial onde o professor coloca o estudante em contato com o tema, mas não explica nenhum tipo de conceito, esse momento é apenas para investigar o entendimento do estudante a respeito do tema, o segundo momento é chamado de organização do conhecimento onde com base no primeiro momento o professor começa a apresentar os conceitos científicos aos estudantes, e no terceiro momento chamado de aplicação do conhecimento os estudantes utilizaram os aprendizados do segundo momento para tentarem explicar questões vivenciadas por eles no seu cotidiano. Nessa investigação foi aplicado apenas o primeiro momento pedagógico, e para isso foi utilizado um vídeo da BBC intitulado de zero absoluto a conquista do frio episódio 1, e a partir dele foram produzidas situações de aprendizagem direcionadas aos estudantes e uma situação de ensino direcionada ao professor, e um pré-teste para investigar concepções prévias do tema em questão.