Este trabalho tem por objetivo analisar a contribuição da Copa do Mundo de Futebol 2014 para o ensino-aprendizagem escolar, especialmente da disciplina de Geografia. Foi feita uma revisão bibliográfica acerca do tema com base nos autores como Vesentini (1987), Freire (2006), Oliveira (2001) entre outros e uma breve análise por meio de um questionário formal (semi-estruturado) aplicado a dez professores que ministram aulas no Ensino Fundamental II, de Escolas Públicas da Rede Municipal de Pombal, Sertão da Paraíba. Investigou-se se a Copa do Mundo de 2014 foi tema em sala de aula, quais as abordagens e registros obtidos pelos professores. Pode-se perceber que 70% dos docentes desenvolveram atividade didática com o tema, trabalharam tanta a Geografia Física e Humana, Global e o Local. Segundo os educadores seus alunos se interessaram pelo o assunto, ocorrendo uma boa interação entre as turmas, os alunos passaram a compreender aspectos culturais, étnicas, econômicas, populacionais das nações; diversidades naturais como clima, vegetação, relevo e hidrografias dos países participantes do campeonato. Os resultados da aprendizagem dos alunos feitos pelos professores resultaram em exposições culturais sobre os países, questionários escritos e orais com produção de paródias, poemas, construções de cartazes, registros de fotos e vídeos. Portanto, trabalhar o tema Copa do Mundo possibilita um ensino não alienante, mas rico em conhecimento, de tal maneira que a aprendizagem pode ser significativa e com qualidade. Temas atuais não devem passar despercebidos pela a Escola, ela deve criar situações para que o educando desenvolva uma aprendizagem significativa e cidadã.