Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014 E A GEOGRAFIA: UMA CONEXÃO SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR

Palavra-chaves: CAMPEONATO GLOBAL, EDUCAÇÃO, CIDADANIA Comunicação Oral (CO) MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7036
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 376
    "inscrito_id" => 1719
    "titulo" => "COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014 E A GEOGRAFIA: UMA CONEXÃO SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo analisar a contribuição da Copa do Mundo de Futebol 2014 para o ensino-aprendizagem escolar, especialmente da disciplina de Geografia. Foi feita uma revisão bibliográfica acerca do tema com base nos autores como Vesentini (1987), Freire (2006), Oliveira (2001) entre outros e uma breve análise por meio de um questionário formal (semi-estruturado) aplicado a dez professores que ministram aulas no Ensino Fundamental II, de Escolas Públicas da Rede Municipal de Pombal, Sertão da Paraíba. Investigou-se se a Copa do Mundo de 2014 foi tema em sala de aula, quais as abordagens e registros obtidos pelos professores. Pode-se perceber que 70% dos docentes desenvolveram atividade didática com o tema, trabalharam tanta a Geografia Física e Humana, Global e o Local. Segundo os educadores seus alunos se interessaram pelo o assunto, ocorrendo uma boa interação entre as turmas, os alunos passaram a compreender aspectos culturais, étnicas, econômicas, populacionais das nações; diversidades naturais como clima, vegetação, relevo e hidrografias dos países participantes do campeonato. Os resultados da aprendizagem dos alunos feitos pelos professores resultaram em exposições culturais sobre os países, questionários escritos e orais com produção de paródias, poemas, construções de cartazes, registros de fotos e vídeos. Portanto, trabalhar o tema Copa do Mundo possibilita um ensino não alienante, mas rico em conhecimento, de tal maneira que a aprendizagem pode ser significativa e com qualidade. Temas atuais não devem passar despercebidos pela a Escola, ela deve criar situações para que o educando desenvolva uma aprendizagem significativa e cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "CAMPEONATO GLOBAL, EDUCAÇÃO, CIDADANIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_08_2014_17_36_57_idinscrito_1719_8561ae56b7a3227411af481b6a48a46a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE LIEDJA ARAUJO SILVA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE LIEDJA"
    "autor_email" => "jliedja@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7036
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 376
    "inscrito_id" => 1719
    "titulo" => "COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014 E A GEOGRAFIA: UMA CONEXÃO SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo analisar a contribuição da Copa do Mundo de Futebol 2014 para o ensino-aprendizagem escolar, especialmente da disciplina de Geografia. Foi feita uma revisão bibliográfica acerca do tema com base nos autores como Vesentini (1987), Freire (2006), Oliveira (2001) entre outros e uma breve análise por meio de um questionário formal (semi-estruturado) aplicado a dez professores que ministram aulas no Ensino Fundamental II, de Escolas Públicas da Rede Municipal de Pombal, Sertão da Paraíba. Investigou-se se a Copa do Mundo de 2014 foi tema em sala de aula, quais as abordagens e registros obtidos pelos professores. Pode-se perceber que 70% dos docentes desenvolveram atividade didática com o tema, trabalharam tanta a Geografia Física e Humana, Global e o Local. Segundo os educadores seus alunos se interessaram pelo o assunto, ocorrendo uma boa interação entre as turmas, os alunos passaram a compreender aspectos culturais, étnicas, econômicas, populacionais das nações; diversidades naturais como clima, vegetação, relevo e hidrografias dos países participantes do campeonato. Os resultados da aprendizagem dos alunos feitos pelos professores resultaram em exposições culturais sobre os países, questionários escritos e orais com produção de paródias, poemas, construções de cartazes, registros de fotos e vídeos. Portanto, trabalhar o tema Copa do Mundo possibilita um ensino não alienante, mas rico em conhecimento, de tal maneira que a aprendizagem pode ser significativa e com qualidade. Temas atuais não devem passar despercebidos pela a Escola, ela deve criar situações para que o educando desenvolva uma aprendizagem significativa e cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "CAMPEONATO GLOBAL, EDUCAÇÃO, CIDADANIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_08_2014_17_36_57_idinscrito_1719_8561ae56b7a3227411af481b6a48a46a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE LIEDJA ARAUJO SILVA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE LIEDJA"
    "autor_email" => "jliedja@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a contribuição da Copa do Mundo de Futebol 2014 para o ensino-aprendizagem escolar, especialmente da disciplina de Geografia. Foi feita uma revisão bibliográfica acerca do tema com base nos autores como Vesentini (1987), Freire (2006), Oliveira (2001) entre outros e uma breve análise por meio de um questionário formal (semi-estruturado) aplicado a dez professores que ministram aulas no Ensino Fundamental II, de Escolas Públicas da Rede Municipal de Pombal, Sertão da Paraíba. Investigou-se se a Copa do Mundo de 2014 foi tema em sala de aula, quais as abordagens e registros obtidos pelos professores. Pode-se perceber que 70% dos docentes desenvolveram atividade didática com o tema, trabalharam tanta a Geografia Física e Humana, Global e o Local. Segundo os educadores seus alunos se interessaram pelo o assunto, ocorrendo uma boa interação entre as turmas, os alunos passaram a compreender aspectos culturais, étnicas, econômicas, populacionais das nações; diversidades naturais como clima, vegetação, relevo e hidrografias dos países participantes do campeonato. Os resultados da aprendizagem dos alunos feitos pelos professores resultaram em exposições culturais sobre os países, questionários escritos e orais com produção de paródias, poemas, construções de cartazes, registros de fotos e vídeos. Portanto, trabalhar o tema Copa do Mundo possibilita um ensino não alienante, mas rico em conhecimento, de tal maneira que a aprendizagem pode ser significativa e com qualidade. Temas atuais não devem passar despercebidos pela a Escola, ela deve criar situações para que o educando desenvolva uma aprendizagem significativa e cidadã.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.