EQUIDADE E INCLUSÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA SÃO DESAFIOS QUE VÊM SENDO MUITO DEBATIDO, PELA NECESSIDADE DE GARANTIR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E IGUALITÁRIA A TODOS. O PRINCIPAL FOCO É PROVER CONDIÇÕES IGUAIS DE ACESSO A RECURSOS DE APRENDIZAGEM, ESPECIALMENTE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), QUE, A PARTIR DA PANDEMIA, FORAM PRIMORDIAIS PARA A CONTINUIDADE ATIVIDADES EDUCACIONAIS. O USO DAS FERRAMENTAS ELETRÔNICAS, APLICATIVOS (WHATSAPP, GOOGLE MEET E INSTAGRAM) E RECURSOS DE COMUNICAÇÃO, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA O APRENDIZADO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES. OS PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, “INSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA INFORMÁTICA – UMA ABORDAGEM ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE” E “DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS – OPI AREIA”, FORAM EXECUTADOS, TENDO COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS E PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE AREIA-PB, UTILIZANDO METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS, AÇÕES MOTIVADORAS, CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, PLANEJAMENTO E PROMOÇÃO DE EVENTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS, PARA ALUNOS E FAMILIARES, ALÉM DE CONSTRUÇÃO DE PÁGINA NA INTERNET, QUE SERVIU DE REPOSITÓRIO DOS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS À COMUNIDADE, PARA ACESSO GRATUITO. COMO RESULTADOS, O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS MELHOROU CONSIDERAVELMENTE, BEM COMO A APRENDIZAGEM NAS ÁREAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, ALÉM DE AUXILIAR OS PROFESSORES NOS CONTEÚDOS EM SALA DE AULA. AS AÇÕES PROMOVIDAS POSSIBILITARAM AUMENTAR O VÍNCULO DOS ALUNOS COM AS ESCOLAS, DIMINUINDO SOBREMANEIRA A EVASÃO ESCOLAR. A COMUNIDADE TRABALHADA VIVE EM GRANDE VULNERABILIDADE SOCIAL, E AS AÇÕES EXECUTADAS POSSIBILITARAM A INCLUSÃO SOCIAL E MELHORIA NO APRENDIZADO, PELOS ESTUDANTES DA COMUNIDADE.