A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESTÁ INTRINSECAMENTE LIGADA A PRÁTICA DOCENTE E REVELA A QUALIDADE DOS DADOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA, POSSIBILITANDO UMA REFLEXÃO SOBRE ELA E A TOMADA DE DECISÃO. DIANTE DISSO, PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DE ENTENDER COMO SE DÁ A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO, EM DESTAQUE NESTE TRABALHO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA, E IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO QUE APOIAM ESSAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS PROFESSORES DE DIVERSAS CIDADES DO AGRESTE DE PERNAMBUCO, A FIM DE CONHECER AS COMPREENSÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DESTES PROFESSORES, E COMO ESSAS VISÕES INFLUENCIAM SUA PRÁTICA DOCENTE. AS RESPOSTAS FORAM ANALISADAS SEGUNDO OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA ÁREA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A FIM DE COMPREENDER COMO A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INFLUENCIA DIRETAMENTE NA PRÁTICA AVALIATIVA. PERCEBEU-SE QUE DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, COM A OCORRÊNCIA DAS AULAS ON-LINE, AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO SE APROXIMAM DAS AVALIAÇÕES TRADICIONAIS, POIS OS PROFESSORES APRESENTARAM DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO AO ENSINO REMOTO.