Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO AGRESTE DE PERNAMBUCO: O QUE TEM SIDO PRATICADO NA PANDEMIA?

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, PANDEMIA, , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76854
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 1545
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO AGRESTE DE PERNAMBUCO: O QUE TEM SIDO PRATICADO NA PANDEMIA?"
    "resumo" => "A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESTÁ INTRINSECAMENTE LIGADA A PRÁTICA DOCENTE E REVELA A QUALIDADE DOS DADOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA, POSSIBILITANDO UMA REFLEXÃO SOBRE ELA E A TOMADA DE DECISÃO. DIANTE DISSO, PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DE ENTENDER COMO SE DÁ A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO, EM DESTAQUE NESTE TRABALHO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA, E IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO QUE APOIAM ESSAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS PROFESSORES DE DIVERSAS CIDADES DO AGRESTE DE PERNAMBUCO, A FIM DE CONHECER AS COMPREENSÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DESTES PROFESSORES, E COMO ESSAS VISÕES INFLUENCIAM SUA PRÁTICA DOCENTE. AS RESPOSTAS FORAM ANALISADAS SEGUNDO OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA ÁREA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A FIM DE COMPREENDER COMO A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INFLUENCIA DIRETAMENTE NA PRÁTICA AVALIATIVA. PERCEBEU-SE QUE DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, COM A OCORRÊNCIA DAS AULAS ON-LINE, AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO SE APROXIMAM DAS AVALIAÇÕES TRADICIONAIS, POIS OS PROFESSORES APRESENTARAM DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO AO ENSINO REMOTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, PANDEMIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1545_05082021134102.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VLADIMIR CAVALCANTI DA SILVA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "VLADIMIR JÚNIOR"
    "autor_email" => "vladimir97junior@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76854
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 1545
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO AGRESTE DE PERNAMBUCO: O QUE TEM SIDO PRATICADO NA PANDEMIA?"
    "resumo" => "A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESTÁ INTRINSECAMENTE LIGADA A PRÁTICA DOCENTE E REVELA A QUALIDADE DOS DADOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA, POSSIBILITANDO UMA REFLEXÃO SOBRE ELA E A TOMADA DE DECISÃO. DIANTE DISSO, PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DE ENTENDER COMO SE DÁ A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO, EM DESTAQUE NESTE TRABALHO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA, E IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO QUE APOIAM ESSAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS PROFESSORES DE DIVERSAS CIDADES DO AGRESTE DE PERNAMBUCO, A FIM DE CONHECER AS COMPREENSÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DESTES PROFESSORES, E COMO ESSAS VISÕES INFLUENCIAM SUA PRÁTICA DOCENTE. AS RESPOSTAS FORAM ANALISADAS SEGUNDO OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA ÁREA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A FIM DE COMPREENDER COMO A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INFLUENCIA DIRETAMENTE NA PRÁTICA AVALIATIVA. PERCEBEU-SE QUE DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, COM A OCORRÊNCIA DAS AULAS ON-LINE, AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO SE APROXIMAM DAS AVALIAÇÕES TRADICIONAIS, POIS OS PROFESSORES APRESENTARAM DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO AO ENSINO REMOTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, PANDEMIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1545_05082021134102.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VLADIMIR CAVALCANTI DA SILVA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "VLADIMIR JÚNIOR"
    "autor_email" => "vladimir97junior@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESTÁ INTRINSECAMENTE LIGADA A PRÁTICA DOCENTE E REVELA A QUALIDADE DOS DADOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA, POSSIBILITANDO UMA REFLEXÃO SOBRE ELA E A TOMADA DE DECISÃO. DIANTE DISSO, PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DE ENTENDER COMO SE DÁ A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO, EM DESTAQUE NESTE TRABALHO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA, E IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO QUE APOIAM ESSAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS PROFESSORES DE DIVERSAS CIDADES DO AGRESTE DE PERNAMBUCO, A FIM DE CONHECER AS COMPREENSÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DESTES PROFESSORES, E COMO ESSAS VISÕES INFLUENCIAM SUA PRÁTICA DOCENTE. AS RESPOSTAS FORAM ANALISADAS SEGUNDO OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA ÁREA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A FIM DE COMPREENDER COMO A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INFLUENCIA DIRETAMENTE NA PRÁTICA AVALIATIVA. PERCEBEU-SE QUE DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, COM A OCORRÊNCIA DAS AULAS ON-LINE, AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO SE APROXIMAM DAS AVALIAÇÕES TRADICIONAIS, POIS OS PROFESSORES APRESENTARAM DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO AO ENSINO REMOTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.