FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA RESOLUÇÃO CNECP 22015
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76916 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 151 "inscrito_id" => 1707 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA RESOLUÇÃO CNECP 22015" "resumo" => "AS MUDANÇAS NOS DIVERSOS CONTEXTOS DA SOCIEDADE IMPACTAM DE MANEIRA DIRETA E INDIRETA O CONTEXTO EDUCACIONAL. NESTE SENTIDO, FAZ-SE NECESSÁRIO REPENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TANTO INICIAL QUANTO A CONTINUADA. ESTE ARTIGO APRESENTA ALGUMAS DISCUSSÕES EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INTERDISCIPLINARIDADE E UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA RESOLUÇÃO CNE/CP 2/2015 COM O INTUITO DE CONTRIBUIR PARA O REPENSAR DESSA FORMAÇÃO AINDA PAUTADA NO ENSINO TRADICIONAL. PARA ISSO, DENTRO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ADOTAMOS, COMO METODOLOGIA, A ANÁLISE DOCUMENTAL E PROCURAMOS RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO COMO A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015 APRESENTA O TERMO INTERDISCIPLINARIDADE E SEUS CORRELATOS? COM BASE NO DOCUMENTO OFICIAL, BUSCAMOS AS PALAVRAS-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, INTERDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINARES E INTERDISCIPLINARIDADE A FIM DE VERIFICAR SE ESTAS ESTAVAM PRESENTES NO CORPO DO TEXTO DO DOCUMENTO E, POSTERIORMENTE, EM QUE CONTEXTO APRESENTAVAM-SE. IDENTIFICAMOS A PRESENÇA DESSAS PALAVRAS-CHAVE E ENCONTRAMOS MAIS UMA PALAVRA-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E VERIFICAMOS QUE ESTAS APRESENTAM-SE POR VEZES NOS MESMOS CONTEXTOS E EM CONTEXTOS DIFERENTES E QUE TODAS ESTÃO RELACIONADAS ENTRE SI. OBSERVAMOS AINDA QUE AS PALAVRAS-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL E INTERDISCIPLINARIDADE ESTÃO LIGADAS ENTRE SI DIANTE DOS CONTEXTOS EM QUE SE APRESENTAM E INDICAM QUE A FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS DEVE SER PAUTADA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR, ENTRETANTO NÃO INDICA COMO DEVE SER REALIZADA. PORTANTO, APONTAMOS QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEVE SER REPENSADA NA E PARA A INTERDISCIPLINARIDADE E ENTENDEMOS QUE ESSE PROCESSO DÁ-SE DE FORMA INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERDISCIPLINARIDADE, DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1707_28092021210112.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DAMEAO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "apdameao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76916 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 151 "inscrito_id" => 1707 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA RESOLUÇÃO CNECP 22015" "resumo" => "AS MUDANÇAS NOS DIVERSOS CONTEXTOS DA SOCIEDADE IMPACTAM DE MANEIRA DIRETA E INDIRETA O CONTEXTO EDUCACIONAL. NESTE SENTIDO, FAZ-SE NECESSÁRIO REPENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TANTO INICIAL QUANTO A CONTINUADA. ESTE ARTIGO APRESENTA ALGUMAS DISCUSSÕES EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INTERDISCIPLINARIDADE E UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA RESOLUÇÃO CNE/CP 2/2015 COM O INTUITO DE CONTRIBUIR PARA O REPENSAR DESSA FORMAÇÃO AINDA PAUTADA NO ENSINO TRADICIONAL. PARA ISSO, DENTRO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ADOTAMOS, COMO METODOLOGIA, A ANÁLISE DOCUMENTAL E PROCURAMOS RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO COMO A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015 APRESENTA O TERMO INTERDISCIPLINARIDADE E SEUS CORRELATOS? COM BASE NO DOCUMENTO OFICIAL, BUSCAMOS AS PALAVRAS-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, INTERDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINARES E INTERDISCIPLINARIDADE A FIM DE VERIFICAR SE ESTAS ESTAVAM PRESENTES NO CORPO DO TEXTO DO DOCUMENTO E, POSTERIORMENTE, EM QUE CONTEXTO APRESENTAVAM-SE. IDENTIFICAMOS A PRESENÇA DESSAS PALAVRAS-CHAVE E ENCONTRAMOS MAIS UMA PALAVRA-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E VERIFICAMOS QUE ESTAS APRESENTAM-SE POR VEZES NOS MESMOS CONTEXTOS E EM CONTEXTOS DIFERENTES E QUE TODAS ESTÃO RELACIONADAS ENTRE SI. OBSERVAMOS AINDA QUE AS PALAVRAS-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL E INTERDISCIPLINARIDADE ESTÃO LIGADAS ENTRE SI DIANTE DOS CONTEXTOS EM QUE SE APRESENTAM E INDICAM QUE A FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS DEVE SER PAUTADA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR, ENTRETANTO NÃO INDICA COMO DEVE SER REALIZADA. PORTANTO, APONTAMOS QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEVE SER REPENSADA NA E PARA A INTERDISCIPLINARIDADE E ENTENDEMOS QUE ESSE PROCESSO DÁ-SE DE FORMA INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERDISCIPLINARIDADE, DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1707_28092021210112.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DAMEAO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "apdameao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }