O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA ABORDAR O TEMA LIXO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS, BUSCANDO ATENDER AS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NOS DOCUMENTOS QUE REGE O COMPONENTE CURRICULAR. SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES CONTIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC E NAS ORIENTAÇÕES DE ELABORAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA DE PESQUISADORES DA ÁREA ELABOROU-SE UM MATERIAL DIDÁTICO ONDE PUDESSEM SER ESTUDADOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS. ADOTOU-SE COMO ESTRATÉGIA PARA O APRENDIZADO, O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, QUE USA SITUAÇÕES PROBLEMAS E PERGUNTAS GERADORAS PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO NOS EDUCANDOS. DESSA FORMA, PRESSUPORMOS QUE O USO DO ENSINO INVESTIGATIVO, NOS ANOS INICIAIS PODE VIR A AUXILIA NO ENTENDIMENTO E INTERESSE DOS ALUNOS PARA O DESCARTE ADEQUADO DO LIXO E PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES DE PROBLEMAS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO LIXO, BEM COMO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO E CRÍTICO DOS DISCENTES.