AVALIAR É UM PROCESSO COMPLEXO NO QUAL SE INVESTIGA A EFETIVIDADE DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E, CONSEQUENTEMENTE A APRENDIZAGEM. ESTA NÃO DEVE SER INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL, PUNITIVA E DISCIPLINADOR, PELO CONTRÁRIO DEVE SER INCLUSIVA E FAZER PARTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ASSIM, A AVALIAÇÃO FORNECE SUBSÍDIOS PARA ANALISAR POSSÍVEIS FALHAS NO PROCESSO E A BUSCA DE ESTRATÉGIAS PARA SOLUCIONAR ESTAS DE FORMA EFETIVA. O TEMA ABORDADO NESTE TRABALHO É AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO, NESTE SENTIDO CONSIDEROU-SE AS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS E DA PRÁTICA DOCENTE, TENDO COMO PERGUNTA NORTEADORA: SERÁ QUE AS VIVÊNCIAS AVALIATIVAS DOS ALUNOS CONDIZEM COM A PRÁTICA DOCENTE? BUSCANDO RESPONDER A PROBLEMÁTICA, O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR, ANALISAR E REFLETIR A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA VIVÊNCIA DOS ALUNOS E DA PRÁTICA DOCENTE NA 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE BOA VISTA, RR. ASSIM, A PESQUISA FOI REALIZADA EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, SENDO UMA DE REDE PÚBLICA E OUTRA DA REDE PRIVADA DE ENSINO. NO MARCO METODOLÓGICO DEFINE-SE QUE A NATUREZA DA PESQUISA É DE ABORDAGEM TEÓRICA BIBLIOGRÁFICA, DE NATUREZA QUALITATIVA. PORTANTO, NESTA PROPOSTA EDUCATIVA SE ENFATIZA A RELEVÂNCIA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE NAS ESCOLAS A AVALIAÇÃO AINDA É VISTA COMO FORMA DE MENSURAÇÃO DO APRENDIZADO, PREVALECENDO AINDA, DE ACORDO COM A VIVÊNCIA DE ALUNOS E PRÁTICA DOCENTE O MODELO TRADICIONAL.