O PRESENTE ARTIGO FOI ELABORADO COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR SITUAÇÕES PEDAGÓGICAS COM ÊNFASE NA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COM OS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. QUANTO AO MÉTODO, UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A PESQUISA-AÇÃO EXPLORATÓRIA E TEVE COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES UM QUESTIONÁRIO COM INTERPRETAÇÃO DE DADOS FEITO SOB UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA. O PÚBLICO PARTICIPANTE DESSE ESTUDO FOI COMPOSTO POR 25 ALUNOS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL SITUADA NO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE, NO ESTADO DA PARAÍBA. AS AÇÕES DA PESQUISA SE DERAM NAS AULAS DE CIÊNCIAS COM O CONTEÚDO RESÍDUO SÓLIDO E COLETA SELETIVA E AS FERRAMENTAS UTILIZADAS FORAM DATASHOW, TV E APARELHO DE SOM PARA A EXECUÇÃO DE MULTIMÍDIAS COMO SLIDES, VÍDEOS E MÚSICAS. A PESQUISA REVELOU QUE, DOS ALUNOS PARTICIPANTES, MAIS DE 70% CONSEGUIRAM ASSIMILAR O CONTEÚDO POR INTERMÉDIO DO USO DESSES RECURSOS TECNOLÓGICOS. FICOU EVIDENCIADO QUE A TURMA SE SENTIU MAIS MOTIVADA A PARTICIPAR DAS AULAS E CONSTRUIR SEUS PRÓPRIOS CONHECIMENTOS. SENDO ASSIM, CONCLUI-SE QUE A PESQUISA ALCANÇOU RESULTADOS POSITIVOS EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS ALMEJADOS E REVELOU QUE O USO DE DATASHOW, TV E APARELHO DE SOM TEM UMA INFLUÊNCIA SIGNIFICATIVA NO MEIO EDUCACIONAL E PODE COLABORAR TANTO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS QUANTO NAS PRÁTICAS DOCENTES.