NESTE TRABALHO REFLETIMOS SOBRE NOSSA EXPERIÊNCIA COMO ORIENTADORES NA 13ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA
NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB), PROJETO DE EXTENSÃO REALIZADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE
CAMPINAS (UNICAMP). CONSOLIDADA NO CENÁRIO NACIONAL COMO UM DOS PRINCIPAIS EVENTOS DO GÊNERO, A
ONHB ACONTECE DESDE 2009 E TEM CONTADO COM O ENGAJAMENTO DE UM CRESCENTE NÚMERO DE ESTUDANTES
E PROFESSORES. ALÉM DISSO, VEM SENDO RECONHECIDA PELOS PROFISSIONAIS DO CAMPO COMO UM IMPORTANTE
RECURSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA. NA EDIÇÃO 2021 DA ONHB, OPTAMOS POR
IMPLEMENTAR UM PROJETO DE TRABALHO COLETIVO INTEGRANDO OS ALUNOS DOS CAMPI CATOLÉ DO ROCHA, MONTEIRO
E PICUÍ DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). NOSSA IDEIA ERA
INSTRUMENTALIZAR ESSA EXPERIÊNCIA EXTRACURRICULAR MULTICAMPI VISANDO CONSOLIDAR O DESENVOLVIMENTO DAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE HISTÓRIA. NAS PÁGINAS QUE SEGUEM, ANALISAMOS ESSA EXPERIÊNCIA
COMPARTILHADA DE PLANEJAMENTO E TRABALHO PEDAGÓGICO, RELATANDO SUA REVERBERAÇÃO NA NOSSA PRÁTICA
DOCENTE. AS TEORIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA MOLDARAM NOSSO TRABALHO TEÓRICO, BEM COMO A NOÇÃO DE
CARTOGRAFIA. TRATA-SE, POIS, DE UM ESFORÇO DE REFLEXÃO DE NOSSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DA HISTÓRIA.