O ENSINO DA GEOGRAFIA MEDIADO PELAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOSO ensino de Geografia na contemporaneidade apresenta uma nova abordagem mais crítica, em que se resgatou a importância da leitura do mundo, a partir da leitura da paisagem. Assim, as Histórias em Quadrinhos tornaram-se bastante oportunas, já que apresenta a associação texto e imagem, além de apresentarem uma abordagem temporal e espacial. Esta proposta de estudo tem por objetivo propor metodologias que utilizam a abordagem das Histórias em Quadrinhos para o ensino de geografia, na intenção de promover aos alunos a reflexão sobre o uso dos conhecimentos geográficos no seu dia a dia. Permitindo assim, desenvolver algumas habilidades necessárias para a leitura de mapas através da leitura dos quadrinhos. Temos como proposta metodológica um estudo bibliográfico de base teórica abordada por: Luyten (1985), Andrade (1987), Freire (1997), Barbosa (2006) e Santos (2008). Portanto, espera-se que a partir da abordagem das Histórias em Quadrinhos possamos contribuir para o ensino de conceitos cartográficos de forma prazerosa, tendo em vista que os quadrinhos também utilizam a linguagem gráfica para representar algum fato ou fenômeno de ocorrência espacial, possibilitando a aprendizagem no ensino de geografia.