O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO Deisy Viviam Rodrigues LACERDA –deisyhabacuc@hotmail.com ¹ Dellys Vannessa Rodrigues SABINO –nessinhasabino@hotmail.com² Faculdades Integradas de Patos- FIP RESUMO O presente artigo se deteve em formular técnicas democráticas e representativas em que a leitura de textos e de mundo fossem desenvolvidas, a partir da análise textual e a recriação de determinadas fábula, para isso recorreu ao auxilio da ludicidade. O objeto é a leitura mediada aos alunos que apresentam dificuldades na interpretação devido ao baixo rendimento da leitura. Os objetivos foram: aperfeiçoar a leitura, discutir através de estágios expressivo/lúdico e proporcionar a representação de sentidos atribuídos pelas palavras. Entende-se por leitura não somente por decifrar símbolos gráficos, mas, essencialmente, a compreensão e a utilização da informação para o desenvolvimento do conhecimento e como prática social e socializadora. O público-alvo escolhido foi os alunos do 7° ano de uma instituição pública, localizada no interior do estado da Paraíba. Os estágios ocorreram em 10horas/aulas, sendo 2 horas para cada etapa e utilizaram-se as perspectivas de ensino construtivista e interacionista. Estes propuseram o método lúdico como prática eficiente para obter o aprimoramento da capacidade de interpretação e de leitura, que atualmente observa-se um déficit considerável por parte dos alunos. Utilizaram-se estratégias inovadoras em que a internet serviu de subsídio para desenvolver as atividades propostas, no intuito de relacionar palavra/sentido. As sequências didático-metodológicas, pensadas e elaboradas, obtiveram um resultado evolutivo, no que se refere ao cognitivo e à construção da representação criativa, fazendo com que as imagens produzidas facilitassem a interpretação das fábulas abordadas, obtendo sucesso ao término das etapas. Estas são apresentadas apenas como exemplos de estágios que podem ser seguidas por professores, de acordo com seu público. Palavras- chave: Leitura; Lúdico; Estratégias.¹ Graduada em Letras-Português e Pós Graduanda em Supervisão e Orientação Educacional, pela Instituição, Faculdades Integradas de Patos-FIP.² Graduada em Pedagogia e Pós Graduanda em Supervisão e Orientação Educacional, pela Instituição, Faculdades Integradas de Patos-FIP.