Introdução: No contexto atual, ler de modo eficiente é extremamente importante, visto que facilita a inserção do sujeito na sociedade. Contudo, o resultado de diversas avaliações de âmbito nacional, demonstra que um grande número de alunos não compreende o que lêem, não estabelece relação entre as informações que recebe e a realidade que o cerca. O desafio da educação continua sendo o de tornar o aluno um leitor ativo. Objetivo: com o propósito de alterar esse cenário, objetivamos analisar a literatura de cordel como um diferencial dinamizador da aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estabelecendo propostas para a difusão dessa arte literária, desenvolvendo a competência leitora, os saberes populares e o interesse do educando para as aprendizagens. Metodologia: a presente pesquisa é fruto da inquietação, da busca de alternativas que auxiliem o professor na sua prática pedagógica. Nossa pesquisa está sendo desenvolvida na E.M.E.I.F. Tertuliano José da Silva – Lagoa Seca – PB com professores e alunos do 4º e 5º anos. Durante o desenvolvimento do nosso projeto utilizamos como meios favorecedores de uma aprendizagem significativa, procedimentos metodológicos como: levantamento de hipóteses, diálogos investigativos, pesquisas bibliográficas, reuniões grupais e sequências didáticas. Resultados: A leitura de cordel é uma ferramenta pedagógica de incentivo à leitura, a diversidade cultural e a identidade. A partir das narrativas os alunos começam a reconhecer e interpretar sua experiência na vida real. A leitura adquire significados para a vida dos alunos, atende a seus interesses, falam de suas crenças, valores, prazeres. É um momento desejado pelas crianças. O folheto de cordel ajuda a desenvolver a competência leitora dos alunos e a linguagem oral e escrita dos mesmos, que ouvem com interesse, encanto e solicitam várias vezes a mesma história. Conclusão: Esperamos que nossos educandos continuem caminhando ativamente na busca do conhecimento e valorizando sua cultura e suas raízes. A literatura de cordel no ambiente escolar é uma rica oportunidade para o desenvolvimento da competência leitora do aluno. O professor ao fazer uso do cordel como prática social de leitura, ajudará o aluno a desenvolver-se socialmente, com chances igualitárias na sociedade, isto é, uma leitura atrelada à realidade e que estabelece diálogo entre os conteúdos escolares e o cotidiano do aluno. Dessa forma, a literatura de cordel atrai, motiva, apaixona, e, desperta interesse pela leitura. Sendo esta, um manancial de conhecimentos, que precisa ser mais explorado em nossas salas de aula.