Partindo das considerações de Kleiman (2007), Coscarelli (2005), Ribeiro (2007) e Rojo (2009), o objetivo deste estudo foi conceituar o Letramento Digital e verificar como os professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Demonstração de Alagoa Grande utilizam as tecnologias digitais em sala de aula, verificando quais práticas letradas digitais são requeridas no uso das tecnologias digitais em processos de leitura e de escrita, inclusive considerando os empréstimos linguísticos. Tratou-se de uma pesquisa dividida em dois momentos: bibliográfico e pesquisa em campo para verificar nossas hipóteses. Baseamo-nos em Lakatos e Rossi para nortear esta pesquisa descritiva-interpretativista, cujos dados de análise foram obtidos através de questionários que contiveram perguntas objetivas e uma subjetiva. Ao final do estudo, percebemos o quanto é necessário investir em recursos infra estruturais para a educação, mas também como é importante capacitar o professor para as novas realidades digitais, e as TIC’s. Ao refletirmos sobre essas questões, observamos que as línguas, assim como as práticas pedagógicas dos docentes, estão em pleno movimento, de forma que as aquisições linguísticas vindas das mídias sociais são mais uma forma de fortalecer o idioma; o contato das pessoas com os computadores e a internet possibilita conhecer novas culturas e novas palavras, assim como enriquece o vocabulário do falante, promovendo assim o letramento digital. Em contrapartida, os professores de Língua Portuguesa de Alagoa Grande, sabem pouco lidar com essas novas tecnologias em favor do letramento digital, prática presente no cotidiano dos educandos principalmente através das famigeradas redes sociais.