ESTUDO DA ENERGIA DOS ALIMENTOS: UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL E CONTEXTUALIZADA ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL RECICLÁVEL
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Foi utilizado materiais oriundos do lixo para a fabricação de um calorímetro reciclado, onde os alunos puderam estudar a energia contida nos alimentos de uma forma dinâmica, onde foi preparado uma aula dividida em quatro momentos pedagógicos (Pré intervenção, aula prática, aula teórica e pós – intervenção). Através destes momentos pedagógicos e instrumentos avaliativos foi possível inferir que houve um melhor rendimento por parte dos discentes. Foi aplicado um questionário individual (pré e pós intervenção) sobre a energia dos alimentos. Objetivando avaliar os conhecimentos pré-existentes dos alunos acerca do tema tratado. As médias aritméticas adquiridas do pré e pós- intervenção foram 3,3 e 7,6; respectivamente. Com esse resultado, podemos constatar, através das intervenções, que a metodologia utilizada acarretou no melhoramento do processo de ensino-aprendizagem da turma. Justificando que o aprendizado prático auxilia no processo de construção de conhecimento. 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