Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras e os brinquedos contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças nos anos iniciais, nossa proposta é mostrar a importância do ato de brincar, dos brinquedos e das brincadeiras, fazendo o intercâmbio entre os sentidos de infância hoje e como a infância era interpretada no passado, para isso, tomamos como referência depoimento de pessoas idosas, homens e mulheres e suas infâncias. Trata-se de um relato de experiências de pesquisa realizada com crianças nos anos iniciais e pessoas idosas, no sentido de mostrar como nestas duas perspectivas de infância e através delas, os brinquedos e brincadeiras, foram pensados. Como referencial teórico, este estudo fundamenta-se nas discussões de Phillipe Ariés (1981), Oliveira (2007) e Vygotsky (1989). Nossa abordagem metodológica é centrada numa pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizada com alunos e alunas do fundamental I de uma escola pública de Boqueirão-PB e com idosos moradores da mesma cidade, onde foram aplicados questionários com os alunos e entrevistas com os idosos no sentido de compreender as percepções de cada um sobre o tema em questão. Este relato de experiências de pesquisa faz parte de um trabalho de conclusão de curso em andamento, onde a partir de experiências realizadas na escola e em entrevistas com idosos obtivemos as impressões iniciais da pesquisa.