O PRESENTE TRABALHO COMPÕE UMA DAS SEÇÕES DA PESQUISA DE MESTRADO DO AUTOR, CUJO TEMA CENTRAL É A ANÁLISE DAS CONDIÇÕES SOCIAIS QUE DELINEIAM AS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM ENVOLVENDO A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DA CIDADE DE UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS, EM 2020. ASSIM, ALMEJA-SE NESSE ARTIGO DESTACAR APENAS UM DOS ELEMENTOS INVESTIGADOS NAQUELA DISSERTAÇÃO, PRECISAMENTE, ALGUNS DOS SENTIDOS CENTRAIS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO ESTABELECIDA A PARTIR DA LEI N. 13.415 DE 2017, BEM COMO AS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA ESCOLAR DA REFERIDA LOCALIDADE ACERCA DESSE PROJETO. PORTANTO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, CUJOS INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS CENTRAIS SÃO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM OS DOCENTES EM QUESTÃO. SIMULTANEAMENTE, PAUTA-SE PELAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE FOUCAULT, DARDOT, LAVAL, RAMOS E FRIGOTTO. DE MODO GERAL, COMPREENDE-SE ESSA REFORMA ENQUANTO DISPOSITIVO ORIENTADO POR PRESSUPOSTOS NEOLIBERAIS DE AVALIAÇÃO, CAPITAL HUMANO E ATUAÇÃO DO ESTADO. ALÉM DISSO, A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM OS DOCENTES DA ÁREA, VERIFICAM-SE AMPLOS NÍVEIS DE INCERTEZA E REJEIÇÃO QUANTO AOS OBJETIVOS, MODOS DE EXECUÇÃO E POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. ADEMAIS, ESSES SUJEITOS DESTACARAM QUE A FALTA DE DIÁLOGO E A IMPOSIÇÃO AOS PROFESSORES DA REDE DAS NOVAS NORMAS DE FUNCIONAMENTO DESSE CICLO EDUCACIONAL MARCARAM O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E EFETIVAÇÃO DA REFORMA.