Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

DESAFIOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL FRENTE À COVID-19

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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL TEM UMA HISTÓRIA QUE REMETE AOS ANOS 1980, COM A REFORMA CURRICULAR REALIZADA EM 1985, INCLUINDO O PRIMEIRO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES DE SOCIOLOGIA EM 1997. A LEI 11.684 DE 2008 AMPLIOU E REFORÇOU A PROFISSIONALIZAÇÃO DA ÁREA, MAS AINDA TEMOS UM LONGO CAMINHO PARA A MANUTENÇÃO DA DISCIPLINA QUE PASSA PELA ABERTURA DE NOVOS CONCURSOS E CARREIRA DOCENTE. DADOS DO CENSO ESCOLAR DE 2020, APONTAM QUE O DISTRITO FEDERAL TEM 341 PROFESSORES DE SOCIOLOGIA, DOS QUAIS APENAS 138 SÃO LICENCIADOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS. DADO ESTE CONTEXTO, ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR OS DESAFIOS DOCENTES EM SOCIOLOGIA NO DF FRENTE À COVID-19. PARA ISSO SERÃO ANALISADOS OS DADOS DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR 27 PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO ENTRE OS MESES DE OUTUBRO DE 2020 E MARÇO DE 2021. O REFERENCIAL TEÓRICO SE EMBASA NO CONCEITO DE HABITUS DE PIERRE BOURDIEU PARA COMPREENDER COMO OS/AS PROFESSORES/AS AGENCIAM AS DIFICULDADES DOCENTES DIANTE DAS VARIÁVEIS COMO: FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARTICIPAÇÃO EM ASSOCIAÇÕES, SINDICATOS E VINCULAÇÃO COM O SUBCAMPO DE PESQUISA SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PANDEMIA DA COVID-19, ACENTUOU AS DIFICULDADES DO TRABALHO DOCENTE, INCLUINDO UMA CRÍTICA DOS/AS RESPONDENTES A SUA PRÓPRIA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DURANTE A GRADUAÇÃO.

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