O PRESENTE TRABALHO ANALISOU AS POSSÍVEIS FORMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SOCIOLOGIA ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE JOVENS E OS ALDEÕES DAS VILAS NO VIDEOGAME MINECRAFT QUE SÃO MOVIDOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. OS RECURSOS DENTRO DO MINECRAFT POSSIBILITAM O SEU USO COMO UMA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA USANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO MOTOR DE INTERAÇÃO DIGITAL. FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE ETNOGRAFIA DIGITAL PARA REALIZAR “OBSERVAR E CLASSIFICAR OS FENÔMENOS SOCIAIS” ASSIM COMO NA ETNOGRAFIA TRADICIONAL DE MAUSS. FOI VERIFICADA A APLICABILIDADE DOS CONCEITOS DA SOCIOLOGIA CLÁSSICA DE DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL, SOLIDARIEDADE MECÂNICA E ORGÂNICA DE DURKHEIM E DOS CONCEITOS DE AÇÃO SOCIAL E RELAÇÕES SOCIAIS EM WEBER, ASSIM COMO OS DE DOMINAÇÃO E PODER ABORDADOS PELO MESMO AUTOR COM A INTERAÇÃO DO JOGADOR COM OS ALDEÕES DAS ALDEIAS DENTRO DO MINECRAFT.