A SOCIOLOGIA É UMA DISCIPLINA QUE TEM UM GRANDE POTENCIAL PARA TRABALHAR COM DISCENTES, UMA MULTIPLICIDADE DE QUESTÕES QUE REPERCUTEM DIRETAMENTE NA VIDA ESTUDANTIL E NA COMUNIDADE ESCOLAR. NESSE CONTEXTO, A ESCOLA CUMPRE UM PAPEL DE MOSTRAR AOS JOVENS QUE EXISTEM MUITAS OUTRAS FORMAS DE SER HOMEM E DE SER MULHER. É UM COMPROMISSO FAZER COM QUE O(A) ADOLESCENTE ENTRE EM CONTATO COM PESSOAS PROVENIENTES DE FAMÍLIAS COM VALORES DIVERSOS E APRENDA A CONVIVER NUMA RELAÇÃO DE IGUALDADE COM AS OUTRAS PESSOAS. O MOMENTO ATUAL REVELA QUE VIVEMOS FORTES CRÍTICAS E UMA TENTATIVA DE SUPRIMIR DOS CURRÍCULOS ESCOLARES TEMAS COMO GÊNERO, DIVERSIDADE, DESIGUALDADE E DIREITOS HUMANOS, COMO APONTA GONÇALVES (2019) E COMO BEM REFORÇA BODART (2019). O PRESENTE TRABALHO, CONSTITUI O EXCERTO DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, CONCLUÍDA NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO DE 2020. ELE TEM COMO OBJETIVO, MOSTRAR COMO OS ESTUDANTES SECUNDARISTAS RECONHECEM A NECESSIDADE DA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS ENVOLVENDO TEMAS RELACIONADOS AO GÊNERO E À SEXUALIDADE, POR ENTENDEREM QUE AJUDARIAM A SUPERAR O DISCURSO VAZIO DE REFERÊNCIAS PARA PROMOVER A DESNATURALIZAÇÃO E ESTRANHAMENTO, NECESSÁRIOS PARA O AMADURECIMENTO INTELECTUAL. A INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 211 ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, COM IDADE DE 16 E 17 ANOS, DOS QUAIS 98 HOMENS E 113 MULHERES. OS DADOS REVELARAM QUE QUANDO TRABALHAMOS AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE ESTAMOS FORTALECENDO PESSOAS PARA QUE ELAS CONHEÇAM SEUS DIREITOS E SE PERCEBAM COMO SUJEITOS RESPONSÁVEIS PELAS SUAS RELAÇÕES E REFLEXÕES DAS SUAS PRÁTICAS.