O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO APRESENTA-SE COMO UMA DISCIPLINA MAIS DO QUE NECESSÁRIA NO CURRÍCULO ESCOLAR, POR EXPRESSAR O ESFORÇO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO EM UM INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO, DE LUTA CONTRA HEGEMONIAS POLÍTICAS E CULTURAIS, OU SEJA, O ENSINO E SOCIOLOGIA. ASSIM, O TRABALHO AQUI DESCRITO TEM COMO OBJETIVOS: CONSTRUIR O CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO DOS ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO E ASSOCIAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS DE SOCIOLOGIA A SEREM TRABALHADOS NO ENSINO MÉDIO, COM A REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA, COMO FORMA DE AJUDAR OS JOVENS NO SEU PROTAGONISMO E NA SUA CRITICIDADE.TEMOS COMO APOIO TEÓRICO AS REFLEXÕES DE CASTRO (2005), E LOPES (2016) QUE DESTACAM EM SEUS ESCRITOS, OS PROCESSOS DE AMBIENTALIZAÇÃO DE CONFLITOS E DILEMAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL, BEM COMO DE CONFLITOS SOCIAIS VIVENCIADOS POR JOVENS, NUMA PERSPECTIVA SOCIAL. ALÉM DE BECK (2010) QUE DESTACA O PAPEL DA SOCIEDADE DE RISCO, RUMO À OUTRA MODERNIDADE. A METODOLOGIA APLICADA INICIALMENTE FOI A PESQUISA QUALITATIVA, APLICADA AOS ALUNOS DE SEIS TURMAS DE 3° ANO, DO ENSINO MÉDIO, DOS TRÊS TURNOS DO COLÉGIO ESTADUAL REGINA PACIS, NA CIDADE DE CRATEÚS – CEARÁ. O FORMATO DA PESQUISA SE DEU POR QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO POR CAUSA DA EPIDEMIA DA COVID -19. OS DADOS INICIAIS DA PESQUISA NOS LEVARAM A ALGUMAS REFLEXÕES. A PRIMEIRA DELAS É QUE OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO GOSTAM DE ESTUDAR SOCIOLOGIA PORQUE VÊM NESSA DISCIPLINA UMA FERRAMENTA QUE DÁ ESPAÇO PARA AS VÁRIAS INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE E COM ISSO, DESCOBRIR AS QUESTÕES RELEVANTES, NO SEU ENTORNO SOCIAL E COM ISSO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO DOS DIFERENTES ELEMENTOS QUE COMPÕEM E ESTRUTURAM SEU COTIDIANO. A SEGUNDA É QUE A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS, CERCA DE 80% DOS PESQUISADOS ACREDITA QUE ATRAVÉS DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA PODEM EXPLORAR SITUAÇÕES CAPAZES DE FAZER COM QUE ELES CONSIGAM DESENVOLVER A AUTONOMIA INTELECTUAL E O PROTAGONIZAR AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS DESTACAMOS O FATO DE QUE O CONHECIMENTO DOS AUTORES CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS DA SOCIOLOGIA PODE SER ALIADO AOS CONHECIMENTOS DOS JOVENS TRAZIDOS PARA A ESCOLA, OU ADQUIRIDOS NESSE ESPAÇO DURANTE OS TRÊS ANOS DE ENSINO MÉDIO, DESPERTANDO NOS ESTUDANTES A CURIOSIDADE E O ENTENDIMENTO DE TEMAS RELEVANTES NO SEU MEIO SOCIAL QUE SÃO TRAZIDOS À SALA DE AULA PELO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA.