Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA O NÍVEL MÉDIO: A TEORIA E A PRÁTICA COMO FERRAMENTAS DE REFLEXÃO ACERCA DA REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS.

Palavra-chaves: SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, MEIO SOCIAL, , Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75679
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 217
    "inscrito_id" => 858
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA O NÍVEL MÉDIO: A TEORIA E A PRÁTICA COMO FERRAMENTAS DE REFLEXÃO ACERCA DA REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS."
    "resumo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO APRESENTA-SE COMO UMA DISCIPLINA MAIS DO QUE NECESSÁRIA NO CURRÍCULO ESCOLAR, POR EXPRESSAR O ESFORÇO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO EM UM INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO, DE LUTA CONTRA HEGEMONIAS POLÍTICAS E CULTURAIS, OU SEJA, O ENSINO E SOCIOLOGIA. ASSIM, O TRABALHO AQUI DESCRITO TEM COMO OBJETIVOS: CONSTRUIR O CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO DOS ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO E ASSOCIAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS DE SOCIOLOGIA A SEREM TRABALHADOS NO ENSINO MÉDIO, COM A REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA, COMO FORMA DE AJUDAR OS JOVENS NO SEU PROTAGONISMO E NA SUA CRITICIDADE.TEMOS COMO APOIO TEÓRICO AS REFLEXÕES DE CASTRO (2005), E LOPES (2016) QUE DESTACAM EM SEUS ESCRITOS, OS PROCESSOS DE AMBIENTALIZAÇÃO DE CONFLITOS E DILEMAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL, BEM COMO DE CONFLITOS SOCIAIS VIVENCIADOS POR JOVENS, NUMA PERSPECTIVA SOCIAL. ALÉM DE BECK (2010) QUE DESTACA O PAPEL DA SOCIEDADE DE RISCO, RUMO À OUTRA MODERNIDADE. A METODOLOGIA APLICADA INICIALMENTE FOI A PESQUISA QUALITATIVA, APLICADA AOS ALUNOS DE SEIS TURMAS DE 3° ANO, DO ENSINO MÉDIO, DOS TRÊS TURNOS DO COLÉGIO ESTADUAL REGINA PACIS, NA CIDADE DE CRATEÚS – CEARÁ. O FORMATO DA PESQUISA SE DEU POR QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO POR CAUSA DA EPIDEMIA DA COVID -19. OS DADOS INICIAIS DA PESQUISA NOS LEVARAM A ALGUMAS REFLEXÕES. A PRIMEIRA DELAS É QUE OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO GOSTAM DE ESTUDAR SOCIOLOGIA PORQUE VÊM NESSA DISCIPLINA UMA FERRAMENTA QUE DÁ ESPAÇO PARA AS VÁRIAS INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE E COM ISSO, DESCOBRIR AS QUESTÕES RELEVANTES, NO SEU ENTORNO SOCIAL E COM ISSO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO DOS DIFERENTES ELEMENTOS QUE COMPÕEM E ESTRUTURAM SEU COTIDIANO. A SEGUNDA É QUE A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS, CERCA DE 80% DOS PESQUISADOS ACREDITA QUE ATRAVÉS DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA PODEM EXPLORAR SITUAÇÕES CAPAZES DE FAZER COM QUE ELES CONSIGAM DESENVOLVER A AUTONOMIA INTELECTUAL E O PROTAGONIZAR AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS DESTACAMOS O FATO DE QUE O CONHECIMENTO DOS AUTORES CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS DA SOCIOLOGIA PODE SER ALIADO AOS CONHECIMENTOS DOS JOVENS TRAZIDOS PARA A ESCOLA, OU ADQUIRIDOS NESSE ESPAÇO DURANTE OS TRÊS ANOS DE ENSINO MÉDIO, DESPERTANDO NOS ESTUDANTES A CURIOSIDADE E O ENTENDIMENTO DE TEMAS  RELEVANTES  NO SEU MEIO SOCIAL QUE SÃO TRAZIDOS À SALA DE AULA PELO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, MEIO SOCIAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID858_30032021005750.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA MARIA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "francisca.mariabez@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75679
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 217
    "inscrito_id" => 858
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA O NÍVEL MÉDIO: A TEORIA E A PRÁTICA COMO FERRAMENTAS DE REFLEXÃO ACERCA DA REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS."
    "resumo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO APRESENTA-SE COMO UMA DISCIPLINA MAIS DO QUE NECESSÁRIA NO CURRÍCULO ESCOLAR, POR EXPRESSAR O ESFORÇO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO EM UM INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO, DE LUTA CONTRA HEGEMONIAS POLÍTICAS E CULTURAIS, OU SEJA, O ENSINO E SOCIOLOGIA. ASSIM, O TRABALHO AQUI DESCRITO TEM COMO OBJETIVOS: CONSTRUIR O CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO DOS ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO E ASSOCIAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS DE SOCIOLOGIA A SEREM TRABALHADOS NO ENSINO MÉDIO, COM A REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA, COMO FORMA DE AJUDAR OS JOVENS NO SEU PROTAGONISMO E NA SUA CRITICIDADE.TEMOS COMO APOIO TEÓRICO AS REFLEXÕES DE CASTRO (2005), E LOPES (2016) QUE DESTACAM EM SEUS ESCRITOS, OS PROCESSOS DE AMBIENTALIZAÇÃO DE CONFLITOS E DILEMAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL, BEM COMO DE CONFLITOS SOCIAIS VIVENCIADOS POR JOVENS, NUMA PERSPECTIVA SOCIAL. ALÉM DE BECK (2010) QUE DESTACA O PAPEL DA SOCIEDADE DE RISCO, RUMO À OUTRA MODERNIDADE. A METODOLOGIA APLICADA INICIALMENTE FOI A PESQUISA QUALITATIVA, APLICADA AOS ALUNOS DE SEIS TURMAS DE 3° ANO, DO ENSINO MÉDIO, DOS TRÊS TURNOS DO COLÉGIO ESTADUAL REGINA PACIS, NA CIDADE DE CRATEÚS – CEARÁ. O FORMATO DA PESQUISA SE DEU POR QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO POR CAUSA DA EPIDEMIA DA COVID -19. OS DADOS INICIAIS DA PESQUISA NOS LEVARAM A ALGUMAS REFLEXÕES. A PRIMEIRA DELAS É QUE OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO GOSTAM DE ESTUDAR SOCIOLOGIA PORQUE VÊM NESSA DISCIPLINA UMA FERRAMENTA QUE DÁ ESPAÇO PARA AS VÁRIAS INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE E COM ISSO, DESCOBRIR AS QUESTÕES RELEVANTES, NO SEU ENTORNO SOCIAL E COM ISSO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO DOS DIFERENTES ELEMENTOS QUE COMPÕEM E ESTRUTURAM SEU COTIDIANO. A SEGUNDA É QUE A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS, CERCA DE 80% DOS PESQUISADOS ACREDITA QUE ATRAVÉS DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA PODEM EXPLORAR SITUAÇÕES CAPAZES DE FAZER COM QUE ELES CONSIGAM DESENVOLVER A AUTONOMIA INTELECTUAL E O PROTAGONIZAR AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS DESTACAMOS O FATO DE QUE O CONHECIMENTO DOS AUTORES CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS DA SOCIOLOGIA PODE SER ALIADO AOS CONHECIMENTOS DOS JOVENS TRAZIDOS PARA A ESCOLA, OU ADQUIRIDOS NESSE ESPAÇO DURANTE OS TRÊS ANOS DE ENSINO MÉDIO, DESPERTANDO NOS ESTUDANTES A CURIOSIDADE E O ENTENDIMENTO DE TEMAS  RELEVANTES  NO SEU MEIO SOCIAL QUE SÃO TRAZIDOS À SALA DE AULA PELO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, MEIO SOCIAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID858_30032021005750.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA MARIA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "francisca.mariabez@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO APRESENTA-SE COMO UMA DISCIPLINA MAIS DO QUE NECESSÁRIA NO CURRÍCULO ESCOLAR, POR EXPRESSAR O ESFORÇO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO EM UM INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO, DE LUTA CONTRA HEGEMONIAS POLÍTICAS E CULTURAIS, OU SEJA, O ENSINO E SOCIOLOGIA. ASSIM, O TRABALHO AQUI DESCRITO TEM COMO OBJETIVOS: CONSTRUIR O CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO DOS ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO E ASSOCIAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS DE SOCIOLOGIA A SEREM TRABALHADOS NO ENSINO MÉDIO, COM A REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA, COMO FORMA DE AJUDAR OS JOVENS NO SEU PROTAGONISMO E NA SUA CRITICIDADE.TEMOS COMO APOIO TEÓRICO AS REFLEXÕES DE CASTRO (2005), E LOPES (2016) QUE DESTACAM EM SEUS ESCRITOS, OS PROCESSOS DE AMBIENTALIZAÇÃO DE CONFLITOS E DILEMAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL, BEM COMO DE CONFLITOS SOCIAIS VIVENCIADOS POR JOVENS, NUMA PERSPECTIVA SOCIAL. ALÉM DE BECK (2010) QUE DESTACA O PAPEL DA SOCIEDADE DE RISCO, RUMO À OUTRA MODERNIDADE. A METODOLOGIA APLICADA INICIALMENTE FOI A PESQUISA QUALITATIVA, APLICADA AOS ALUNOS DE SEIS TURMAS DE 3° ANO, DO ENSINO MÉDIO, DOS TRÊS TURNOS DO COLÉGIO ESTADUAL REGINA PACIS, NA CIDADE DE CRATEÚS – CEARÁ. O FORMATO DA PESQUISA SE DEU POR QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO POR CAUSA DA EPIDEMIA DA COVID -19. OS DADOS INICIAIS DA PESQUISA NOS LEVARAM A ALGUMAS REFLEXÕES. A PRIMEIRA DELAS É QUE OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO GOSTAM DE ESTUDAR SOCIOLOGIA PORQUE VÊM NESSA DISCIPLINA UMA FERRAMENTA QUE DÁ ESPAÇO PARA AS VÁRIAS INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE E COM ISSO, DESCOBRIR AS QUESTÕES RELEVANTES, NO SEU ENTORNO SOCIAL E COM ISSO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO DOS DIFERENTES ELEMENTOS QUE COMPÕEM E ESTRUTURAM SEU COTIDIANO. A SEGUNDA É QUE A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS, CERCA DE 80% DOS PESQUISADOS ACREDITA QUE ATRAVÉS DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA PODEM EXPLORAR SITUAÇÕES CAPAZES DE FAZER COM QUE ELES CONSIGAM DESENVOLVER A AUTONOMIA INTELECTUAL E O PROTAGONIZAR AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS DESTACAMOS O FATO DE QUE O CONHECIMENTO DOS AUTORES CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS DA SOCIOLOGIA PODE SER ALIADO AOS CONHECIMENTOS DOS JOVENS TRAZIDOS PARA A ESCOLA, OU ADQUIRIDOS NESSE ESPAÇO DURANTE OS TRÊS ANOS DE ENSINO MÉDIO, DESPERTANDO NOS ESTUDANTES A CURIOSIDADE E O ENTENDIMENTO DE TEMAS RELEVANTES NO SEU MEIO SOCIAL QUE SÃO TRAZIDOS À SALA DE AULA PELO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.