ESTE TRABALHO ANALISA A ETAPA RECENTE DO PROCESSO DE INTERMITÊNCIA DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (2016-2021). PARTE-SE DA LÓGICA DE RUPTURAS CARACTERÍSTICA DOS PROCESSOS POLÍTICO-INSTITUCIONAIS DO PERÍODO ATUAL, ANALISADO AQUI SOB A PERSPECTIVA DA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO PARA O ENSINO MÉDIO (EM) QUE RESULTOU NA LEI 13.415/2017 E NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DE 2018. TENDO ESTA LÓGICA COMO PREMISSA, ANALISA-SE COMPARATIVAMENTE AS VERSÕES DA BNCC (2014, 2015, 2016 E 2018), EVIDENCIANDO SILENCIAMENTOS E MUDANÇAS DE PARADIGMAS NA LÓGICA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. DENTRE OS ASPECTOS DISCUTIDOS, DESTACA-SE: A) A CONCEPÇÃO CURRICULAR DE CADA VERSÃO; B) A PRESENÇA OU RETIRADA DO “PARADIGMA DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIAS SOCIAIS” E SUAS MODALIDADES DE INTEGRAÇÃO E INTER-RELAÇÃO ENTRE AS ÁREAS; C) O LUGAR DA CIÊNCIA POLÍTICA (CP), CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E REFLEXIVIDADES; D) A COMPREENSÃO POLÍTICA DOS TERMOS “PENSAMENTO CRÍTICO”, “PROJETO DE VIDA” E “PROTAGONISMO” NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO JOVEM E SUA ARTICULAÇÃO AOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA (COM ÊNFASE NA ÁREA DE CP). DAS VERSÕES DA BNCC, CONSIDERA-SE QUE A TERCEIRA ABRE UMA NOVA MODALIDADE DE CURRÍCULO PARA A SOCIOLOGIA NO EM, OPERANDO UMA ESPÉCIE DE SOCIOLOGIZAÇÃO E POLITIZAÇÃO DE CUNHO ESVAZIADO, MARCANDO UM PROCESSO DE DESCONEXÃO E DESARTICULAÇÃO EM RELAÇÃO AO CÂNONE CIENTÍFICO DAS ÁREAS/SUBÁREAS DE CONHECIMENTO. OS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM ESTE PROCESSO SERÃO OBJETO DE DEMONSTRAÇÃO NO TRABALHO, PARTICULARMENTE FOCADO NA DIMENSÃO POLÍTICA.