O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO LEVANTAR UMA REFLEXÃO ACERCA DO TEMA IDENTIDADE, QUE É PARTE DOS CONTEÚDOS ABORDADOS PELA DISCIPLINA SOCIOLOGIA NA GRADE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. NA PRÁTICA ESCOLAR, VÁRIOS PROFISSIONAIS PODEM OBSERVAR QUE MUITOS ESTUDANTES NÃO CONSEGUEM CONSTRUIR-SE COMO PERTENCENTES A ALGUM GRUPO IDENTITÁRIO, FAZENDO COM QUE DISCUSSÕES SOBRE RAÇA, GÊNERO OU CLASSE SOCIAL POSSAM PARECER DESLOCADAS OU DISTANTES DO CONTEXTO SOCIAL DESSES ESTUDANTES. PARA DESENVOLVER O ESTUDO, TOMOU-SE COMO BASE PARTE DAS DEFINIÇÕES UTILIZADAS POR HABERMAS, COMPREENDENDO-SE IDENTIDADE COMO UM PROCESSO QUE PERPASSA TANTO A IDENTIFICAÇÃO PRÓPRIA QUANTO A IDENTIFICAÇÃO RECONHECIDA POR OUTROS INDIVÍDUOS. PARA REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TEMA NA ÁREA PEDAGÓGICA, A PESQUISA APOIA-SE NA OBRA DE PAULO FREIRE, QUANDO ESTE COMPREENDE QUE A EDUCAÇÃO FOMENTA A REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA EXISTÊNCIA HUMANA, O QUE COLOCA AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA COMO PONTOS CENTRAIS NO EFETIVO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ENTENDE-SE, ASSIM, QUE É NECESSÁRIO BUSCAR QUE OS EDUCANDOS RECONHEÇAM SUAS PRÓPRIAS IDENTIDADES PARA UM DIDÁTICA MAIS EFETIVA, PROCURANDO CONTEXTUALIZAR AS TEMÁTICAS ABORDADAS PELA DISCIPLINA, COM O FIM DE PROMOVER GANHOS NO PROCESSO EDUCACIONAL.