Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

JOVENS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA: ESTUDO DE SEUS PERFIS SOCIAIS E EDUCACIONAIS E A RELAÇÃO COM O ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: JUVENTUDE, ENSINO MÉDIO, TRABALHO, SOCIOLOGIA, Comunicação Oral (CO) GT 13: O ensino de sociologia e o fazer científico: A pesquisa como ferramenta didática
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ARTIGO QUE APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA NO ANO DE 2019 COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO PARANÁ. COM O PROPÓSITO DE CRIAR OS PERFIS SOCIAIS, CULTURAIS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS E EDUCACIONAIS DESSES ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. SE INSERE NO CONJUNTO DE ESTUDOS QUE BUSCAM DESVENDAR A REALIDADE DOS JOVENS, DE MODO A IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DEMANDAS DOS ESTUDANTES JOVENS E TRABALHADORES. OS INVESTIGADOS SÃO JOVENS, NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 16 E 27 ANOS DE IDADE, QUE ESTUDAM E TRABALHAM, QUE NÃO POSSUEM LIVROS EM SUAS CASAS E DEPENDEM MUITO DA ESCOLA OU DA BIBLIOTECA PÚBLICA, QUANDO NÃO RECORREM À INTERNET. CONSTATOU-SE ACESSO A ENTORPECENTES POR PARTE ALGUNS DOS ESTUDANTES INVESTIGADOS. POSSUEM UMA MÉDIA DE SALÁRIO BAIXA, EMBORA SEJAM FAMÍLIAS DE TRABALHADORES. NOTOU-SE O BAIXO NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS DOS INVESTIGADOS EM RELAÇÃO A ELES PRÓPRIOS. FORAM UTILIZADOS APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS FECHADAS E ANÁLISE DO MESMO, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ANOTAÇÕES NO CADERNO DE CAMPO E UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, O APOIO METODOLÓGICO. O FIO CONDUTOR DA PESQUISA FOI A RELAÇÃO QUE OS ENTREVISTADOS DESENVOLVEM COM O MEIO EM SOCIAL EM QUE VIVEM. FOI CONCLUÍDO QUE OS JOVENS E SUAS FAMÍLIAS VEEM A ESCOLA COMO UM MEIO DE MELHORAR AS CONDIÇÕES DE VIDA/SOBREVIVÊNCIA NO FUTURO, OU SEJA, DE SE INSERIREM NO MERCADO DE TRABALHO E NA SOCIEDADE CAPITALISTA.

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