ARTIGO QUE APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA NO ANO DE 2019 COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO PARANÁ. COM O PROPÓSITO DE CRIAR OS PERFIS SOCIAIS, CULTURAIS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS E EDUCACIONAIS DESSES ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. SE INSERE NO CONJUNTO DE ESTUDOS QUE BUSCAM DESVENDAR A REALIDADE DOS JOVENS, DE MODO A IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DEMANDAS DOS ESTUDANTES JOVENS E TRABALHADORES. OS INVESTIGADOS SÃO JOVENS, NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 16 E 27 ANOS DE IDADE, QUE ESTUDAM E TRABALHAM, QUE NÃO POSSUEM LIVROS EM SUAS CASAS E DEPENDEM MUITO DA ESCOLA OU DA BIBLIOTECA PÚBLICA, QUANDO NÃO RECORREM À INTERNET. CONSTATOU-SE ACESSO A ENTORPECENTES POR PARTE ALGUNS DOS ESTUDANTES INVESTIGADOS. POSSUEM UMA MÉDIA DE SALÁRIO BAIXA, EMBORA SEJAM FAMÍLIAS DE TRABALHADORES. NOTOU-SE O BAIXO NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS DOS INVESTIGADOS EM RELAÇÃO A ELES PRÓPRIOS. FORAM UTILIZADOS APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS FECHADAS E ANÁLISE DO MESMO, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ANOTAÇÕES NO CADERNO DE CAMPO E UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, O APOIO METODOLÓGICO. O FIO CONDUTOR DA PESQUISA FOI A RELAÇÃO QUE OS ENTREVISTADOS DESENVOLVEM COM O MEIO EM SOCIAL EM QUE VIVEM. FOI CONCLUÍDO QUE OS JOVENS E SUAS FAMÍLIAS VEEM A ESCOLA COMO UM MEIO DE MELHORAR AS CONDIÇÕES DE VIDA/SOBREVIVÊNCIA NO FUTURO, OU SEJA, DE SE INSERIREM NO MERCADO DE TRABALHO E NA SOCIEDADE CAPITALISTA.