O PRESENTE TRABALHO DIZ RESPEITO AO ESTUDO DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA E ANÁLISES DELA DECORRENTES NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DESENVOLVIDA PELA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, NO PERÍODO DE OUTUBRO DE 2020 A MARÇO DE 2022. AS DISCUSSÕES EM TORNO DO FAZER PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS OCORREM NUM CENÁRIO ATÍPICO, MARCADO PELA PANDEMIA MUNDIAL PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2), E POR MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO QUE SE INICIARAM ANTES DA PANDEMIA, TENDO, PORTANTO, QUE SE ADAPTAR A ELAS, CONSUBSTANCIADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. O PRINCIPAL OBJETIVO DESSE TRABALHO É DEMONSTRAR A RELEVÂNCIA DA OFERTA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, MESMO EM MEIO A UM CONTEXTO DE INCERTEZAS, INDEFINIÇÕES METODOLÓGICAS E INTENSO ABALO PSICOLÓGICO. O CRONOGRAMA DE TRABALHO E AS DINÂMICAS DE OBSERVAÇÃO, INTERAÇÃO E CRÍTICA ESTÃO DISTRIBUÍDOS EM 15 MESES, FRUTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA E DINÂMICA, A FIM DE SE ADAPTAR A ESSE CONTEXTO VOLÁTIL. NÃO HÁ RESULTADOS A OFERECER NO MOMENTO, MAS É POSSÍVEL APRESENTAR ENCAMINHAMENTOS FUTUROS, DADO O ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO. PRETENDEMOS PRODUZIR REFLEXÕES QUE POSSAM SER COMPARTILHADAS POR MEIO DE COMUNICAÇÕES ORAIS COMO ESSA, ARTIGOS OU EVENTOS PROMOVIDOS PELOS SUJEITOS DESSE PROCESSO, EM PARCERIA COM OUTROS ATORES.