Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS – COVID 19 E SEU OLHAR SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO NA PANDEMIA, , Comunicação Oral (CO) GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75711
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 201
    "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS – COVID 19 E SEU OLHAR SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO DIZ RESPEITO AO ESTUDO DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA E ANÁLISES DELA DECORRENTES NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DESENVOLVIDA PELA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, NO PERÍODO DE OUTUBRO DE 2020 A MARÇO DE 2022. AS DISCUSSÕES EM TORNO DO FAZER PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS OCORREM NUM CENÁRIO ATÍPICO, MARCADO PELA PANDEMIA MUNDIAL PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2), E POR MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO QUE SE INICIARAM ANTES DA PANDEMIA, TENDO, PORTANTO, QUE SE ADAPTAR A ELAS, CONSUBSTANCIADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. O PRINCIPAL OBJETIVO DESSE TRABALHO É DEMONSTRAR A RELEVÂNCIA DA OFERTA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, MESMO EM MEIO A UM CONTEXTO DE INCERTEZAS, INDEFINIÇÕES METODOLÓGICAS E INTENSO ABALO PSICOLÓGICO. O CRONOGRAMA DE TRABALHO E AS DINÂMICAS DE OBSERVAÇÃO, INTERAÇÃO E CRÍTICA ESTÃO DISTRIBUÍDOS EM 15 MESES, FRUTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA E DINÂMICA, A FIM DE SE ADAPTAR A ESSE CONTEXTO VOLÁTIL. NÃO HÁ RESULTADOS A OFERECER NO MOMENTO, MAS É POSSÍVEL APRESENTAR ENCAMINHAMENTOS FUTUROS, DADO O ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO. PRETENDEMOS PRODUZIR REFLEXÕES QUE POSSAM SER COMPARTILHADAS POR MEIO DE COMUNICAÇÕES ORAIS COMO ESSA, ARTIGOS OU EVENTOS PROMOVIDOS PELOS SUJEITOS DESSE PROCESSO, EM PARCERIA COM OUTROS ATORES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO NA PANDEMIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA106_ID201_07042021163446.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ MATEUS PEREIRA "
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "biamateus@gmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO ESTADUAL JOÃO PESSOA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75711
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 201
    "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS – COVID 19 E SEU OLHAR SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO DIZ RESPEITO AO ESTUDO DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA E ANÁLISES DELA DECORRENTES NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DESENVOLVIDA PELA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, NO PERÍODO DE OUTUBRO DE 2020 A MARÇO DE 2022. AS DISCUSSÕES EM TORNO DO FAZER PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS OCORREM NUM CENÁRIO ATÍPICO, MARCADO PELA PANDEMIA MUNDIAL PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2), E POR MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO QUE SE INICIARAM ANTES DA PANDEMIA, TENDO, PORTANTO, QUE SE ADAPTAR A ELAS, CONSUBSTANCIADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. O PRINCIPAL OBJETIVO DESSE TRABALHO É DEMONSTRAR A RELEVÂNCIA DA OFERTA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, MESMO EM MEIO A UM CONTEXTO DE INCERTEZAS, INDEFINIÇÕES METODOLÓGICAS E INTENSO ABALO PSICOLÓGICO. O CRONOGRAMA DE TRABALHO E AS DINÂMICAS DE OBSERVAÇÃO, INTERAÇÃO E CRÍTICA ESTÃO DISTRIBUÍDOS EM 15 MESES, FRUTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA E DINÂMICA, A FIM DE SE ADAPTAR A ESSE CONTEXTO VOLÁTIL. NÃO HÁ RESULTADOS A OFERECER NO MOMENTO, MAS É POSSÍVEL APRESENTAR ENCAMINHAMENTOS FUTUROS, DADO O ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO. PRETENDEMOS PRODUZIR REFLEXÕES QUE POSSAM SER COMPARTILHADAS POR MEIO DE COMUNICAÇÕES ORAIS COMO ESSA, ARTIGOS OU EVENTOS PROMOVIDOS PELOS SUJEITOS DESSE PROCESSO, EM PARCERIA COM OUTROS ATORES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: Dialogando com as ciências humanas: Experiências práticas de formação docente e interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO DE SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO NA PANDEMIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA106_ID201_07042021163446.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ MATEUS PEREIRA "
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "biamateus@gmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO ESTADUAL JOÃO PESSOA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO DIZ RESPEITO AO ESTUDO DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA E ANÁLISES DELA DECORRENTES NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DESENVOLVIDA PELA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, NO PERÍODO DE OUTUBRO DE 2020 A MARÇO DE 2022. AS DISCUSSÕES EM TORNO DO FAZER PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS OCORREM NUM CENÁRIO ATÍPICO, MARCADO PELA PANDEMIA MUNDIAL PROVOCADA PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2), E POR MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO QUE SE INICIARAM ANTES DA PANDEMIA, TENDO, PORTANTO, QUE SE ADAPTAR A ELAS, CONSUBSTANCIADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. O PRINCIPAL OBJETIVO DESSE TRABALHO É DEMONSTRAR A RELEVÂNCIA DA OFERTA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, MESMO EM MEIO A UM CONTEXTO DE INCERTEZAS, INDEFINIÇÕES METODOLÓGICAS E INTENSO ABALO PSICOLÓGICO. O CRONOGRAMA DE TRABALHO E AS DINÂMICAS DE OBSERVAÇÃO, INTERAÇÃO E CRÍTICA ESTÃO DISTRIBUÍDOS EM 15 MESES, FRUTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA E DINÂMICA, A FIM DE SE ADAPTAR A ESSE CONTEXTO VOLÁTIL. NÃO HÁ RESULTADOS A OFERECER NO MOMENTO, MAS É POSSÍVEL APRESENTAR ENCAMINHAMENTOS FUTUROS, DADO O ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO. PRETENDEMOS PRODUZIR REFLEXÕES QUE POSSAM SER COMPARTILHADAS POR MEIO DE COMUNICAÇÕES ORAIS COMO ESSA, ARTIGOS OU EVENTOS PROMOVIDOS PELOS SUJEITOS DESSE PROCESSO, EM PARCERIA COM OUTROS ATORES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.