A “PRIMAVERA SECUNDARISTA” FOI UM FENÔMENO CARACTERIZADO PELA OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS, UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL NO PERÍODO DE AGOSTO A NOVEMBRO DE 2016. O MOVIMENTO TEVE COMO LIDERANÇA OS JOVENS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DIANTE DAS MEDIDAS IMPOSTAS PELO NOVO GOVERNO, COMO A REFORMA DO ENSINO MÉDIO, E A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 55, QUE CRIOU EMPECILHOS PARA INVESTIMENTOS PÚBLICOS EM SETORES COMO EDUCAÇÃO. A ORGANIZAÇÃO DAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS NA “PRIMAVERA SECUNDARISTA” POSSUI PONTOS DE INTERSEÇÃO DE ASPECTOS COM A PRESENÇA DO MOVIMENTO DE MULHERES, E O DEBATE DA CULTURA JUVENIL, NA RELAÇÃO COM A ESCOLA E COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA. PORTANTO, O OBJETIVO DO ARTIGO ANALISOU AS QUESTÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE GÊNERO E EDUCAÇÃO PÚBLICA, FEMINISMO NA ESCOLA, PENSANDO A FORMAÇÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA DE MULHERES PROTAGONISTAS DO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO. A METODOLOGIA É RESULTANTE DE PESQUISAS REALIZADAS NAS ESCOLAS OCUPADAS NO ESTADO DA PARAÍBA (MENDES,2017;2020;DIAS,2019) EM QUE A ESCOLHA FOI PELA TÉCNICA DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS DESTINADAS AOS INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA. NA PERSPECTIVA DE PENSAR O MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS ENQUANTO UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO QUE NÃO É CONTEMPLADO NOS CURRÍCULOS FORMAIS DAS ESCOLAS, AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS OCUPANTES NOS MOSTRARAM QUE FOI A DEFESA AO ACESSO A CONTEÚDO PARA ALÉM DAS DISCIPLINAS CONSIDERADAS “BÁSICAS” QUE MOBILIZOU OS ESTUDANTES A OCUPAREM SUAS ESCOLAS.