ESTE TRABALHO TEM COMO FOCO ANALISAR A MANEIRA QUE SE ABORDA A CULTURA DIGITAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO COMO A SOCIOLOGIA, NO ENSINO MÉDIO, LIDA COM AS MUDANÇAS SOCIAIS CAUSADAS PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE O DIGITAL OCUPA UMA POSIÇÃO CENTRAL NO MUNDO SOCIAL HOJE. O CONCEITO DE CULTURA DIGITAL, NESTE ESTUDO, REFERE-SE ÀS MUDANÇAS CAUSADAS NO TECIDO SOCIAL, NAS RELAÇÕES SOCIAIS E NA NOSSA POSSIBILIDADE DE ACESSAR CONSTANTEMENTE INFORMAÇÕES, QUE SÃO PROPORCIONADAS PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. ESSAS TECNOLOGIAS TRANSCENDEM SUAS FUNÇÕES DE MERAS FERRAMENTAS, TORNANDO-SE PARTE ESTRUTURANTE DAS RELAÇÕES SOCIAIS, OU SEJA, UM FATO SOCIAL TOTAL. ESSA DISCUSSÃO SOBRE A ATUAÇÃO DOS MEIOS DIGITAIS EM NOSSO COTIDIANO, OU UMA DISCUSSÃO QUE AO MENOS ENGLOBE ESSAS TECNOLOGIAS E COMPREENDA SUA INFLUÊNCIA NO SOCIAL, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA, PRINCIPALMENTE AO PENSAR NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, QUE SE PROPÕE A AUXILIAR ESTUDANTES A COMPREENDER E REFLETIR SOBRE A REALIDADE PRÓPRIA E A ALHEIA. COMPREENDENDO QUE O PAPEL DO ENSINO DE SOCIOLOGIA É DE TRANSFORMAR ESTUDANTES EM AGENTES ATIVOS CAPAZES DE ANALISAR O REAL DE MANEIRA CRÍTICA, APLICANDO A TEORIA PARA SE CHEGAR NO CONCRETO PENSADO E, CONSEQUENTEMENTE, VIABILIZANDO A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO NA PRÁTICA. PORTANTO, O OBJETIVO DESSE ESTUDO É DE ANALISAR E DISCUTIR COMO O ENSINO DE SOCIOLOGIA, NAS PREMISSAS DA PEDAGOGIA HISTÓRICA-CRÍTICA, ABORDA E DISCUTE O CONTEXTO DIGITAL EM SALA DE AULA, UMA VEZ QUE ELE AFETA TODAS AS NOSSAS RELAÇÕES E, DESSA FORMA, AFETA TAMBÉM A SOCIOLOGIA. SENDO UMA PESQUISA QUE AINDA ESTÁ EM ANDAMENTO, OS RESULTADOS AINDA NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS. OS DADOS VÃO SER COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS NA FERRAMENTA GOOGLE FORMS, QUE SERÃO APLICADOS PARA ALUNOS E EX-ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUE TIVERAM AULAS DE SOCIOLOGIA. PARA QUE POSTERIORMENTE, NA FASE DE ANÁLISE DOS DADOS SEJA POSSÍVEL IDENTIFICAR SE O CONTEXTO DE CULTURA DIGITAL É ABORDADO DURANTE AS AULAS E SE HÁ UM ENSINO PARA A TECNOLOGIA, OU SE ESSE CONTEXTO É TRATADO APENAS COMO UMA QUESTÃO SECUNDÁRIA. PORTANTO É UM OBJETIVO COM CUNHO PRÁTICO, DE ANALISAR E INTERPRETAR O OBJETO EM QUESTÃO. CONSIDERANDO TUDO O QUE FOI APRESENTADO E PROPOSTO PARA ESTE ESTUDO, É NOTÁVEL A RELEVÂNCIA DO ENSINO PARA A TECNOLOGIA EM UM CONTEXTO DE CULTURA DIGITAL, O QUE JUSTIFICA E TORNA ESSA PESQUISA RELEVANTE, PARA QUE ASSIM POSSAMOS TER UMA MELHOR COMPREENSÃO DESSA REALIDADE E TORNE POSSÍVEL UMA MELHOR CONDIÇÃO PARA SE PENSAR SOBRE ESSE TEMA, TAMBÉM PARA BUSCAR UM ENSINO DE SOCIOLOGIA QUE DE FATO ABORDE E DISCUTA ESSE TEMA, QUE BUSQUE A LITERACIA DIGITAL PARA TODOS OS ESTUDANTES, CONTEMPLANDO AS PREMISSAS DE UMA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.