ESTE TRABALHO VISA DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA VIA ESPAÇO E CURRÍCULO ESCOLAR, CONSIDERANDO TRATAR-SE DE UMA TEMÁTICA ANTROPOLÓGICA LECIONADA ESPECIFICAMENTE NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DO TEMA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, MOSTRAREMOS COMO ELE FOI ABORDADO NA PROVA DE REDAÇÃO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), DE 2016, CUJO TÍTULO FOI “CAMINHOS PARA COMBATER A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL”. METODOLOGICAMENTE, APRESENTAREMOS E ANALISAREMOS AS OITO REDAÇÕES NOTA MIL DISPONIBILIZADAS PELO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), ENTENDIDAS COMO CORRETAS DE ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS DO EXAME, INCLUSIVE EM TERMOS DE DENSIDADE ARGUMENTATIVA E DE VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. ANTES DE APROFUNDARMOS NOSSO OLHAR PARA AS REDAÇÕES, NOS DEDICAREMOS A RETOMADAS HISTÓRICAS TANTO DA TRAJETÓRIA DO ENSINO RELIGIOSO NO PAÍS QUANTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, REGIÃO DE ORIGEM DOS INTEGRANTES DESTE TRABALHO. ESSA ABORDAGEM SERÁ CRUCIAL PARA A COMPREENSÃO DAS RAÍZES HISTÓRICAS DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO PAÍS E O QUESTIONAMENTO ACERCA DA SUA PERMANÊNCIA. OS RESULTADOS DEVERÃO REFORÇAR COMO A ESCOLA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA, SÃO FUNDAMENTAIS PARA A DESCONSTRUÇÃO DE ESTIGMAS RELIGIOSOS NO INTUITO DE TRABALHARMOS POR UMA CONSCIÊNCIA DE CIDADANIA BASEADA NA DIVERSIDADE E NA PLURALIDADE.