O PRESENTE ESTUDO ESTÁ INSERIDO NA LINHA DOS TRABALHOS QUE BUSCAM COMPREENDER AS DESIGUALDADES ESCOLARES À LUZ DAS TEORIAS DA REPRODUÇÃO. COM O SUPORTE DESSA PERSPECTIVA TEÓRICA, ESTA PESQUISA REALIZOU UM ESTUDO SOBRE OS CONDICIONANTES DO (IN)SUCESSO ESCOLAR, DEBRUÇANDO-SE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E CULTURAIS DOS(AS) ESTUDANTES E DE SUAS FAMÍLIAS, FATORES ESTES COMUNS NA LITERATURA ACADÊMICA SOBRE O ASSUNTO. COM BASE NO CONCEITO DE CAPITAL CULTURAL, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS FATORES ASSOCIADOS AOS DESEMPENHOS DOS(AS) ALUNOS(AS) DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA EA/UFPA. PARA DAR CONTA DE TAL PROPÓSITO, ESTE ESTUDO BASEOU-SE NUMA PROBLEMATIZAÇÃO SUMÁRIA: QUE ELEMENTOS SOCIOECONÔMICAS E CULTURAIS ESTÃO VINCULADOS AO (IN)SUCESSO ESCOLAR? A HIPÓTESE AFERIDA SUPÕE QUE OS FATORES QUE MAIS INCIDEM NO DESEMPENHO ESTUDANTIL SÃO PROVENIENTES DO BACKGROUND FAMILIAR, OU SEJA, CARACTERÍSTICAS FAMILIARES COMO ESCOLARIDADE DA MÃE E RENDA SÃO RELEVANTES NA EXPLICAÇÃO DO ÊXITO ACADÊMICOS DOS(AS) ESTUDANTES. ESTE ESTUDO SEGUIU UM CAMINHO METODOLÓGICO QUE SE INICIOU COM UMA PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUANTITATIVA. POR ISSO, A TÉCNICA DE PESQUISA UTILIZADA FOI O QUESTIONÁRIO SEMIABERTO, CUJO OBJETIVO FOI OBTER DADOS IMPORTANTES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS SOCIOCULTURAIS [SOBRETUDO, ESCOLARIDADE DA MÃE] E ECONÔMICAS [RENDA FAMILIAR MEDIDA EM SALÁRIO MÍNIMO] DOS(AS) ALUNOS(AS) E DE SUAS FAMÍLIAS. ADEMAIS, REALIZOU-SE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS ÍNDICES DE APROVEITAMENTO ANUAL DOS(AS) DISCENTES DISPOSTOS EM BOLETINS ESCOLARES. NESTE CASO, A INTENÇÃO FOI INTERPRETAR E ANALISAR A MÉDIA DE DESEMPENHO EM TERMOS DAS CLASSIFICAÇÕES: ‘APROVADO’, ‘APROVADO COM DEPENDÊNCIA’ E ‘REPROVADO’. ESTE ESTUDO OPTOU PELA ELEIÇÃO E ANÁLISE DAS VARIÁVEIS: ‘ESCOLARIDADE DA MÃE’, ‘RENDA FAMILIAR’ E ‘DESEMPENHO ESCOLAR’ (BOLETINS), VISANDO AVERIGUAR QUAIS FATORES ESTÃO ASSOCIADOS AO (IN)SUCESSO ESCOLAR DOS(AS) ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA EA/UFPA. POR ESTA RAZÃO, A PESQUISA CORRELACIONOU OS DADOS SOBRE DESEMPENHO ESCOLAR COM AS INFORMAÇÕES SOCIOCULTURAIS E SOCIOECONÔMICAS, CUJO PROPÓSITO FOI COMPARAR AS CHANCES RELATIVAS DE ÊXITO ESCOLAR EM FUNÇÃO DA RENDA FAMILIAR E ESCOLARIZAÇÃO MATERNA, DEMONSTRANDO COMO O CAPITAL CULTURAL HERDADO, MATERIALIZADO AQUI PELA DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR DA MÃE, TENDE A EXPLICAR AS DESIGUALDADES DE RENDIMENTO ESCOLAR. SEGUNDO OS RESULTADOS AQUI DISCUTIDOS, AS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E CULTURAIS DEMONSTRARAM PERTINÊNCIA NA MEDIDA EM QUE ATUARAM SOBRE O PROCESSO VELADO QUE GERA MAIORES OU MENORES RENDIMENTOS ESCOLARES. OS DADOS EVIDENCIARAM A GRANDE IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MATERNA NOS INDICADORES EDUCACIONAIS, O QUE DEMONSTRA QUE A TRAJETÓRIA ESCOLAR DO(A) ALUNO(A) ESTÁ BASTANTE RELACIONADA COM A SUA ORIGEM SOCIAL. ASSIM, FILHOS(AS) DE MÃES MAIS ESCOLARIZADAS POSSUEM MENORES CHANCES DE ESTAR NO PERCENTUAL DE REPROVADOS OU APROVADOS COM DEPENDÊNCIA. DO PONTO DE VISTA DA ABORDAGEM DESTE TRABALHO, ESSE É UM DADO INDISCUTÍVEL, CONTUDO, É IGUALMENTE INDISCUTÍVEL QUE A INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE DA MÃE SOBRE OS DESEMPENHOS PODE SOFRER VARIAÇÕES. É NECESSÁRIO LEVAR EM CONTA A INCIDÊNCIA DE ALUNOS(AS) QUE MANTÊM BONS RENDIMENTOS MESMO COM MÃES MENOS ESCOLARIZADAS. TRATA-SE DE UM CAMPO DE PESQUISA QUE PRECISA SER ESTUDADO PORMENORIZADAMENTE.