A ESTRUTURAÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO SE DEU A PARTIR DA DÉCADA DE 1920. COM AS REFORMAS EDUCACIONAIS PROPOSTAS, ALGUMAS DISCIPLINAS, ESPECIFICADAMENTE A SOCIOLOGIA, SOFREU COM UM CENÁRIO DE INTERMITÊNCIAS EM SUA PRÁTICA DOCENTE. A NOVA REFORMA EDUCACIONAL DE 2017
SE EFETIVOU EM UM CONTEXTO DE MEDIDA PROVISÓRIA (MP), DURANTE UM GOVERNO PROVISÓRIO, DE FORMA ACELERADA, INICIANDO UM NOVO QUADRO EDUCACIONAL BRASILEIRO. POSTERIORMENTE, FORA APROVADA EM LEI Nº 13.415 E LANÇOU-SE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - ENSINO MÉDIO
(BNCC), QUE FOMENTA OS TRÂMITES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA. DESTE MODO, PRETENDE-SE APRESENTAR COMO A SOCIOLOGIA APARECE NESSE NOVO MODELO CURRICULAR. COMO METODOLOGIA REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA, JUNTAMENTE COM OS
NOVOS DOCUMENTOS QUE DIRECIONAM A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DE 2017 - A BNCC E A ATUALIZAÇÃO DA DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. O ‘NOVO’ ENSINO MÉDIO APRESENTOU
DIFICULDADES DESDE SEU LANÇAMENTO E APRESENTA UM CENÁRIO INCERTO DE COMO SERÁ SEU DESENVOLVER
NA PRÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.