DESLOCAMENTOS E RESSIGNIFICAÇÕES DA DIMENSÃO PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS A PARTIR DA BNC-FORMAÇÃO
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PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL. NA PRIMEIRA PARTE RESGATA O DEBATE ACADÊMICO SOBRE OS MODELOS FORMATIVOS DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS QUE TENDERAM A PRIVILEGIAR A FORMAÇÃO TEÓRICA EM DETRIMENTO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PRÁTICA. EM SEGUIDA, POR MEIO DA ANÁLISE DOCUMENTAL, DISCUTE COMO O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG, CONSIDERADO REFERÊNCIA POR POSSIBILITAR DESDE O INÍCIO DA FORMAÇÃO, PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO ARTICULADAS COM FORMAÇÃO TEÓRICA E PESQUISA. NA PARTE FINAL, APONTA OS LIMITES QUE AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E A BNC-FORMAÇÃO TRAZEM PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES AO IMPOR UM FUNDAMENTALISMO DA PRÁTICA COM A FLEXIBILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA. CONCLUI QUE A ADESÃO AO EXPEDIENTE DO “SABER FAZER” É IMPRÓPRIA PARA A COMPREENSÃO SOCIOLÓGICA DA REALIDADE SOCIAL, COMPROMETE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES E FRAGILIZA AINDA MAIS O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. \r\n ◀ESSA COMUNICAÇÃO DISCUTE A FORMAÇÃO DE DOCENTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS ENFOCANDO OS RETROCESSOS TRAZIDOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO IN ▶ \r\n PALAVRAS-CHAVE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; DIRETRIZES CURRICULARES; BNC-FORMAÇÃO\r\n RESUMO EXPANDIDO:\r\n A PUBLICAÇÃO DO ARTIGO “LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRE O BALANÇO E O RELATO”, DO PROFESSOR AMAURY CESAR MORAES (2003) INICIOU UMA DISCUSSÃO SOBRE OS MODELOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA. DESPONTAVA NAQUELE MOMENTO O ENTENDIMENTO DE QUE UM DOS PROBLEMAS CENTRAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOCIAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA SE ENCONTRAVA NOS MODELOS FORMATIVOS QUE BUSCAVAM REDUZIR ESSA FORMAÇÃO ÀS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS E ESTÁGIO. NAQUELE CONTEXTO, A FORMAÇÃO DE LICENCIADOS OCUPAVA UM LUGAR SECUNDÁRIO, DIANTE DA REDUZIDA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA, FAZENDO COM QUE A FORMAÇÃO NÃO FOSSE PROBLEMATIZADA. \r\n ◀A PUBLICAÇÃO DO ARTIGO “LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRE O BALANÇO E O RELATO”, DO PROFESSOR AMAURY CESAR MORAES (2003) INICIOU ▶ ENTRE O TEXTO SEMINAL DE MORAES (2003) E OS DIAS DE HOJE, MUITAS MUDANÇAS OCORRERAM NO CAMPO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA. O PRIMEIRO DELES, É QUE A DISCIPLINA ESCOLAR SE TORNOU OBRIGATÓRIA A PARTIR DE 2008 AMPLIANDO CONSIDERAVELMENTE A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ALÉM DISSO, O REUNI CRIADO EM 2007 E O PIBID, INSTITUÍDO EM 2010, POSSIBILITARAM A AMPLIAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.\r\n ◀ENTRE O TEXTO SEMINAL DE MORAES (2003) E OS DIAS DE HOJE, MUITAS MUDANÇAS OCORRERAM NO CAMPO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA. O PRIMEIRO DELES, É QUE A ▶ DE ACORDO COM O LEVANTAMENTO REALIZADO POR OLIVEIRA (2018), ESSAS MUDANÇAS NO CAMPO EDUCACIONAL, PROPORCIONARAM O AUMENTO NO NÚMERO DE LICENCIATURAS PRESENCIAIS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS, QUE PASSOU DE 66 EM 2008, PARA 117 EM 2017. ISSO REMETE A INDISPENSABILIDADE DE APROFUNDAR A REFLEXÃO SOBRE OS MODELOS FORMATIVOS OFERECIDOS PELAS LICENCIATURAS.\r\n ◀DE ACORDO COM O LEVANTAMENTO REALIZADO POR OLIVEIRA (2018), ESSAS MUDANÇAS NO CAMPO EDUCACIONAL, PROPORCIONARAM O AUMENTO NO NÚMERO DE LICENCIATURAS PRESENCIAIS ▶ ISTO POSTO, O OBJETO DE ANÁLISE NESSA COMUNICAÇÃO SÃO AS MUDANÇAS ESTABELECIDAS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DADAS PELA RESOLUÇÃO Nº 02 DE JULHO DE 2015 E PELA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02 DE DEZEMBRO DE 2019. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É COMPREENDER E ANALISAR AS REPERCUSSÕES DESSAS DIRETRIZES NA FORMAÇÃO INICIAL DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS E PROBLEMATIZAR EM QUE MEDIDA AS NORMATIZAÇÕES PÓS-GOLPE BUSCAM IMPRIMIR MUDANÇAS NO PAPEL DOS PROFESSORES NO SISTEMA EDUCACIONAL. \r\n ◀ISTO POSTO, O OBJETO DE ANÁLISE NESSA COMUNICAÇÃO SÃO AS MUDANÇAS ESTABELECIDAS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES D ▶ PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DO ESTUDO FOI REALIZADO UM LEVAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS ESTUDOS QUE DISCUTEM AS PARTICULARIDADES DA FORMAÇÃO INICIAL DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS. OS ESTUDOS DE HANDFAS (2009; 2012), MORAES (2003; 2009; 2013; 2017; 2018) E OLIVEIRA (2018) IDENTIFICARAM DESEQUILÍBRIO NA FORMAÇÃO, COM DISPARIDADE ENTRE O NÚMERO DE DISCIPLINAS TEÓRICAS E AS DISCIPLINAS PRÁTICAS, COMO TAMBÉM NA DESARTICULAÇÃO ENTRE ELAS, O QUE DIFICULTA A COMPREENSÃO DOS DESAFIOS CONCRETOS POSTOS EM SALA DE AULA. ALÉM DISSO, INDICAVAM UMA TENDÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DOS CURSOS PARA A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES A PARTIR DE ESTRUTURAS CURRICULARES QUE BUSCAVAM REDUZIR A LICENCIATURA ÀS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS E ESTÁGIO, GERANDO DESEQUILÍBRIO ENTRE O NÚMERO DE DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO TEÓRICA E AS ATIVIDADES PRÁTICAS.\r\n ◀PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DO ESTUDO FOI REALIZADO UM LEVAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS ESTUDOS QUE DISCUTEM AS PARTICULARIDADES DA FORMAÇÃO INICIAL DAS LICENCIATURAS ▶ A PARTIR DAS REFLEXÕES ACUMULADAS SOBRE OS DILEMAS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DAS NORMATIZAÇÕES E UM INTENSO DEBATE COM O CORPO DOCENTE, DISCENTES E PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DA REGIÃO, O CURSO DE LICENCIATURA DA UNIFAL-MG IMPLANTOU UM NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO EM 2020 NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. DE FORMA CONCISA, O NOVO PROJETO BUSCA OFERECER MAIOR EQUILÍBRIO ENTRE AS DISCIPLINAS E INTEGRAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, PEDAGÓGICOS E A PRÁTICA, DE TAL FORMA QUE HABILITE OS LICENCIANDOS AO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DA EXPERIMENTAÇÃO DESDE O INÍCIO DA FORMAÇÃO, ALÉM DE UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO PARA A PESQUISA.\r\n ◀A PARTIR DAS REFLEXÕES ACUMULADAS SOBRE OS DILEMAS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DAS NORMATIZAÇ ▶ TODAVIA, LOGO APÓS A APROVAÇÃO DO PPC DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIFAL-MG EM 2019, FOI INSTITUÍDA PELO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E BNC-FORMAÇÃO, QUE POSSUEM COMO REFERÊNCIA A BNCC. \r\n ◀TODAVIA, LOGO APÓS A APROVAÇÃO DO PPC DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIFAL-MG EM 2019, FOI INSTITUÍDA PELO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, AS DIRETRIZES CURRICULAR ▶ A ANÁLISE DOCUMENTAL DAS NOVAS DIRETRIZES INDICA UMA DESLOCAMENTO DAS LICENCIATURAS PARA UM EXTREMO EM QUE A FORMAÇÃO TEÓRICA É MINIMIZADA E SE ESTABELECE UM FUNDAMENTALISMO DA PRÁTICA. A EXCESSIVA VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS ROMPEM COM A PERSPECTIVA DE ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE.\r\n ◀A ANÁLISE DOCUMENTAL DAS NOVAS DIRETRIZES INDICA UMA DESLOCAMENTO DAS LICENCIATURAS PARA UM EXTREMO EM QUE A FORMAÇÃO TEÓRICA É MINIMIZADA E SE ESTABELECE UM FU ▶ NA NOVILÍNGUA DA REFORMA EM CURSO, AS COMPETÊNCIAS SIGNIFICAM O “SABER FAZER” E PRESSUPÕE QUE O CONHECIMENTO COMO PRODUÇÃO HISTÓRICA DA HUMANIDADE SÓ TEM SENTIDO QUANDO POSSUI UMA “UTILIDADE PRÁTICA”. INICIALMENTE A BNC-FORMAÇÃO, EQUIPARA AS “COMPETÊNCIAS GERAIS” A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS LICENCIANDOS ÀQUELAS QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E CONSTAM NA BNCC, ASSIM COMO AS APRENDIZAGENS BÁSICAS. \r\n ◀ NA NOVILÍNGUA DA REFORMA EM CURSO, AS COMPETÊNCIAS SIGNIFICAM O “SABER FAZER” E PRESSUPÕE QUE O CONHECIMENTO COMO PRODUÇÃO HISTÓRICA DA HUMANIDADE SÓ TEM SENTI ▶ AS DIRETRIZES CURRICULARES TRAZEM PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES UMA CONSIDERÁVEL PREPARAÇÃO PRÁTICA. EVIDENCIANDO UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO COM REBAIXAMENTO DA REFLEXÃO TEÓRICA, TRANSFORMANDO A PRÁTICA DO PROFESSOR COMO A DE UM TÉCNICO QUE EXECUTA PACOTES EDUCACIONAIS E AVALIAÇÕES ESTABELECIDOS FORA DO AMBIENTE ESCOLAR. \r\n ◀AS DIRETRIZES CURRICULARES TRAZEM PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES UMA CONSIDERÁVEL PREPARAÇÃO PRÁTICA. EVIDENCIANDO UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO COM REBA ▶ A DEFESA RÍGIDA DO “SABER FAZER” QUE CONSIDERA A EDUCAÇÃO COMO ATIVIDADE TÉCNICA E MINIMIZA O LUGAR DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NÃO É APROPRIADA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. COMO ANALISOU HANDFAS (2009 P. 190) É NECESSÁRIO “COMPREENDER QUE SE TRATA DE TRANSITAR NO TERRENO DA CIÊNCIA, COMO PRESSUPOSTO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE”, POIS NAS CIÊNCIAS SOCIAIS, O SENTIDO DO CONHECIMENTO É A COMPREENSÃO DA REALIDADE. \r\n ◀A DEFESA RÍGIDA DO “SABER FAZER” QUE CONSIDERA A EDUCAÇÃO COMO ATIVIDADE TÉCNICA E MINIMIZA O LUGAR DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NÃO É APROPRIADA PARA A FORMAÇÃO ▶ CONCLUI QUE O DESLOCAMENTO DA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA, PRECISA RETORNAR AO PONTO DE EQUILÍBRIO E RECONHECER O PENSAMENTO CIENTÍFICO COMO GUIA DAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. \r\n ◀CONCLUI QUE O DESLOCAMENTO DA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA, PRECISA RETORNAR AO PONTO DE EQUILÍBRIO E RECONHECER O PENSAMENTO CIENT ▶ \r\n REFERÊNCIAS:\r\n \r\n \r\n BRASIL. RESOLUÇÃO CNE-CP Nº 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002. INSTITUI A DURAÇÃO E A CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, DE GRADUAÇÃO PLENA, DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM NÍVEL SUPERIOR. BRASÍLIA: CNE, 2002. DISPONÍVEL EM: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/DOCMAN/OUTUBRO-2020-PDF/159251-RCP002-02/FILE. ACESSO EM 10 MAR 2021. \r\n ◀BRASIL. RESOLUÇÃO CNE-CP Nº 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002. INSTITUI A DURAÇÃO E A CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, DE GRADUAÇÃO PLENA, DE FORMAÇÃO DE P ▶ _____. PARECER CNE-CP Nº 02, DE 09 DE JUNHO DE 2015. INSTITUI DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. BRASÍLIA: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 09 DE JUNHO DE 2015.\r\n ◀_____. PARECER CNE-CP Nº 02, DE 09 DE JUNHO DE 2015. INSTITUI DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO MAGIST ▶ \r\n _____. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BRASÍLIA, 2019. DISPONÍVEL EM: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/DOCMAN/DEZEMBRO-2019-PDF/135951-RCP002-19/FILE. ACESSO EM 26 DEZ 2020.\r\n ◀_____. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BRASÍLIA, 2019. DISPONÍVEL EM: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/DOCMAN/DEZEMBRO-2019-PD ▶ \r\n GOMES, ELIAS EVANGELISTA. PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: UM OLHAR SOBRE A PROPOSTA DA UNIFAL-MG. REVISTA CADERNOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. CABECS, V.3, N. 2, P.72-94, 2019.\r\n ◀GOMES, ELIAS EVANGELISTA. PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: UM OLHAR SOBRE A PROPOSTA DA UNIFAL-MG. REVI ▶ \r\n GOODSON, IVOR. CONHECIMENTO E VIDA PROFISSIONAL: ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO E MUDANÇA. PORTO: PORTO EDITORA, 2008. \r\n \r\n HANDFAS, ANITA; TEIXEIRA, ROSANA. “A PRÁTICA DE ENSINO COMO RITO DE PASSAGEM E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO. IN. MEDIAÇÕES – REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, LONDRINA, VOL. 12 Nº 01 P. 131-142 (JAN/JUN. 2007)\r\n ◀HANDFAS, ANITA; TEIXEIRA, ROSANA. “A PRÁTICA DE ENSINO COMO RITO DE PASSAGEM E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO. IN. MEDIAÇÕES – REVISTA DE CIÊ ▶ \r\n _____. “FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE DIFERENTES MODELOS FORMATIVOS” IN. HANDFAS, ANITA; OLIVEIRA, LUIZ F. (ORGS.) A SOCIOLOGIA VAI À ESCOLA: HISTÓRIA, ENSINO E DOCÊNCIA. RIO DE JANEIRO: QUARTELET: FAPERJ, 2009. (PÁG. 187-196)\r\n ◀_____. “FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE DIFERENTES MODELOS FORMATIVOS” IN. HANDFAS, ANITA; OLIVEIRA, LUIZ F. (ORGS.) A SOCIOLOGIA VAI À E ▶ \r\n MORAES, A. C.. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRE O BALANÇO E O RELATO. TEMPO SOCIAL. REVISTA DE SOCIOLOGIA DA USP, SÃO PAULO - SP, V. 15, N.1, P. 05-20, 2003.\r\n ◀MORAES, A. C.. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRE O BALANÇO E O RELATO. TEMPO SOCIAL. REVISTA DE SOCIOLOGIA DA USP, SÃO PAULO - SP, ▶ \r\n _____. “DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA MÉDIA BRASILEIRA”. IN. A SOCIOLOGIA VAI À ESCOLA: HISTÓRIA, ENSINO E DOCÊNCIA. RIO DE JANEIRO: QUARTELET: FAPERJ, 2009. (PÁG. 19-29)\r\n ◀_____. “DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA MÉDIA BRASILEIRA”. IN. A SOCIOLOGIA VAI À ESCOLA: HISTÓRIA, ENSINO E DOCÊNCIA. RIO DE JAN ▶ \r\n _____. CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: CURRÍCULO, MERCADO E FORMAÇÃO DOCENTE. PERSPECTIVA. FLORIANÓPOLIS, V. 35, Nº 01, P. 17-32, JAN/MAR. 2017\r\n \r\n OLIVEIRA, AMURABI. OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA ANTE SUA EXPANSÃO EM NÍVEL NACIONAL. IN. CARVALHO FILHO, J.; SOUZA FILHO, B.(ORGS.) SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. SÃO LUÍS: EDUFMA. 2018. \r\n ◀OLIVEIRA, AMURABI. OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA ANTE SUA EXPANSÃO EM NÍVEL NACIONAL. IN. CARVALHO FILHO, J.; SOUZA FILHO, B.(ORGS.) ▶ \r\n UNIFAL-MG. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – LICENCIATURA – UNIFAL-MG. DISPONÍVEL EM: HTTP://ACADEMICO.UNIFAL-MG.EDU.BR/SITECURSO/ARQUIVOSITECURSO.PHP?ARQUIVOID=397. ACESSO EM 26 JAN 2020. ◀UNIFAL-MG. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – LICENCIATURA – UNIFAL-MG. DISPONÍVEL EM: HTTP://ACADEMICO.UNIFAL-MG.EDU.BR/SITECURSO/ARQUIVOSITECUR ▶ """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: Políticas públicas e a formação docente em ciências sociais: Limites e possibilidades" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FLEXIBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, FUNDAMENTALISMO DA PRÁTICA, BNC-FORMAÇÃO, DIRETRIZES CURRICULARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA116_ID197_21032021194303.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA ALEXANDRINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVA" "autor_email" => "j.alexandrina@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL - MG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 75601 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 92 "inscrito_id" => 197 "titulo" => "DESLOCAMENTOS E RESSIGNIFICAÇÕES DA DIMENSÃO PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS A PARTIR DA BNC-FORMAÇÃO" "resumo" => """ JOSEFA ALEXANDRINA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS, DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA USP, BRANCA, FEMININA, ALFENAS – MG.\r\n \r\n ESSA COMUNICAÇÃO DISCUTE A FORMAÇÃO DE DOCENTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS ENFOCANDO OS RETROCESSOS TRAZIDOS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E BNC-FORMAÇÃO, INSTITUÍDAS EM 2019. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL. NA PRIMEIRA PARTE RESGATA O DEBATE ACADÊMICO SOBRE OS MODELOS FORMATIVOS DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS QUE TENDERAM A PRIVILEGIAR A FORMAÇÃO TEÓRICA EM DETRIMENTO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E PRÁTICA. EM SEGUIDA, POR MEIO DA ANÁLISE DOCUMENTAL, DISCUTE COMO O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG, CONSIDERADO REFERÊNCIA POR POSSIBILITAR DESDE O INÍCIO DA FORMAÇÃO, PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO ARTICULADAS COM FORMAÇÃO TEÓRICA E PESQUISA. NA PARTE FINAL, APONTA OS LIMITES QUE AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E A BNC-FORMAÇÃO TRAZEM PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES AO IMPOR UM FUNDAMENTALISMO DA PRÁTICA COM A FLEXIBILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA. 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NAQUELE CONTEXTO, A FORMAÇÃO DE LICENCIADOS OCUPAVA UM LUGAR SECUNDÁRIO, DIANTE DA REDUZIDA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA, FAZENDO COM QUE A FORMAÇÃO NÃO FOSSE PROBLEMATIZADA. \r\n ◀A PUBLICAÇÃO DO ARTIGO “LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRE O BALANÇO E O RELATO”, DO PROFESSOR AMAURY CESAR MORAES (2003) INICIOU ▶ ENTRE O TEXTO SEMINAL DE MORAES (2003) E OS DIAS DE HOJE, MUITAS MUDANÇAS OCORRERAM NO CAMPO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA. O PRIMEIRO DELES, É QUE A DISCIPLINA ESCOLAR SE TORNOU OBRIGATÓRIA A PARTIR DE 2008 AMPLIANDO CONSIDERAVELMENTE A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ALÉM DISSO, O REUNI CRIADO EM 2007 E O PIBID, INSTITUÍDO EM 2010, POSSIBILITARAM A AMPLIAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.\r\n ◀ENTRE O TEXTO SEMINAL DE MORAES (2003) E OS DIAS DE HOJE, MUITAS MUDANÇAS OCORRERAM NO CAMPO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA. 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NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É COMPREENDER E ANALISAR AS REPERCUSSÕES DESSAS DIRETRIZES NA FORMAÇÃO INICIAL DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS E PROBLEMATIZAR EM QUE MEDIDA AS NORMATIZAÇÕES PÓS-GOLPE BUSCAM IMPRIMIR MUDANÇAS NO PAPEL DOS PROFESSORES NO SISTEMA EDUCACIONAL. \r\n ◀ISTO POSTO, O OBJETO DE ANÁLISE NESSA COMUNICAÇÃO SÃO AS MUDANÇAS ESTABELECIDAS PELAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES D ▶ PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DO ESTUDO FOI REALIZADO UM LEVAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS ESTUDOS QUE DISCUTEM AS PARTICULARIDADES DA FORMAÇÃO INICIAL DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS. OS ESTUDOS DE HANDFAS (2009; 2012), MORAES (2003; 2009; 2013; 2017; 2018) E OLIVEIRA (2018) IDENTIFICARAM DESEQUILÍBRIO NA FORMAÇÃO, COM DISPARIDADE ENTRE O NÚMERO DE DISCIPLINAS TEÓRICAS E AS DISCIPLINAS PRÁTICAS, COMO TAMBÉM NA DESARTICULAÇÃO ENTRE ELAS, O QUE DIFICULTA A COMPREENSÃO DOS DESAFIOS CONCRETOS POSTOS EM SALA DE AULA. ALÉM DISSO, INDICAVAM UMA TENDÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DOS CURSOS PARA A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES A PARTIR DE ESTRUTURAS CURRICULARES QUE BUSCAVAM REDUZIR A LICENCIATURA ÀS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS E ESTÁGIO, GERANDO DESEQUILÍBRIO ENTRE O NÚMERO DE DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO TEÓRICA E AS ATIVIDADES PRÁTICAS.\r\n ◀PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DO ESTUDO FOI REALIZADO UM LEVAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOS ESTUDOS QUE DISCUTEM AS PARTICULARIDADES DA FORMAÇÃO INICIAL DAS LICENCIATURAS ▶ A PARTIR DAS REFLEXÕES ACUMULADAS SOBRE OS DILEMAS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DAS NORMATIZAÇÕES E UM INTENSO DEBATE COM O CORPO DOCENTE, DISCENTES E PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DA REGIÃO, O CURSO DE LICENCIATURA DA UNIFAL-MG IMPLANTOU UM NOVO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO EM 2020 NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. DE FORMA CONCISA, O NOVO PROJETO BUSCA OFERECER MAIOR EQUILÍBRIO ENTRE AS DISCIPLINAS E INTEGRAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, PEDAGÓGICOS E A PRÁTICA, DE TAL FORMA QUE HABILITE OS LICENCIANDOS AO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE E DA EXPERIMENTAÇÃO DESDE O INÍCIO DA FORMAÇÃO, ALÉM DE UM ENFOQUE NA FORMAÇÃO PARA A PESQUISA.\r\n ◀A PARTIR DAS REFLEXÕES ACUMULADAS SOBRE OS DILEMAS E SINGULARIDADES DA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DAS NORMATIZAÇ ▶ TODAVIA, LOGO APÓS A APROVAÇÃO DO PPC DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIFAL-MG EM 2019, FOI INSTITUÍDA PELO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E BNC-FORMAÇÃO, QUE POSSUEM COMO REFERÊNCIA A BNCC. \r\n ◀TODAVIA, LOGO APÓS A APROVAÇÃO DO PPC DO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIFAL-MG EM 2019, FOI INSTITUÍDA PELO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, AS DIRETRIZES CURRICULAR ▶ A ANÁLISE DOCUMENTAL DAS NOVAS DIRETRIZES INDICA UMA DESLOCAMENTO DAS LICENCIATURAS PARA UM EXTREMO EM QUE A FORMAÇÃO TEÓRICA É MINIMIZADA E SE ESTABELECE UM FUNDAMENTALISMO DA PRÁTICA. A EXCESSIVA VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS ROMPEM COM A PERSPECTIVA DE ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE.\r\n ◀A ANÁLISE DOCUMENTAL DAS NOVAS DIRETRIZES INDICA UMA DESLOCAMENTO DAS LICENCIATURAS PARA UM EXTREMO EM QUE A FORMAÇÃO TEÓRICA É MINIMIZADA E SE ESTABELECE UM FU ▶ NA NOVILÍNGUA DA REFORMA EM CURSO, AS COMPETÊNCIAS SIGNIFICAM O “SABER FAZER” E PRESSUPÕE QUE O CONHECIMENTO COMO PRODUÇÃO HISTÓRICA DA HUMANIDADE SÓ TEM SENTIDO QUANDO POSSUI UMA “UTILIDADE PRÁTICA”. INICIALMENTE A BNC-FORMAÇÃO, EQUIPARA AS “COMPETÊNCIAS GERAIS” A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS LICENCIANDOS ÀQUELAS QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E CONSTAM NA BNCC, ASSIM COMO AS APRENDIZAGENS BÁSICAS. \r\n ◀ NA NOVILÍNGUA DA REFORMA EM CURSO, AS COMPETÊNCIAS SIGNIFICAM O “SABER FAZER” E PRESSUPÕE QUE O CONHECIMENTO COMO PRODUÇÃO HISTÓRICA DA HUMANIDADE SÓ TEM SENTI ▶ AS DIRETRIZES CURRICULARES TRAZEM PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES UMA CONSIDERÁVEL PREPARAÇÃO PRÁTICA. EVIDENCIANDO UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO COM REBAIXAMENTO DA REFLEXÃO TEÓRICA, TRANSFORMANDO A PRÁTICA DO PROFESSOR COMO A DE UM TÉCNICO QUE EXECUTA PACOTES EDUCACIONAIS E AVALIAÇÕES ESTABELECIDOS FORA DO AMBIENTE ESCOLAR. \r\n ◀AS DIRETRIZES CURRICULARES TRAZEM PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES UMA CONSIDERÁVEL PREPARAÇÃO PRÁTICA. EVIDENCIANDO UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO COM REBA ▶ A DEFESA RÍGIDA DO “SABER FAZER” QUE CONSIDERA A EDUCAÇÃO COMO ATIVIDADE TÉCNICA E MINIMIZA O LUGAR DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NÃO É APROPRIADA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. COMO ANALISOU HANDFAS (2009 P. 190) É NECESSÁRIO “COMPREENDER QUE SE TRATA DE TRANSITAR NO TERRENO DA CIÊNCIA, COMO PRESSUPOSTO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE”, POIS NAS CIÊNCIAS SOCIAIS, O SENTIDO DO CONHECIMENTO É A COMPREENSÃO DA REALIDADE. \r\n ◀A DEFESA RÍGIDA DO “SABER FAZER” QUE CONSIDERA A EDUCAÇÃO COMO ATIVIDADE TÉCNICA E MINIMIZA O LUGAR DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NÃO É APROPRIADA PARA A FORMAÇÃO ▶ CONCLUI QUE O DESLOCAMENTO DA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA, PRECISA RETORNAR AO PONTO DE EQUILÍBRIO E RECONHECER O PENSAMENTO CIENTÍFICO COMO GUIA DAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. \r\n ◀CONCLUI QUE O DESLOCAMENTO DA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ENTRE FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA, PRECISA RETORNAR AO PONTO DE EQUILÍBRIO E RECONHECER O PENSAMENTO CIENT ▶ \r\n REFERÊNCIAS:\r\n \r\n \r\n BRASIL. RESOLUÇÃO CNE-CP Nº 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002. INSTITUI A DURAÇÃO E A CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, DE GRADUAÇÃO PLENA, DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM NÍVEL SUPERIOR. BRASÍLIA: CNE, 2002. DISPONÍVEL EM: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/DOCMAN/OUTUBRO-2020-PDF/159251-RCP002-02/FILE. ACESSO EM 10 MAR 2021. \r\n ◀BRASIL. RESOLUÇÃO CNE-CP Nº 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002. INSTITUI A DURAÇÃO E A CARGA HORÁRIA DOS CURSOS DE LICENCIATURA, DE GRADUAÇÃO PLENA, DE FORMAÇÃO DE P ▶ _____. PARECER CNE-CP Nº 02, DE 09 DE JUNHO DE 2015. INSTITUI DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. BRASÍLIA: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 09 DE JUNHO DE 2015.\r\n ◀_____. PARECER CNE-CP Nº 02, DE 09 DE JUNHO DE 2015. INSTITUI DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO MAGIST ▶ \r\n _____. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BRASÍLIA, 2019. DISPONÍVEL EM: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/DOCMAN/DEZEMBRO-2019-PDF/135951-RCP002-19/FILE. ACESSO EM 26 DEZ 2020.\r\n ◀_____. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BRASÍLIA, 2019. DISPONÍVEL EM: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/DOCMAN/DEZEMBRO-2019-PD ▶ \r\n GOMES, ELIAS EVANGELISTA. PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: UM OLHAR SOBRE A PROPOSTA DA UNIFAL-MG. REVISTA CADERNOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. CABECS, V.3, N. 2, P.72-94, 2019.\r\n ◀GOMES, ELIAS EVANGELISTA. PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: UM OLHAR SOBRE A PROPOSTA DA UNIFAL-MG. REVI ▶ \r\n GOODSON, IVOR. CONHECIMENTO E VIDA PROFISSIONAL: ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO E MUDANÇA. PORTO: PORTO EDITORA, 2008. \r\n \r\n HANDFAS, ANITA; TEIXEIRA, ROSANA. “A PRÁTICA DE ENSINO COMO RITO DE PASSAGEM E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO. IN. MEDIAÇÕES – REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, LONDRINA, VOL. 12 Nº 01 P. 131-142 (JAN/JUN. 2007)\r\n ◀HANDFAS, ANITA; TEIXEIRA, ROSANA. “A PRÁTICA DE ENSINO COMO RITO DE PASSAGEM E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO. IN. MEDIAÇÕES – REVISTA DE CIÊ ▶ \r\n _____. “FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE DIFERENTES MODELOS FORMATIVOS” IN. HANDFAS, ANITA; OLIVEIRA, LUIZ F. (ORGS.) A SOCIOLOGIA VAI À ESCOLA: HISTÓRIA, ENSINO E DOCÊNCIA. RIO DE JANEIRO: QUARTELET: FAPERJ, 2009. (PÁG. 187-196)\r\n ◀_____. “FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE DIFERENTES MODELOS FORMATIVOS” IN. HANDFAS, ANITA; OLIVEIRA, LUIZ F. (ORGS.) A SOCIOLOGIA VAI À E ▶ \r\n MORAES, A. C.. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRE O BALANÇO E O RELATO. TEMPO SOCIAL. REVISTA DE SOCIOLOGIA DA USP, SÃO PAULO - SP, V. 15, N.1, P. 05-20, 2003.\r\n ◀MORAES, A. C.. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRE O BALANÇO E O RELATO. TEMPO SOCIAL. REVISTA DE SOCIOLOGIA DA USP, SÃO PAULO - SP, ▶ \r\n _____. “DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA MÉDIA BRASILEIRA”. IN. A SOCIOLOGIA VAI À ESCOLA: HISTÓRIA, ENSINO E DOCÊNCIA. RIO DE JANEIRO: QUARTELET: FAPERJ, 2009. (PÁG. 19-29)\r\n ◀_____. “DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA MÉDIA BRASILEIRA”. IN. A SOCIOLOGIA VAI À ESCOLA: HISTÓRIA, ENSINO E DOCÊNCIA. RIO DE JAN ▶ \r\n _____. CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: CURRÍCULO, MERCADO E FORMAÇÃO DOCENTE. PERSPECTIVA. FLORIANÓPOLIS, V. 35, Nº 01, P. 17-32, JAN/MAR. 2017\r\n \r\n OLIVEIRA, AMURABI. OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA ANTE SUA EXPANSÃO EM NÍVEL NACIONAL. IN. CARVALHO FILHO, J.; SOUZA FILHO, B.(ORGS.) SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. SÃO LUÍS: EDUFMA. 2018. \r\n ◀OLIVEIRA, AMURABI. OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA ANTE SUA EXPANSÃO EM NÍVEL NACIONAL. IN. CARVALHO FILHO, J.; SOUZA FILHO, B.(ORGS.) ▶ \r\n UNIFAL-MG. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – LICENCIATURA – UNIFAL-MG. DISPONÍVEL EM: HTTP://ACADEMICO.UNIFAL-MG.EDU.BR/SITECURSO/ARQUIVOSITECURSO.PHP?ARQUIVOID=397. ACESSO EM 26 JAN 2020. ◀UNIFAL-MG. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – LICENCIATURA – UNIFAL-MG. DISPONÍVEL EM: HTTP://ACADEMICO.UNIFAL-MG.EDU.BR/SITECURSO/ARQUIVOSITECUR ▶ """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: Políticas públicas e a formação docente em ciências sociais: Limites e possibilidades" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FLEXIBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, FUNDAMENTALISMO DA PRÁTICA, BNC-FORMAÇÃO, DIRETRIZES CURRICULARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA116_ID197_21032021194303.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA ALEXANDRINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVA" "autor_email" => "j.alexandrina@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - UNIFAL - MG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }