ESTE TRABALHO TRATA DE PESQUISA QUE VEM SENDO DESENVOLVIDA NA PÓS-GRADUAÇÃO E QUE VISA ANALISAR SOCIOLOGICAMENTE A FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES E AS CONDIÇÕES OBJETIVAS DE TRABALHO DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA INSERIDOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO MARANHÃO, ALÉM DE IDENTIFICAR QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM COMO DOCENTES DE SOCIOLOGIA, A FIM DE TRAÇAR UM PERFIL DESTES QUANTO ÀS SEGUINTES VARIÁVEIS: SEXO, ESCOLARIDADE, TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS, FORMAÇÃO ACADÊMICA. O CAMPO DE PESQUISA ESTARÁ CENTRADO NAS ESCOLAS ESTADUAIS/PÚBLICAS DO MARANHÃO. ATUALMENTE AS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO POSSUEM 02 MODALIDADES DE ENSINO: A) ENSINO REGULAR E B) ENSINO INTEGRAL . PRETENDE-SE VERIFICAR O PROFESSOR DE SOCIOLOGIA NESSAS DIFERENTES MODALIDADES E COMO ESTE SE PERCEBE E PERCEBE SEU ESPAÇO E ATUAÇÃO COMO PROFESSOR. ALÉM DO PROCEDIMENTO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES TAIS COMO: BOUDIEU, CARREIRO, SANTOS, DUBAR, NOGUEIRA, CARVALHO FILHO, ENTRE OUTROS, UTILIZA-SE TAMBÉM OBSERVAÇÃO ETNOGRÁFICA, BEM COMO, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS.