ABORDAREMOS OS AVANÇOS E RECUOS NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA SOCIOLOGIA COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ DESDE A DÉCADA DE 1980 ATÉ 2021, ATRAVÉS DA ANÁLISE HISTÓRICA DA PRODUÇÃO LEGISLATIVA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM TORNO DE SUA IMPLEMENTAÇÃO. O OBJETIVO GERAL É ANALISAR O PERCURSO DA DISCIPLINA, CONSIDERANDO, EM PARTICULAR, A RUPTURA LEGAL OCORRIDA EM 2017 (LEI 13.415), QUE ESTABELECE, POR UM LADO, A POSSIBILIDADE DO ARBÍTRIO DAS SECRETARIAS DE ESTADO NA FORMULAÇÃO DOS CURRÍCULOS E, POR OUTRO, FIXA COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESCOLARES NA BNCC DO ENSINO MÉDIO. PRETENDE-SE, COM ISSO, COMPREENDER AS PECULIARIDADES DA CONDIÇÃO DA DISCIPLINA NO ESTADO DO PARANÁ. NOSSA HIPÓTESE É QUE, A DESPEITO DO ESTADO DO PARANÁ TER SE ANTECIPADO À LEI NACIONAL (LEI ESTADUAL 15.228/06) E TER AGENTES E INSTITUIÇÕES QUE FORAM PROTAGONISTAS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ATUALMENTE HÁ UMA GRANDE FRAGILIDADE CURRICULAR DA DISCIPLINA. OBSERVA-SE ISSO ESPECIALMENTE NA RECENTE REDUÇÃO DE AULAS DE SOCIOLOGIA NO ESTADO, INSTITUÍDA ATRAVÉS DA INSTRUÇÃO NORMATIVA 011/20 DA SEED. CONCLUÍMOS QUE, DEFENDENDO NOSSA HIPÓTESE, O PARANÁ SEGUE COMO EXEMPLO NA CONSOLIDAÇÃO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PORÉM, ÀS AVESSAS, OU SEJA, DESTA VEZ, COMO UMA REFERÊNCIA DE SUA FRAGILIZAÇÃO.