Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ETNOCONHECIMENTO E ENSINO DE CIÊNCIAS NAS DIRETRIZES PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO INDÍGENA DO MUNICÍPIO DE MANAUS

Palavra-chaves: ETNOCONHECIMENTO, EDUCAÇÃO INDÍGENA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ANÁLISE DE DISCURSO, Comunicação Oral (CO) GT 06: Diálogos de saberes tradicionais, populares e sociológicos na educação básica
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA BRASILEIRA TEM SOFRIDO MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS QUE APOIA A CAUSA INDÍGENA, TENDO ADQUIRIDO RECONHECIMENTO DE DIREITOS AO LONGO DOS TEMPOS, A EXEMPLO DOS INSERIDOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL DE 1996. NESSE PROCESSO DE VALORIZAÇÃO, O ETNOCONHECIMENTO MOSTRA-SE COMO PEÇA FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SOBREVIVÊNCIA DESTES GRUPOS. ESTE ESTUDO ANALISA DISCURSOS DAS DIRETRIZES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO MUNICÍPIO DE MANAUS, SOBRE O CONCEITO DE ETNOCONHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS, TENDO COMO APOIO TEÓRICO E METODOLÓGICO A ANÁLISE DE DISCURSO DE ORIGEM FRANCESA. COMO RESULTADO DE ANÁLISE, INFERE-SE QUE, APESAR DE NÃO EXPLICITAR O CONCEITO, O DOCUMENTO APRESENTA INTERDISCURSIVIDADE COM DISCURSOS RELACIONADOS AO ETNOCONHECIMENTO, EM UM SENTIDO AMPLO, E COM DOCUMENTOS OFICIAIS QUE EMBASAM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. A INTERDISCURSIVIDADE PRESENTE NO DOCUMENTO CONTRIBUI PARA APROFUNDAR DISCUSSÕES ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIA PARA AS COMUNIDADES INDÍGENAS, POSSIBILITANDO A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS APLICÁVEIS E PAUTADAS NAS NECESSIDADES DE CADA POVO.

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