Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E O ESTUDO DO CONCEITO DE CIDADANIA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PRODUTO EDUCACIONAL “TRILHA DA CIDADANIA”.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, CIDADANIA, ENSINO MÉDIO, OBJETO DE APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 14: O ensino de sociologia na educação básica e as metodologias ativas de aprendizagem
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75681
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 1040
    "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E O ESTUDO DO CONCEITO DE CIDADANIA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PRODUTO EDUCACIONAL “TRILHA DA CIDADANIA”."
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA QUALITATIVA DESENVOLVIDA DURANTE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNESP TEM COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A MELHORIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL E SE PROPÔS A ESTUDAR A HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL, DENTRO DO RECORTE TEMPORAL: PARECERES DE RUI BARBOSA ATÉ O CONTEXTO DA PRIMEIRA BNCC ENSINO MÉDIO. DEU ENFOQUE À ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO E O PNLD, E NA ANÁLISE DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CONTEÚDO: CIDADANIA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 3º ANO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO. APRESENTOU A REFLEXÃO SOBRE A SOCIOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA HUMANA BEM COMO DA SOCIOLOGIA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, DESENVOLVEU UM TRATAMENTO SOCIOLÓGICO PARA O CONCEITO DE CIDADANIA, NO QUAL APRESENTAMOS O CONCEITO: PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO CIDADÃO NA MATERIALIDADE DA SOCIEDADE DA QUAL ELE FAZ PARTE. POR FIM, APRESENTAMOS O OBJETO DE APRENDIZAGEM: TRILHA DA CIDADANIA, JOGO DIDÁTICO DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR COM ENSINO DE SOCIOLOGIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14: O ensino de sociologia na educação básica e as metodologias ativas de aprendizagem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, CIDADANIA, ENSINO MÉDIO, OBJETO DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA115_ID1040_30032021204432.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHEL GUSTAVO DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICHEL SILVA"
    "autor_email" => "professormichelalmeida@gm"
    "autor_ies" => "SEDUC-SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75681
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 1040
    "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E O ESTUDO DO CONCEITO DE CIDADANIA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PRODUTO EDUCACIONAL “TRILHA DA CIDADANIA”."
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA QUALITATIVA DESENVOLVIDA DURANTE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNESP TEM COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A MELHORIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL E SE PROPÔS A ESTUDAR A HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL, DENTRO DO RECORTE TEMPORAL: PARECERES DE RUI BARBOSA ATÉ O CONTEXTO DA PRIMEIRA BNCC ENSINO MÉDIO. DEU ENFOQUE À ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO E O PNLD, E NA ANÁLISE DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CONTEÚDO: CIDADANIA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 3º ANO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO. APRESENTOU A REFLEXÃO SOBRE A SOCIOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA HUMANA BEM COMO DA SOCIOLOGIA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, DESENVOLVEU UM TRATAMENTO SOCIOLÓGICO PARA O CONCEITO DE CIDADANIA, NO QUAL APRESENTAMOS O CONCEITO: PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO CIDADÃO NA MATERIALIDADE DA SOCIEDADE DA QUAL ELE FAZ PARTE. POR FIM, APRESENTAMOS O OBJETO DE APRENDIZAGEM: TRILHA DA CIDADANIA, JOGO DIDÁTICO DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR COM ENSINO DE SOCIOLOGIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14: O ensino de sociologia na educação básica e as metodologias ativas de aprendizagem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, CIDADANIA, ENSINO MÉDIO, OBJETO DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA115_ID1040_30032021204432.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHEL GUSTAVO DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICHEL SILVA"
    "autor_email" => "professormichelalmeida@gm"
    "autor_ies" => "SEDUC-SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A PRESENTE PESQUISA QUALITATIVA DESENVOLVIDA DURANTE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNESP TEM COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A MELHORIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL E SE PROPÔS A ESTUDAR A HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL, DENTRO DO RECORTE TEMPORAL: PARECERES DE RUI BARBOSA ATÉ O CONTEXTO DA PRIMEIRA BNCC ENSINO MÉDIO. DEU ENFOQUE À ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO E O PNLD, E NA ANÁLISE DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CONTEÚDO: CIDADANIA A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 3º ANO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO. APRESENTOU A REFLEXÃO SOBRE A SOCIOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA HUMANA BEM COMO DA SOCIOLOGIA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, DESENVOLVEU UM TRATAMENTO SOCIOLÓGICO PARA O CONCEITO DE CIDADANIA, NO QUAL APRESENTAMOS O CONCEITO: PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO CIDADÃO NA MATERIALIDADE DA SOCIEDADE DA QUAL ELE FAZ PARTE. POR FIM, APRESENTAMOS O OBJETO DE APRENDIZAGEM: TRILHA DA CIDADANIA, JOGO DIDÁTICO DESENVOLVIDO COM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR COM ENSINO DE SOCIOLOGIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Geraldo Graz

    Parabéns pelo trabalho!!!

    12/08/2022 21:55:23
  • MATHEUS CURY

    Pesquisa interessante, parabéns!

    02/07/2022 11:18:56
  • Julineide Aparecida Martins

    Excelente trabalho, gostei da pesquisa e da abordagem sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e o ensino de Sociologia.

    14/09/2021 21:43:21

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.