A CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DESENCADEOU DEBATES ACERTA DA PERMANÊNCIA E RETIRADA DE DISCIPLINAS DOS CURRÍCULOS ESCOLARES. DE MODO, QUE O DOCUMENTO DA BASE FOI CONSTRUÍDO E POSSÍVEIS NOVOS OLHARES CONTRIBUÍRAM PARA DESENVOLVER AS METAS E OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS. É NESSE MOVIMENTO QUE CONSTRUÍMOS O ARTIGO, COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR QUE MODELO SOCIOLÓGICO ENCONTRAMOS NO DOCUMENTO DA BNCC, PARA TAL COMPARAMOS E ANALISAMOS O TEXTO DO DOCUMENTO DA BNCC COM OUTROS DOCUMENTOS NACIONAIS NORTEADORES, COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN’S), ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO, DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO . NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO FOI CONSTRUÍDO TENDO COMO BASE OS TEXTOS DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS NACIONAIS, DE MODO QUE REALIZAMOS REVISÃO DOCUMENTAL E DE LITERATURA PARA DESENVOLVERMOS O DIALOGO ACERCA DOS DOCUMENTOS. O QUE ENCONTRAMOS NO DOCUMENTO DA BNCC É A REPLICA SOBRE O TRATAMENTO DE ESTUDOS SOCIOLÓGICOS QUE JÁ ENCONTRAMOS EM OUTROS DOCUMENTOS NACIONAIS NORTEADORES, COMO OS PCN’S, SENTIMOS A AUSÊNCIA DE SOCIÓLOGOS CONTEMPORÂNEOS E DEBATES ACERCA DE TEMAS QUE PODEM APROXIMAR OS ESTUDANTES COM A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA.