O TEMA DESTE PAINEL, VISA ENTENDER A TRAJETÓRIA DA SOCIOLOGIA NO CAP/UFAC, SEU CURRICULO, OS PROFISSIONAIS QUE LECIONARAM E A CONSOLIDAÇÃO DO SOCIÓLOGO COMO FIGURA CENTRAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. PENSAR A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO, É PARTIR DA DESCONSTRUÇÃO DE UM IMAGINÁRIO POPULAR QUE VÊ A DISCIPLINA COMO APENAS MAIS UM COMPONENTE DE ENSINO E CONSTRUIR UMA IMAGINAÇÃO E OLHAR SOCIOLÓGICO QUE DEVE SER DESNATURALIZADO. E CONSTRUIR SUA IMPORTÂNCIA DE ENSINO COMO CIÊNCIA VOLTADA PARA A SOCIEDADE E PARA AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, FEZ COM QUE A SOCIOLOGIA SE TORNASSE UMA DISCIPLINA IMPORTANTE NA GRADE DE ENSINO, POIS SUAS TEORIAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA ESSA DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR E PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO. E ESSA QUEBRA DE PARADIGMAS, FEZ E FAZ DA SOCIOLOGIA UMA DISCIPLINA QUE AO LONGO DE TEMPO SOFREU COM PROCESSOS DE INCLUSÃO, EXCLUSÃO, DILUIÇÃO E REINCLUSÃO NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DE ENSINO MÉDIO E FOI OBJETO DE ANÁLISE DE INÚMEROS PESQUISADORES DA ÁREA EDUCACIONAL. ESSE NORTE, É TEMA DESTE ENSAIO QUE VISA ENTENDER UM POUCO DA TRAJETÓRIA DA SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO ESCOLAR DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (CAP/UFAC), SUA INSERÇÃO NO CURRÍCULO NA DÉCADA DE 1990, OS CURRÍCULOS TRABALHADOS, OS PROFISSIONAIS QUE EXERCERAM A FUNÇÃO DE ENSINAR A DISCIPLINA E A CONSOLIDAÇÃO DO SOCIÓLOGO COMO FIGURA CENTRAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CAP.