ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E
POSSIBILIDADES NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75624 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 606 "titulo" => """ ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E\r\n POSSIBILIDADES NO ENSINO DE SOCIOLOGIA """ "resumo" => "O ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) COMEÇOU A SER DEBATIDO NA VIRADA PARA SÉCULO XXI E FOI CONCEBIDO COMO UM MODELO OPTATIVO E COMPLEMENTAR AO ENSINO TRADICIONAL PRESENCIAL. TAL METODOLOGIA FICOU MAIS CONHECIDA E DIFUNDIDA PELA PANDEMIA DA COVID-19. NESSE CONTEXTO, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS E A INTRODUÇÃO DO ENSINO REMOTO FOI NECESSÁRIA. AS AULAS PASSARAM A CONTAR COM O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). DIANTE DA IMPOSSIBILIDADE DA REALIZAÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS, PROFESSORES/AS SE REINVENTARAM E SE ADAPTARAM AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INERENTES AO ENSINO REMOTO, EM QUE MUITOS NÃO ERAM ACOSTUMADOS OU SABIAM FAZER USO DE TAIS FERRAMENTAS. DESTARTE, FAZ-SE NECESSÁRIO PESQUISAR SOBRE A TEMÁTICA EM TELA E TODAS AS DISCUSSÕES QUE A ENVOLVEM. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR E EXPOR INDICADORES QUALITATIVOS ACERCA DE METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ALUNOS/AS E DE ALGUNS PROFESSORES/AS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E DO CEARÁ (ARQUÉTIPOS DE EDUCAÇÃO DISTINTOS), AS EXPERIÊNCIAS DESTES ATORES COM O ENSINO REMOTO, ANALISANDO PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. A PESQUISA QUALITATIVA É REALIZADA DE FORMA REMOTA, UTILIZANDO AS PLATAFORMAS GOOGLE FORMS E O MENTIMETER COMO DISPOSITIVOS DE COLETA E ARMAZENAMENTO DE DADOS PARA AS QUESTÕES DESTINADAS A ALUNOS E PROFESSORES COM O INTUITO DE EVIDENCIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. A PESQUISA TEVE INÍCIO EM FEVEREIRO DE 2021 E ESTÁ EM SUA FASE INICIAL. NO QUE SE REFERE ÀS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, OS QUESTINONÁRIOS SERÃO ENVIADOS DE FORMA VIRTUAL PARA ALUNOS/AS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS NAS CIDADES DE MOSSORÓ/RN, APODI/RN E ARACATI/CE, PARA QUE, POR MEIO DA REFERIDA AMOSTRAGEM, SEJA POSSÍVEL FAZER UMA ANÁLISE E PROFERIR OS RESULTADOS DO PRESENTE ESTUDO. NO DECORRER DA PESQUISA, AINDA INCIPIENTE, AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS POR ALGUNS DOCENTES DEMONSTRAM QUE O RENDIMENTO DOS DISCENTES TIVERAM UM DECLÍNIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM A INTRODUÇÃO DO ENSINO REMOTO E A CONSEQUENTE UTILIZAÇÃO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS E ATIVIDADES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PANDEMIA, METODOLOGIAS, SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID606_22032021152253.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMYKSON SUEVY RIBEIRO SILVA" "autor_nome_curto" => "EMYKSON" "autor_email" => "emykson.edu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75624 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 606 "titulo" => """ ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E\r\n POSSIBILIDADES NO ENSINO DE SOCIOLOGIA """ "resumo" => "O ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) COMEÇOU A SER DEBATIDO NA VIRADA PARA SÉCULO XXI E FOI CONCEBIDO COMO UM MODELO OPTATIVO E COMPLEMENTAR AO ENSINO TRADICIONAL PRESENCIAL. TAL METODOLOGIA FICOU MAIS CONHECIDA E DIFUNDIDA PELA PANDEMIA DA COVID-19. NESSE CONTEXTO, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS E A INTRODUÇÃO DO ENSINO REMOTO FOI NECESSÁRIA. AS AULAS PASSARAM A CONTAR COM O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). DIANTE DA IMPOSSIBILIDADE DA REALIZAÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS, PROFESSORES/AS SE REINVENTARAM E SE ADAPTARAM AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INERENTES AO ENSINO REMOTO, EM QUE MUITOS NÃO ERAM ACOSTUMADOS OU SABIAM FAZER USO DE TAIS FERRAMENTAS. DESTARTE, FAZ-SE NECESSÁRIO PESQUISAR SOBRE A TEMÁTICA EM TELA E TODAS AS DISCUSSÕES QUE A ENVOLVEM. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR E EXPOR INDICADORES QUALITATIVOS ACERCA DE METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ALUNOS/AS E DE ALGUNS PROFESSORES/AS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E DO CEARÁ (ARQUÉTIPOS DE EDUCAÇÃO DISTINTOS), AS EXPERIÊNCIAS DESTES ATORES COM O ENSINO REMOTO, ANALISANDO PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. A PESQUISA QUALITATIVA É REALIZADA DE FORMA REMOTA, UTILIZANDO AS PLATAFORMAS GOOGLE FORMS E O MENTIMETER COMO DISPOSITIVOS DE COLETA E ARMAZENAMENTO DE DADOS PARA AS QUESTÕES DESTINADAS A ALUNOS E PROFESSORES COM O INTUITO DE EVIDENCIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. A PESQUISA TEVE INÍCIO EM FEVEREIRO DE 2021 E ESTÁ EM SUA FASE INICIAL. NO QUE SE REFERE ÀS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, OS QUESTINONÁRIOS SERÃO ENVIADOS DE FORMA VIRTUAL PARA ALUNOS/AS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS NAS CIDADES DE MOSSORÓ/RN, APODI/RN E ARACATI/CE, PARA QUE, POR MEIO DA REFERIDA AMOSTRAGEM, SEJA POSSÍVEL FAZER UMA ANÁLISE E PROFERIR OS RESULTADOS DO PRESENTE ESTUDO. NO DECORRER DA PESQUISA, AINDA INCIPIENTE, AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS POR ALGUNS DOCENTES DEMONSTRAM QUE O RENDIMENTO DOS DISCENTES TIVERAM UM DECLÍNIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM A INTRODUÇÃO DO ENSINO REMOTO E A CONSEQUENTE UTILIZAÇÃO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS E ATIVIDADES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, PANDEMIA, METODOLOGIAS, SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID606_22032021152253.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMYKSON SUEVY RIBEIRO SILVA" "autor_nome_curto" => "EMYKSON" "autor_email" => "emykson.edu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }