O ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) COMEÇOU A SER DEBATIDO NA VIRADA PARA SÉCULO XXI E FOI CONCEBIDO COMO UM MODELO OPTATIVO E COMPLEMENTAR AO ENSINO TRADICIONAL PRESENCIAL. TAL METODOLOGIA FICOU MAIS CONHECIDA E DIFUNDIDA PELA PANDEMIA DA COVID-19. NESSE CONTEXTO, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS E A INTRODUÇÃO DO ENSINO REMOTO FOI NECESSÁRIA. AS AULAS PASSARAM A CONTAR COM O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). DIANTE DA IMPOSSIBILIDADE DA REALIZAÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS, PROFESSORES/AS SE REINVENTARAM E SE ADAPTARAM AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS INERENTES AO ENSINO REMOTO, EM QUE MUITOS NÃO ERAM ACOSTUMADOS OU SABIAM FAZER USO DE TAIS FERRAMENTAS. DESTARTE, FAZ-SE NECESSÁRIO PESQUISAR SOBRE A TEMÁTICA EM TELA E TODAS AS DISCUSSÕES QUE A ENVOLVEM. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR E EXPOR INDICADORES QUALITATIVOS ACERCA DE METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA, ANALISANDO, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ALUNOS/AS E DE ALGUNS PROFESSORES/AS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E DO CEARÁ (ARQUÉTIPOS DE EDUCAÇÃO DISTINTOS), AS EXPERIÊNCIAS DESTES ATORES COM O ENSINO REMOTO, ANALISANDO PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSA MODALIDADE DE ENSINO. A PESQUISA QUALITATIVA É REALIZADA DE FORMA REMOTA, UTILIZANDO AS PLATAFORMAS GOOGLE FORMS E O MENTIMETER COMO DISPOSITIVOS DE COLETA E ARMAZENAMENTO DE DADOS PARA AS QUESTÕES DESTINADAS A ALUNOS E PROFESSORES COM O INTUITO DE EVIDENCIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA. A PESQUISA TEVE INÍCIO EM FEVEREIRO DE 2021 E ESTÁ EM SUA FASE INICIAL. NO QUE SE REFERE ÀS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, OS QUESTINONÁRIOS SERÃO ENVIADOS DE FORMA VIRTUAL PARA ALUNOS/AS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS NAS CIDADES DE MOSSORÓ/RN, APODI/RN E ARACATI/CE, PARA QUE, POR MEIO DA REFERIDA AMOSTRAGEM, SEJA POSSÍVEL FAZER UMA ANÁLISE E PROFERIR OS RESULTADOS DO PRESENTE ESTUDO. NO DECORRER DA PESQUISA, AINDA INCIPIENTE, AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS POR ALGUNS DOCENTES DEMONSTRAM QUE O RENDIMENTO DOS DISCENTES TIVERAM UM DECLÍNIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM A INTRODUÇÃO DO ENSINO REMOTO E A CONSEQUENTE UTILIZAÇÃO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE AULAS E ATIVIDADES.