ESSE TRABALHO PARTE DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO NA ÁREA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA, CONTEMPLANDO A DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A REFERIDA DISCIPLINA E A REDAÇÃO, REFORÇA-SE QUE A PESQUISA JÁ INICIADA, BUSCA COMPREENDER A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA ESCRITA E ARGUMENTAÇÃO TEXTUAL DA PRODUÇÃO TEXTUAL, EXIGIDA PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, COMO REQUISITO DE UMA DAS NOTAS QUE CORROBORA PARA A INSERÇÃO DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS NAS UNIVERSIDADES. RESSALTA-SE QUE A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EM SALA DE AULA JÁ VEM REALIZANDO, ATRAVÉS DE SEUS PROFESSORES, ABORDAGENS QUE DESPERTAM NOS ESTUDANTES ESSE DESEJO DE ESCRITA, ATRAVÉS DE AÇÕES DIDÁTICAS COMO LEITURAS, DEBATES E PRODUÇÃO TEXTUAL QUE CONTRIBUEM, ASSIM, PARA APRIMORAR A SUA HABILIDADE ARGUMENTATIVA. COMO METODOLOGIA ESTAMOS UTILIZANDO UM PROJETO DE INTERVENÇÃO, QUE DIALOGA COM A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, ATRAVÉS DE AULAS INTERDISCIPLINARES, COM OBJETIVAM A DISCUSSÃO SOBRE A TEMÁTICA E A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM SOCIOLÓGICA UTILIZADA PELOS ESTUDANTES NAS SUAS PRODUÇÕES TEXTUAIS, RESSALTA-SE QUE A PROPOSTA DO PROJETO, DIALOGA COM OS OBJETIVOS CONTEMPLADOS PELA PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE DA BNCC(2018). COMO REFERÊNCIAS TEÓRICAS UTILIZAMOS OS DOCUMENTOS ORIENTADORES TAIS COMO A LEI 11.684, BNCC (2018), PEIXOTO (2013) E KULESSA (2017). OS RESULTADOS DA PESQUISA AINDA ESTÃO EM CONSTRUÇÃO, EM DECORRÊNCIA DA APLICAÇÃO DO PROJETO.