A IMAGEM ASSUME CONTEMPORANEAMENTE UM STATUS DE CÓDIGO SOCIAL QUASE SOBERANO. A INDÚSTRIA CULTURAL E AS REDES SOCIAIS QUE A POSSUEM COMO MATÉRIA PRIMA PARA REALIZAR SEUS OBJETIVOS, FORTALECEM ESSE QUADRO E EM ESPECIAL, ESSE CONTEXTO PANDÊMICO AGLUTINOU E REPRODUZ SOCIABILIDADES UTILIZANDO-SE DELAS DIGITALMENTE. NESSE SENTIDO, A SOCIOLOGIA COMO UMA CIÊNCIA QUE OBSERVA E REFLETE OS FATOS NO MUNDO SOCIAL, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES, PROBLEMATIZA O USO DA IMAGEM COMO MEIO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO, JUNTO À CRÍTICA DIANTE A UMA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO (JAPPE, 1999). DESSE MODO, CONCORDAMOS COM A NOÇÃO DESTA COMO OBJETO DE CONHECIMENTO POSSÍVEL PARA FORMULAR PROBLEMATIZAÇÕES ESTABELECENDO HIPÓTESES ALÉM DAQUILO QUE REPRESENTA OU INTERMEDIA, SOBRETUDO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. (CARLOS, J. E.; ALCANTARA, R. R. V., 2017). NESSE SENTIDO, OBJETIVAMOS COM NOSSO PROJETO VISUALIZAR SUAS CARACTERÍSTICAS COMUNICATIVAS, SUAS APURAÇÕES E PROBLEMATIZAR OS RECURSOS HUMANOS ESPECIALIZADOS NO EXERCÍCIO TEMÁTICO NA CONSTATAÇÃO VISUAL DA PRÁTICA SOCIAL, COM POSSIBILIDADE VIÁVEL A SEREM APLICADOS NO ENSINO. O TRABALHO AQUI APRESENTADO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE REUNIÕES SEMANAIS COM O ORIENTADOR PROF. DR. GILMAR SANTANA, POR MEIO DE PLATAFORMAS DE VIDEOCONFERÊNCIAS, COM O INTUITO DE LEVANTAR QUESTÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA, INFLUÊNCIA E USO DA IMAGEM NA SOCIOLOGIA JUNTO À EDUCAÇÃO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA COMPREENSÃO, UTILIZAMOS LEITURAS DE LIVROS QUE POSSUEM DEBATES ESTRUTURANTES SOB DIFERENTES ABORDAGENS METODOLÓGICAS QUE DIALOGAM COM, OU SOBRE, A IMAGEM NA SOCIEDADE. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE ABARCOU TEMÁTICAS SOBRE: O IMAGINÁRIO (LAPLANTINE, TRINDADE, 1996), A IMAGEM (AUMONT, 1993) E A ESTÉTICA (VÁZQUEZ, 1999), GEROU COMO RESULTADO DA PRIMEIRA PARTE DA PESQUISA, UMA CARTILHA SOB O TÍTULO PRESSUPOSTOS DA IMAGEM: DISCUSSÕES INICIAIS SOBRE O IMAGÉTICO, PENSADA E CONCEBIDA NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA PARA SER UM MATERIAL DIDÁTICO, CONTENDO RESENHAS CRÍTICAS DESTES TRABALHOS, SEUS RESPECTIVOS MAPAS MENTAIS, PROPOSTAS DE QUESTÕES E DINÂMICAS DE GRUPO COM A IMAGEM. NELA TAMBÉM CONSTAM A TRANSCRIÇÃO DOS DEBATES DO WEBNÁRIO QUE PROMOVEMOS: IMAGEM E EDUCAÇÃO – PERSPECTIVAS DIALÓGICAS NAS HUMANIDADES. ESSE SUBSÍDIO CONTENDO IMAGENS E TEXTOS BUSCA AUXILIAR NO APRENDIZADO DAS TEMÁTICAS DE SOCIOLOGIA, TANTO NO ENSINO MÉDIO COMO NO SUPERIOR; A FIM DE CONTRIBUIR DIRETAMENTE NA PROPAGAÇÃO DA IMAGEM COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO. CONCOMITANTEMENTE, FIZEMOS RELAÇÕES COM OS TEXTOS DE MARTINS (2019), MACIEL (2013), BELTING (2014), JAPPE (1999) E CARLOS; ALCANTARA (2017) E JUNTO A OUTROS AUTORES EM TEMÁTICAS DIRETAMENTE LIGADAS À IMAGEM, PRODUZIMOS UM CATÁLOGO TEMÁTICO. DESSA MANEIRA, EM REUNIÕES SEMANAIS E COM A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONSTATAMOS A GRANDE PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O USO DA IMAGEM NA EDUCAÇÃO. VIMOS, ENTRETANTO, QUE NO TOCANTE À SOCIOLOGIA, ESSE CAMPO É TÍMIDO DE PRODUÇÕES E CARENTE DE MATERIAIS DIDÁTICOS. NESSE CENÁRIO, VISAMOS AUXILIAR DOCENTES DA SOCIOLOGIA E ÁREAS AFINS, NO MANUSEIO DA IMAGEM COMO OBJETO FONTE DE CONHECIMENTO E CONTRIBUIR/INCENTIVAR UMA EDUCAÇÃO QUE SEJA PAUTADA TAMBÉM NO VISUAL COM VISTAS EM DIMENSÕES SOCIAIS CRÍTICAS ACERCA DE SEU PAPEL DIALÓGICO E CULTURAL NO MUNDO ATUAL.