Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

LEITURA DA SOCIEDADE POR IMAGENS: O IMAGÉTICO COMO MATERIAL DIDÁTICO NA SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: IMAGEM, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, MATERIAL DIDÁTICO, SOCIOLOGIA DA VISUALIDADE, Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75605
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 852
    "titulo" => "LEITURA DA SOCIEDADE POR IMAGENS: O IMAGÉTICO COMO MATERIAL DIDÁTICO NA SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "A IMAGEM ASSUME CONTEMPORANEAMENTE UM STATUS DE CÓDIGO SOCIAL QUASE SOBERANO. A INDÚSTRIA CULTURAL E AS REDES SOCIAIS QUE A POSSUEM COMO MATÉRIA PRIMA PARA REALIZAR SEUS OBJETIVOS, FORTALECEM ESSE QUADRO E EM ESPECIAL, ESSE CONTEXTO PANDÊMICO AGLUTINOU E REPRODUZ SOCIABILIDADES UTILIZANDO-SE DELAS DIGITALMENTE. NESSE SENTIDO, A SOCIOLOGIA COMO UMA CIÊNCIA QUE OBSERVA E REFLETE OS FATOS NO MUNDO SOCIAL, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES, PROBLEMATIZA O USO DA IMAGEM COMO MEIO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO, JUNTO À CRÍTICA DIANTE A UMA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO (JAPPE, 1999). DESSE MODO, CONCORDAMOS COM A NOÇÃO DESTA COMO OBJETO DE CONHECIMENTO POSSÍVEL PARA FORMULAR PROBLEMATIZAÇÕES ESTABELECENDO HIPÓTESES ALÉM DAQUILO QUE REPRESENTA OU INTERMEDIA, SOBRETUDO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. (CARLOS, J. E.; ALCANTARA, R. R. V., 2017). NESSE SENTIDO, OBJETIVAMOS COM NOSSO PROJETO VISUALIZAR SUAS CARACTERÍSTICAS COMUNICATIVAS, SUAS APURAÇÕES E PROBLEMATIZAR OS RECURSOS HUMANOS ESPECIALIZADOS NO EXERCÍCIO TEMÁTICO NA CONSTATAÇÃO VISUAL DA PRÁTICA SOCIAL, COM POSSIBILIDADE VIÁVEL A SEREM APLICADOS NO ENSINO. O TRABALHO AQUI APRESENTADO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE REUNIÕES SEMANAIS COM O ORIENTADOR PROF. DR. GILMAR SANTANA, POR MEIO DE PLATAFORMAS DE VIDEOCONFERÊNCIAS, COM O INTUITO DE LEVANTAR QUESTÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA, INFLUÊNCIA E USO DA IMAGEM NA SOCIOLOGIA JUNTO À EDUCAÇÃO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA COMPREENSÃO, UTILIZAMOS LEITURAS DE LIVROS QUE POSSUEM DEBATES ESTRUTURANTES SOB DIFERENTES ABORDAGENS METODOLÓGICAS QUE DIALOGAM COM, OU SOBRE, A IMAGEM NA SOCIEDADE. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE ABARCOU TEMÁTICAS SOBRE: O IMAGINÁRIO (LAPLANTINE, TRINDADE, 1996), A IMAGEM (AUMONT, 1993) E A ESTÉTICA (VÁZQUEZ, 1999), GEROU COMO RESULTADO DA PRIMEIRA PARTE DA PESQUISA, UMA CARTILHA SOB O TÍTULO PRESSUPOSTOS DA IMAGEM: DISCUSSÕES INICIAIS SOBRE O IMAGÉTICO, PENSADA E CONCEBIDA NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA PARA SER UM MATERIAL DIDÁTICO, CONTENDO RESENHAS CRÍTICAS DESTES TRABALHOS, SEUS RESPECTIVOS MAPAS MENTAIS, PROPOSTAS DE QUESTÕES E DINÂMICAS DE GRUPO COM A IMAGEM. NELA TAMBÉM CONSTAM A TRANSCRIÇÃO DOS DEBATES DO WEBNÁRIO QUE PROMOVEMOS: IMAGEM E EDUCAÇÃO – PERSPECTIVAS DIALÓGICAS NAS HUMANIDADES. ESSE SUBSÍDIO CONTENDO IMAGENS E TEXTOS BUSCA AUXILIAR NO APRENDIZADO DAS TEMÁTICAS DE SOCIOLOGIA, TANTO NO ENSINO MÉDIO COMO NO SUPERIOR; A FIM DE CONTRIBUIR DIRETAMENTE NA PROPAGAÇÃO DA IMAGEM COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO. CONCOMITANTEMENTE, FIZEMOS RELAÇÕES COM OS TEXTOS DE MARTINS (2019), MACIEL (2013), BELTING (2014), JAPPE (1999) E CARLOS; ALCANTARA (2017) E JUNTO A OUTROS AUTORES EM TEMÁTICAS DIRETAMENTE LIGADAS À IMAGEM, PRODUZIMOS UM CATÁLOGO TEMÁTICO. DESSA MANEIRA, EM REUNIÕES SEMANAIS E COM A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONSTATAMOS A GRANDE PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O USO DA IMAGEM NA EDUCAÇÃO. VIMOS, ENTRETANTO, QUE NO TOCANTE À SOCIOLOGIA, ESSE CAMPO É TÍMIDO DE PRODUÇÕES E CARENTE DE MATERIAIS DIDÁTICOS. NESSE CENÁRIO, VISAMOS AUXILIAR DOCENTES DA SOCIOLOGIA E ÁREAS AFINS, NO MANUSEIO DA IMAGEM COMO OBJETO FONTE DE CONHECIMENTO E CONTRIBUIR/INCENTIVAR UMA EDUCAÇÃO QUE SEJA PAUTADA TAMBÉM NO VISUAL COM VISTAS EM DIMENSÕES SOCIAIS CRÍTICAS ACERCA DE SEU PAPEL DIALÓGICO E CULTURAL NO MUNDO ATUAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "IMAGEM, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, MATERIAL DIDÁTICO, SOCIOLOGIA DA VISUALIDADE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID852_22032021000223.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO ELIOBERG DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BERG"
    "autor_email" => "elioberg.oliver@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75605
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 852
    "titulo" => "LEITURA DA SOCIEDADE POR IMAGENS: O IMAGÉTICO COMO MATERIAL DIDÁTICO NA SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "A IMAGEM ASSUME CONTEMPORANEAMENTE UM STATUS DE CÓDIGO SOCIAL QUASE SOBERANO. A INDÚSTRIA CULTURAL E AS REDES SOCIAIS QUE A POSSUEM COMO MATÉRIA PRIMA PARA REALIZAR SEUS OBJETIVOS, FORTALECEM ESSE QUADRO E EM ESPECIAL, ESSE CONTEXTO PANDÊMICO AGLUTINOU E REPRODUZ SOCIABILIDADES UTILIZANDO-SE DELAS DIGITALMENTE. NESSE SENTIDO, A SOCIOLOGIA COMO UMA CIÊNCIA QUE OBSERVA E REFLETE OS FATOS NO MUNDO SOCIAL, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES, PROBLEMATIZA O USO DA IMAGEM COMO MEIO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO, JUNTO À CRÍTICA DIANTE A UMA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO (JAPPE, 1999). DESSE MODO, CONCORDAMOS COM A NOÇÃO DESTA COMO OBJETO DE CONHECIMENTO POSSÍVEL PARA FORMULAR PROBLEMATIZAÇÕES ESTABELECENDO HIPÓTESES ALÉM DAQUILO QUE REPRESENTA OU INTERMEDIA, SOBRETUDO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. (CARLOS, J. E.; ALCANTARA, R. R. V., 2017). NESSE SENTIDO, OBJETIVAMOS COM NOSSO PROJETO VISUALIZAR SUAS CARACTERÍSTICAS COMUNICATIVAS, SUAS APURAÇÕES E PROBLEMATIZAR OS RECURSOS HUMANOS ESPECIALIZADOS NO EXERCÍCIO TEMÁTICO NA CONSTATAÇÃO VISUAL DA PRÁTICA SOCIAL, COM POSSIBILIDADE VIÁVEL A SEREM APLICADOS NO ENSINO. O TRABALHO AQUI APRESENTADO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE REUNIÕES SEMANAIS COM O ORIENTADOR PROF. DR. GILMAR SANTANA, POR MEIO DE PLATAFORMAS DE VIDEOCONFERÊNCIAS, COM O INTUITO DE LEVANTAR QUESTÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA, INFLUÊNCIA E USO DA IMAGEM NA SOCIOLOGIA JUNTO À EDUCAÇÃO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA COMPREENSÃO, UTILIZAMOS LEITURAS DE LIVROS QUE POSSUEM DEBATES ESTRUTURANTES SOB DIFERENTES ABORDAGENS METODOLÓGICAS QUE DIALOGAM COM, OU SOBRE, A IMAGEM NA SOCIEDADE. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE ABARCOU TEMÁTICAS SOBRE: O IMAGINÁRIO (LAPLANTINE, TRINDADE, 1996), A IMAGEM (AUMONT, 1993) E A ESTÉTICA (VÁZQUEZ, 1999), GEROU COMO RESULTADO DA PRIMEIRA PARTE DA PESQUISA, UMA CARTILHA SOB O TÍTULO PRESSUPOSTOS DA IMAGEM: DISCUSSÕES INICIAIS SOBRE O IMAGÉTICO, PENSADA E CONCEBIDA NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA PARA SER UM MATERIAL DIDÁTICO, CONTENDO RESENHAS CRÍTICAS DESTES TRABALHOS, SEUS RESPECTIVOS MAPAS MENTAIS, PROPOSTAS DE QUESTÕES E DINÂMICAS DE GRUPO COM A IMAGEM. NELA TAMBÉM CONSTAM A TRANSCRIÇÃO DOS DEBATES DO WEBNÁRIO QUE PROMOVEMOS: IMAGEM E EDUCAÇÃO – PERSPECTIVAS DIALÓGICAS NAS HUMANIDADES. ESSE SUBSÍDIO CONTENDO IMAGENS E TEXTOS BUSCA AUXILIAR NO APRENDIZADO DAS TEMÁTICAS DE SOCIOLOGIA, TANTO NO ENSINO MÉDIO COMO NO SUPERIOR; A FIM DE CONTRIBUIR DIRETAMENTE NA PROPAGAÇÃO DA IMAGEM COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO. CONCOMITANTEMENTE, FIZEMOS RELAÇÕES COM OS TEXTOS DE MARTINS (2019), MACIEL (2013), BELTING (2014), JAPPE (1999) E CARLOS; ALCANTARA (2017) E JUNTO A OUTROS AUTORES EM TEMÁTICAS DIRETAMENTE LIGADAS À IMAGEM, PRODUZIMOS UM CATÁLOGO TEMÁTICO. DESSA MANEIRA, EM REUNIÕES SEMANAIS E COM A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONSTATAMOS A GRANDE PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O USO DA IMAGEM NA EDUCAÇÃO. VIMOS, ENTRETANTO, QUE NO TOCANTE À SOCIOLOGIA, ESSE CAMPO É TÍMIDO DE PRODUÇÕES E CARENTE DE MATERIAIS DIDÁTICOS. NESSE CENÁRIO, VISAMOS AUXILIAR DOCENTES DA SOCIOLOGIA E ÁREAS AFINS, NO MANUSEIO DA IMAGEM COMO OBJETO FONTE DE CONHECIMENTO E CONTRIBUIR/INCENTIVAR UMA EDUCAÇÃO QUE SEJA PAUTADA TAMBÉM NO VISUAL COM VISTAS EM DIMENSÕES SOCIAIS CRÍTICAS ACERCA DE SEU PAPEL DIALÓGICO E CULTURAL NO MUNDO ATUAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "IMAGEM, SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, MATERIAL DIDÁTICO, SOCIOLOGIA DA VISUALIDADE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID852_22032021000223.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO ELIOBERG DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BERG"
    "autor_email" => "elioberg.oliver@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A IMAGEM ASSUME CONTEMPORANEAMENTE UM STATUS DE CÓDIGO SOCIAL QUASE SOBERANO. A INDÚSTRIA CULTURAL E AS REDES SOCIAIS QUE A POSSUEM COMO MATÉRIA PRIMA PARA REALIZAR SEUS OBJETIVOS, FORTALECEM ESSE QUADRO E EM ESPECIAL, ESSE CONTEXTO PANDÊMICO AGLUTINOU E REPRODUZ SOCIABILIDADES UTILIZANDO-SE DELAS DIGITALMENTE. NESSE SENTIDO, A SOCIOLOGIA COMO UMA CIÊNCIA QUE OBSERVA E REFLETE OS FATOS NO MUNDO SOCIAL, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES, PROBLEMATIZA O USO DA IMAGEM COMO MEIO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO, JUNTO À CRÍTICA DIANTE A UMA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO (JAPPE, 1999). DESSE MODO, CONCORDAMOS COM A NOÇÃO DESTA COMO OBJETO DE CONHECIMENTO POSSÍVEL PARA FORMULAR PROBLEMATIZAÇÕES ESTABELECENDO HIPÓTESES ALÉM DAQUILO QUE REPRESENTA OU INTERMEDIA, SOBRETUDO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. (CARLOS, J. E.; ALCANTARA, R. R. V., 2017). NESSE SENTIDO, OBJETIVAMOS COM NOSSO PROJETO VISUALIZAR SUAS CARACTERÍSTICAS COMUNICATIVAS, SUAS APURAÇÕES E PROBLEMATIZAR OS RECURSOS HUMANOS ESPECIALIZADOS NO EXERCÍCIO TEMÁTICO NA CONSTATAÇÃO VISUAL DA PRÁTICA SOCIAL, COM POSSIBILIDADE VIÁVEL A SEREM APLICADOS NO ENSINO. O TRABALHO AQUI APRESENTADO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE REUNIÕES SEMANAIS COM O ORIENTADOR PROF. DR. GILMAR SANTANA, POR MEIO DE PLATAFORMAS DE VIDEOCONFERÊNCIAS, COM O INTUITO DE LEVANTAR QUESTÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA, INFLUÊNCIA E USO DA IMAGEM NA SOCIOLOGIA JUNTO À EDUCAÇÃO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA COMPREENSÃO, UTILIZAMOS LEITURAS DE LIVROS QUE POSSUEM DEBATES ESTRUTURANTES SOB DIFERENTES ABORDAGENS METODOLÓGICAS QUE DIALOGAM COM, OU SOBRE, A IMAGEM NA SOCIEDADE. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE ABARCOU TEMÁTICAS SOBRE: O IMAGINÁRIO (LAPLANTINE, TRINDADE, 1996), A IMAGEM (AUMONT, 1993) E A ESTÉTICA (VÁZQUEZ, 1999), GEROU COMO RESULTADO DA PRIMEIRA PARTE DA PESQUISA, UMA CARTILHA SOB O TÍTULO PRESSUPOSTOS DA IMAGEM: DISCUSSÕES INICIAIS SOBRE O IMAGÉTICO, PENSADA E CONCEBIDA NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA PARA SER UM MATERIAL DIDÁTICO, CONTENDO RESENHAS CRÍTICAS DESTES TRABALHOS, SEUS RESPECTIVOS MAPAS MENTAIS, PROPOSTAS DE QUESTÕES E DINÂMICAS DE GRUPO COM A IMAGEM. NELA TAMBÉM CONSTAM A TRANSCRIÇÃO DOS DEBATES DO WEBNÁRIO QUE PROMOVEMOS: IMAGEM E EDUCAÇÃO – PERSPECTIVAS DIALÓGICAS NAS HUMANIDADES. ESSE SUBSÍDIO CONTENDO IMAGENS E TEXTOS BUSCA AUXILIAR NO APRENDIZADO DAS TEMÁTICAS DE SOCIOLOGIA, TANTO NO ENSINO MÉDIO COMO NO SUPERIOR; A FIM DE CONTRIBUIR DIRETAMENTE NA PROPAGAÇÃO DA IMAGEM COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO. CONCOMITANTEMENTE, FIZEMOS RELAÇÕES COM OS TEXTOS DE MARTINS (2019), MACIEL (2013), BELTING (2014), JAPPE (1999) E CARLOS; ALCANTARA (2017) E JUNTO A OUTROS AUTORES EM TEMÁTICAS DIRETAMENTE LIGADAS À IMAGEM, PRODUZIMOS UM CATÁLOGO TEMÁTICO. DESSA MANEIRA, EM REUNIÕES SEMANAIS E COM A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONSTATAMOS A GRANDE PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O USO DA IMAGEM NA EDUCAÇÃO. VIMOS, ENTRETANTO, QUE NO TOCANTE À SOCIOLOGIA, ESSE CAMPO É TÍMIDO DE PRODUÇÕES E CARENTE DE MATERIAIS DIDÁTICOS. NESSE CENÁRIO, VISAMOS AUXILIAR DOCENTES DA SOCIOLOGIA E ÁREAS AFINS, NO MANUSEIO DA IMAGEM COMO OBJETO FONTE DE CONHECIMENTO E CONTRIBUIR/INCENTIVAR UMA EDUCAÇÃO QUE SEJA PAUTADA TAMBÉM NO VISUAL COM VISTAS EM DIMENSÕES SOCIAIS CRÍTICAS ACERCA DE SEU PAPEL DIALÓGICO E CULTURAL NO MUNDO ATUAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.