AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS (OCN), OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA (PCN), A LEI 10.639/03 E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS COLOCAM A PRÁTICA DO PROFESSOR ENQUANTO ATO REVOLUCIONÁRIO DEIXANDO DE LADO A IDEIA DO ENSINO CONTEUDISTA, MAS ABRINDO ESPAÇO PARA TRANSFORMAÇÃO PAULATINA DA REALIDADE ESCOLAR. DESSA FORMA, A PARTIR DE UM ASPECTO DA FORMAÇÃO INICIAL, QUE É A FORMAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS, DETERMINO O MEU UNIVERSO DE PESQUISA. ALÉM DISSO, DISCORRO A PARTIR DOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA A ORIENTAÇÃO DE PROFESSORES A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. OS DOCUMENTOS TRABALHADOS SÃO: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO; AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO; E OS PARÂMETROS ESTADUAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO. O OBJETIVO DO MEU TRABALHO É FAZER UM BREVE LEVANTAMENTO DOS PRINCIPAIS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E COMO ELES DÃO SUSTENTAÇÃO E BASE PARA TRABALHAR A DISCIPLINA SOCIOLOGIA COM UM OLHAR MAIS ATENDO AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS.