O APRENDIZADO PELA EXPERIÊNCIA E PELO ENGAJAMENTO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS TEM MARCADO OS DEBATES NO CAMPO DO ENSINO DESDE PELO MENOS O INÍCIO DO SÉCULO XX. ESSA IDEIA É O PANO DE FUNDO DO PRESENTE TRABALHO, QUE VISA REFLETIR SOBRE O USO DA PESQUISA CIENTÍFICA ENQUANTO FERRAMENTA DIDÁTICA. DITO DE FORMA ESPECÍFICA, ESTE TRABALHO SE PAUTA NA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA EXPERIÊNCIA DO ESTUDANTE NO PROCESSO DE APRENDIZADO E OS PRINCÍPIOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. SÃO SEUS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DISCUTIR OS POSSÍVEIS GANHOS EM TERMOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DO USO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; E APRESENTAR UMA IDEIA DESSE TIPO DE PRÁTICA A SER DESENVOLVIDA NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. PARA TANTO, O TRABALHO SE DEBRUÇA SOBRE A LITERATURA ACERCA DO CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DA CONEXÃO ENTRE PESQUISA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. FAZ-SE TAMBÉM UM LEVANTAMENTO E SISTEMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS INDEXADOS NAS BASES DE DADOS DISPONIBILIZADAS PELO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES/MEC QUE TRATEM DO USO DA PESQUISA EM SALA DE AULA. ESSA REVISÃO E DISCUSSÃO DA LITERATURA SERVEM DE BASE PARA A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE PRÁTICA A SER IMPLEMENTADA EM AULAS DE SOCIOLOGIA. A PESQUISA ENCONTROU POUCOS RELATOS DE USO DA PESQUISA NO ÂMBITO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. AINDA ASSIM, EXPERIÊNCIAS EM OUTRAS ÁREAS PODEM SER ÚTEIS PARA CONSTRUIR AS BASES DESSE TIPO DE PRÁTICA TAMBÉM NO CAMPO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA.