POR MEIO DA DISCIPLINA DE INSTRUMENTOS DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA NOS DEPARAMOS COM A TEMATIZAÇÃO DAS MODALIDADES DIFERENCIADAS DE ENSINO E COMO A SOCIOLOGIA PODERIA SER UMA CONTRIBUIÇÃO AOS DIREITOS DE DETERMINADAS POPULAÇÕES. NESTE TRABALHO VAMOS AMPLIAR ESTA PERSPECTIVA PARA A CONTRIBUIÇÃO E INTERVENÇÃO QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PODEM FAZER PELA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA EM INTERSECÇÃO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). PARA TANTO REUNIMOS AQUI QUATRO RELATOS DE EXPERIÊNCIA: AS DUAS PRIMEIRAS A RELATAR SÃO DUAS PROFESSORAS, MULHERES NEGRAS LÍDERES QUILOMBOLAS, QUE DIZEM SOBRE SEUS RESPECTIVOS PERCURSOS FORMATIVOS E TAMBÉM DE OUTRAS MULHERES DE SUA COMUNIDADE. O SEGUNDO TRATA-SE DA VIVÊNCIA DE ESTÁGIO NA EJA DE UMA LICENCIANDA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. POR FIM UM TERCEIRO RELATO, DE COLEGA DO MESMO CURSO CITADO, QUE COMO PROFESSORA QUE PODE ACOMPANHAR PROJETOS DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) JUNTO À COMUNIDADE QUILOMBOLA A QUE PERTENCEM AS LIDERANÇAS AQUI MENCIONADAS E DIZ DO IMPACTO DESTES PROJETOS NO CONTEXTO ESCOLAR E EM SUAS AÇÕES PEDAGÓGICAS. ESPERAMOS QUE ESTE TRABALHO POSSA CONTRIBUIR PARA OS PROPÓSITOS DE INTERVENÇÕES INSTITUCIONAIS PÚBICAS PARA AS POLÍTICAS DE REDISTRIBUIÇÃO E DE RECONHECIMENTO DE POPULAÇÕES QUILOMBOLAS.