O TRABALHO APRESENTA UM PROJETO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, OU SEJA, DA “TRANSFORMAÇÃO EM SABERES ESCOLARES” (MORAES E GUIMARÃES, 2010) DE CONHECIMENTOS DA DISCIPLINA ACADÊMICAS CONHECIDA COMO “SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA”, TAMBÉM SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DE “TRADUZIR EM SABERES ESCOLARES OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, QUE POTENCIALIZAM A FORMAÇÃO DESEJADA” (PERNAMBUCO, 2013). PARTINDO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA POR DOIS LICENCIANDOS QUE ATUAM COMO DOCENTES EM PROJETOS DISTINTOS DE PRÉ-VESTIBULARES ACADÊMICOS GRATUITOS PARA JOVENS EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO, ENTRE OS ANOS DE 2018 E 2020, É APRESENTADA A ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, EM ESPECIAL TURMAS DE TERCEIRO ANO, VOLTADAS PARA A TEMÁTICA DAS TEORIAS, CONCEITOS E ESTUDOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO E DO BRASIL POR MEIO DE AULÕES TEMÁTICOS DE “SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA”. PARA ISSO, SÃO UTILIZADOS OS AUTORES CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, COMO GILBERTO FREYRE, SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA, ROBERTO DAMATTA, FLORESTAN FERNANDES, CAIO PRADO JÚNIOR, CELSO FURTADO, DARCY RIBEIRO, ENTRE OUTROS, ASSIM COMO AUTORES, CONCEITOS E ASSUNTOS TRANSVERSAIS AOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ANTROPOLOGIA E ECONOMIA POLÍTICA APLICÁVEIS NO BRASIL (FRIORI, 2003; MARTINS, 1981; ORTIZ, 1988). PARTINDO DO SURGIMENTO DA DISCIPLINA NO BRASIL ATÉ O DESENVOLVIMENTO DAS TEORIAS E ANÁLISES CONTEMPORÂNEAS, BUSCOU-SE CONTEXTUALIZAR A RELAÇÃO ENTRE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, CONDIÇÕES E NECESSIDADES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E HISTÓRICAS DO PAÍS E DA AMÉRICA LATINA, APROXIMANDO A EXPOSIÇÃO AO MÁXIMO DA REALIDADE VIVENCIADA NO DIA A DIA POR ESTES ESTUDANTES, COMO PROPOSTO POR PAULO FREIRE (1997) E APROVEITANDO-SE DE SEUS ESQUEMAS DE CONHECIMENTOS PREVIAMENTE EXPERIMENTADAS. A ABORDAGEM VISA UM PANORAMA MAIS GERAL DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO BRASIL, ENFATIZANDO A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA E DIDÁTICA DE PRIORIZAR A APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS E NOÇÕES PARA ESTUDANTES DESTA FAIXA DE ESCOLARIZAÇÃO, EM PARALELO AO CONTEÚDO APRESENTADO NA ACADEMIA, QUE PRIORIZA A BIBLIOGRAFIA POR AUTORES. O OBJETIVO CENTRAL FOI ALCANÇAR A COMPREENSÃO DAS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICO-CULTURAIS DO MEIO SOCIAL PELAS INSTITUIÇÕES E SUJEITOS HISTORICAMENTE DINÂMICOS, ESTIMULANDO A COMPREENSÃO DOS EFEITOS DESSES FENÔMENOS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO, EXERCITANDO-SE ASSIM A POSTURA CRÍTICA-REFLEXIVA COM A REALIDADE A QUAL SE ENCONTRAM. ALGUNS DOS OBJETIVOS FORAM: APRESENTAR OS CONCEITOS CENTRAIS DOS AUTORES CITADOS; CONSIDERAR OS CONTEÚDOS COMO TRANS, MULTI E INTERDISCIPLINAR; ENTENDER A DINÂMICA DE PAÍSES “CENTRAIS E PERIFÉRICOS”, “DOMINANTES E DOMINADOS”, “EMERGENTES E DEPENDENTES”; EXPLORAR A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL; COMPREENDER AS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS DAS INSTITUIÇÕES E CONDIÇÕES MATERIAIS ECONÔMICAS DO PAÍS. O RELATO TAMBÉM FAZ CONSIDERAÇÕES QUANTO AOS RESULTADOS, DISCUSSÕES E O NÍVEL DE IMERSÃO NO CONTEÚDO ENTRE ESTUDANTES DOS DOIS PROJETOS, QUE CONSIDERARAM DE FUNDAMENTAL CONTRIBUIÇÃO NÃO APENAS PARA O ENTENDIMENTO DE FENÔMENOS SOCIAIS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO E DA AUTOPERCEPÇÃO DE SI NESSA REALIDADE, COMO A PROPOSTA INICIAL, MAS TAMBÉM PARA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS QUE VIERAM POSTERIORMENTE AOS AULÕES TEMÁTICOS E MAIOR ENVOLVIMENTO COM A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA.