Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

PIBID INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (2020-2021)

Palavra-chaves: PIBID, INTERDISCIPLINARIDADE, NOVO ENSINO MÉDIO, , Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75754
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 348
    "inscrito_id" => 1139
    "titulo" => "PIBID INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (2020-2021)"
    "resumo" => "O SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO ANO DE 2020-2021 TEM COMO TÍTULO DE TRABALHO “A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO EM HISTÓRIA E SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA”, INSPIRADA NA PROPOSIÇÃO DE AUTORES DA HISTÓRIA (PRATS, 2006) E DA SOCIOLOGIA (LAHIRE, 2013) QUE CONVERGEM NA PROPOSTA DO EXERCÍCIO DA PESQUISA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA CONHECER A FORMA COMO ESSAS CIÊNCIAS SE DEBRUÇAM SOBRE A REALIDADE HISTÓRICO-SOCIAL A PARTIR DA MOBILIZAÇÃO DE MÉTODOS, CONCEITOS E FONTES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO APLICADAS NO ÂMBITO DO NOVO ENSINO MÉDIO. NESSE RESUMO APRESENTAMOS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ATÉ ENTÃO ATRAVÉS DO PIBID COORDENADO POR CRISTIANE PORTELA E MARCELO CIGALES, PROFESSORES DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, RESPECTIVAMENTE. PARTICIPAM DO PROGRAMA VINTE LICENCIANDOS DA UNB, ALÉM DOS PROFESSORES PAULO STUMPF E BIBIANA ROSA, ATUANTES NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO ELEFANTE BRANCO (CEMEB), A ESCOLA CAMPO, LOCALIZADA NO DISTRITO FEDERAL.  NO NOSSO PROGRAMA, PROPOMOS TOMAR O ACERVO HISTÓRICO DA PRÓPRIA ESCOLA COMO MOTE PARA AS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS DOCENTES, E ATRAVÉS DA ETNOGRAFIA DE ARQUIVOS, POSSIBILITAR UMA LEITURA CRÍTICA DAS MEMÓRIAS SOCIAIS, DOS SENTIDOS DE PERTENCIMENTO E DAS IDENTIDADES QUE PERMEIAM AS CULTURAS JUVENIS EM DIFERENTES MOMENTOS HISTÓRICOS. TEMOS ATUADO SOB A EXPECTATIVA DE ACESSAR TAIS DOCUMENTOS DO CENTRO DE MEMÓRIA(S) DA ESCOLA, NO ENTANTO, AS INCERTEZAS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ACESSO AO ACERVO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 SE TRANSFORMARAM EM PROPULSORAS CRIATIVAS DA ATUAÇÃO DOCENTE-PESQUISADOR. DESTACAM-SE POR EXPERIÊNCIAS DA PESQUISA ATÉ O MOMENTO: A ELABORAÇÃO DE UM PODCAST, ESTUDOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO ARTICULADOS EM REUNIÕES SEMANAIS, A ELABORAÇÃO DE RESENHAS DE OBRAS AUDIOVISUAIS E ESCRITAS QUE TOCAM ÀS TEMÁTICAS VINCULADAS AO CENTRO DE MEMÓRIA(S) MENCIONADO, E POR FIM, O CORRENTE TRABALHO DE DESENVOLVER ELETIVAS ORIENTADAS A PARTIR DO CURRÍCULO EM MOVIMENTO DA SEEDF, REALIZADO ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO A SER APLICADO ENTRE OS ALUNOS DO CEMEB. EM SUMA, DURANTE OS SEIS MESES DE ATUAÇÃO DO SUBPROJETO, O TRABALHO NOS TROUXE REFLEXÕES E APRENDIZAGENS PROFUNDAS ACERCA DA ATUAÇÃO ENQUANTO FUTURAS DOCENTES DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA NO ÂMBITO NO NOVO ENSINO MÉDIO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "PIBID, INTERDISCIPLINARIDADE, NOVO ENSINO MÉDIO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1139_08042021185920.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA LETÍCIA MENDES DE ALCÂNTARA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA ALCÂNTARA"
    "autor_email" => "luiza.mendes@aluno.unb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75754
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 348
    "inscrito_id" => 1139
    "titulo" => "PIBID INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (2020-2021)"
    "resumo" => "O SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO ANO DE 2020-2021 TEM COMO TÍTULO DE TRABALHO “A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO EM HISTÓRIA E SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA”, INSPIRADA NA PROPOSIÇÃO DE AUTORES DA HISTÓRIA (PRATS, 2006) E DA SOCIOLOGIA (LAHIRE, 2013) QUE CONVERGEM NA PROPOSTA DO EXERCÍCIO DA PESQUISA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA CONHECER A FORMA COMO ESSAS CIÊNCIAS SE DEBRUÇAM SOBRE A REALIDADE HISTÓRICO-SOCIAL A PARTIR DA MOBILIZAÇÃO DE MÉTODOS, CONCEITOS E FONTES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO APLICADAS NO ÂMBITO DO NOVO ENSINO MÉDIO. NESSE RESUMO APRESENTAMOS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ATÉ ENTÃO ATRAVÉS DO PIBID COORDENADO POR CRISTIANE PORTELA E MARCELO CIGALES, PROFESSORES DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, RESPECTIVAMENTE. PARTICIPAM DO PROGRAMA VINTE LICENCIANDOS DA UNB, ALÉM DOS PROFESSORES PAULO STUMPF E BIBIANA ROSA, ATUANTES NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO ELEFANTE BRANCO (CEMEB), A ESCOLA CAMPO, LOCALIZADA NO DISTRITO FEDERAL.  NO NOSSO PROGRAMA, PROPOMOS TOMAR O ACERVO HISTÓRICO DA PRÓPRIA ESCOLA COMO MOTE PARA AS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS DOCENTES, E ATRAVÉS DA ETNOGRAFIA DE ARQUIVOS, POSSIBILITAR UMA LEITURA CRÍTICA DAS MEMÓRIAS SOCIAIS, DOS SENTIDOS DE PERTENCIMENTO E DAS IDENTIDADES QUE PERMEIAM AS CULTURAS JUVENIS EM DIFERENTES MOMENTOS HISTÓRICOS. TEMOS ATUADO SOB A EXPECTATIVA DE ACESSAR TAIS DOCUMENTOS DO CENTRO DE MEMÓRIA(S) DA ESCOLA, NO ENTANTO, AS INCERTEZAS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ACESSO AO ACERVO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 SE TRANSFORMARAM EM PROPULSORAS CRIATIVAS DA ATUAÇÃO DOCENTE-PESQUISADOR. DESTACAM-SE POR EXPERIÊNCIAS DA PESQUISA ATÉ O MOMENTO: A ELABORAÇÃO DE UM PODCAST, ESTUDOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO ARTICULADOS EM REUNIÕES SEMANAIS, A ELABORAÇÃO DE RESENHAS DE OBRAS AUDIOVISUAIS E ESCRITAS QUE TOCAM ÀS TEMÁTICAS VINCULADAS AO CENTRO DE MEMÓRIA(S) MENCIONADO, E POR FIM, O CORRENTE TRABALHO DE DESENVOLVER ELETIVAS ORIENTADAS A PARTIR DO CURRÍCULO EM MOVIMENTO DA SEEDF, REALIZADO ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO A SER APLICADO ENTRE OS ALUNOS DO CEMEB. EM SUMA, DURANTE OS SEIS MESES DE ATUAÇÃO DO SUBPROJETO, O TRABALHO NOS TROUXE REFLEXÕES E APRENDIZAGENS PROFUNDAS ACERCA DA ATUAÇÃO ENQUANTO FUTURAS DOCENTES DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA NO ÂMBITO NO NOVO ENSINO MÉDIO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "PIBID, INTERDISCIPLINARIDADE, NOVO ENSINO MÉDIO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID1139_08042021185920.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA LETÍCIA MENDES DE ALCÂNTARA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA ALCÂNTARA"
    "autor_email" => "luiza.mendes@aluno.unb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO ANO DE 2020-2021 TEM COMO TÍTULO DE TRABALHO “A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO EM HISTÓRIA E SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA”, INSPIRADA NA PROPOSIÇÃO DE AUTORES DA HISTÓRIA (PRATS, 2006) E DA SOCIOLOGIA (LAHIRE, 2013) QUE CONVERGEM NA PROPOSTA DO EXERCÍCIO DA PESQUISA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA CONHECER A FORMA COMO ESSAS CIÊNCIAS SE DEBRUÇAM SOBRE A REALIDADE HISTÓRICO-SOCIAL A PARTIR DA MOBILIZAÇÃO DE MÉTODOS, CONCEITOS E FONTES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO APLICADAS NO ÂMBITO DO NOVO ENSINO MÉDIO. NESSE RESUMO APRESENTAMOS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ATÉ ENTÃO ATRAVÉS DO PIBID COORDENADO POR CRISTIANE PORTELA E MARCELO CIGALES, PROFESSORES DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, RESPECTIVAMENTE. PARTICIPAM DO PROGRAMA VINTE LICENCIANDOS DA UNB, ALÉM DOS PROFESSORES PAULO STUMPF E BIBIANA ROSA, ATUANTES NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO ELEFANTE BRANCO (CEMEB), A ESCOLA CAMPO, LOCALIZADA NO DISTRITO FEDERAL. NO NOSSO PROGRAMA, PROPOMOS TOMAR O ACERVO HISTÓRICO DA PRÓPRIA ESCOLA COMO MOTE PARA AS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS DOCENTES, E ATRAVÉS DA ETNOGRAFIA DE ARQUIVOS, POSSIBILITAR UMA LEITURA CRÍTICA DAS MEMÓRIAS SOCIAIS, DOS SENTIDOS DE PERTENCIMENTO E DAS IDENTIDADES QUE PERMEIAM AS CULTURAS JUVENIS EM DIFERENTES MOMENTOS HISTÓRICOS. TEMOS ATUADO SOB A EXPECTATIVA DE ACESSAR TAIS DOCUMENTOS DO CENTRO DE MEMÓRIA(S) DA ESCOLA, NO ENTANTO, AS INCERTEZAS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ACESSO AO ACERVO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 SE TRANSFORMARAM EM PROPULSORAS CRIATIVAS DA ATUAÇÃO DOCENTE-PESQUISADOR. DESTACAM-SE POR EXPERIÊNCIAS DA PESQUISA ATÉ O MOMENTO: A ELABORAÇÃO DE UM PODCAST, ESTUDOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO ARTICULADOS EM REUNIÕES SEMANAIS, A ELABORAÇÃO DE RESENHAS DE OBRAS AUDIOVISUAIS E ESCRITAS QUE TOCAM ÀS TEMÁTICAS VINCULADAS AO CENTRO DE MEMÓRIA(S) MENCIONADO, E POR FIM, O CORRENTE TRABALHO DE DESENVOLVER ELETIVAS ORIENTADAS A PARTIR DO CURRÍCULO EM MOVIMENTO DA SEEDF, REALIZADO ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO A SER APLICADO ENTRE OS ALUNOS DO CEMEB. EM SUMA, DURANTE OS SEIS MESES DE ATUAÇÃO DO SUBPROJETO, O TRABALHO NOS TROUXE REFLEXÕES E APRENDIZAGENS PROFUNDAS ACERCA DA ATUAÇÃO ENQUANTO FUTURAS DOCENTES DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA NO ÂMBITO NO NOVO ENSINO MÉDIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.