O SUBPROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO ANO DE 2020-2021 TEM COMO TÍTULO DE TRABALHO “A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO EM HISTÓRIA E SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA”, INSPIRADA NA PROPOSIÇÃO DE AUTORES DA HISTÓRIA (PRATS, 2006) E DA SOCIOLOGIA (LAHIRE, 2013) QUE CONVERGEM NA PROPOSTA DO EXERCÍCIO DA PESQUISA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA CONHECER A FORMA COMO ESSAS CIÊNCIAS SE DEBRUÇAM SOBRE A REALIDADE HISTÓRICO-SOCIAL A PARTIR DA MOBILIZAÇÃO DE MÉTODOS, CONCEITOS E FONTES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO APLICADAS NO ÂMBITO DO NOVO ENSINO MÉDIO. NESSE RESUMO APRESENTAMOS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ATÉ ENTÃO ATRAVÉS DO PIBID COORDENADO POR CRISTIANE PORTELA E MARCELO CIGALES, PROFESSORES DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, RESPECTIVAMENTE. PARTICIPAM DO PROGRAMA VINTE LICENCIANDOS DA UNB, ALÉM DOS PROFESSORES PAULO STUMPF E BIBIANA ROSA, ATUANTES NO CENTRO DE ENSINO MÉDIO ELEFANTE BRANCO (CEMEB), A ESCOLA CAMPO, LOCALIZADA NO DISTRITO FEDERAL. NO NOSSO PROGRAMA, PROPOMOS TOMAR O ACERVO HISTÓRICO DA PRÓPRIA ESCOLA COMO MOTE PARA AS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS DOCENTES, E ATRAVÉS DA ETNOGRAFIA DE ARQUIVOS, POSSIBILITAR UMA LEITURA CRÍTICA DAS MEMÓRIAS SOCIAIS, DOS SENTIDOS DE PERTENCIMENTO E DAS IDENTIDADES QUE PERMEIAM AS CULTURAS JUVENIS EM DIFERENTES MOMENTOS HISTÓRICOS. TEMOS ATUADO SOB A EXPECTATIVA DE ACESSAR TAIS DOCUMENTOS DO CENTRO DE MEMÓRIA(S) DA ESCOLA, NO ENTANTO, AS INCERTEZAS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ACESSO AO ACERVO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID-19 SE TRANSFORMARAM EM PROPULSORAS CRIATIVAS DA ATUAÇÃO DOCENTE-PESQUISADOR. DESTACAM-SE POR EXPERIÊNCIAS DA PESQUISA ATÉ O MOMENTO: A ELABORAÇÃO DE UM PODCAST, ESTUDOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO ARTICULADOS EM REUNIÕES SEMANAIS, A ELABORAÇÃO DE RESENHAS DE OBRAS AUDIOVISUAIS E ESCRITAS QUE TOCAM ÀS TEMÁTICAS VINCULADAS AO CENTRO DE MEMÓRIA(S) MENCIONADO, E POR FIM, O CORRENTE TRABALHO DE DESENVOLVER ELETIVAS ORIENTADAS A PARTIR DO CURRÍCULO EM MOVIMENTO DA SEEDF, REALIZADO ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO A SER APLICADO ENTRE OS ALUNOS DO CEMEB. EM SUMA, DURANTE OS SEIS MESES DE ATUAÇÃO DO SUBPROJETO, O TRABALHO NOS TROUXE REFLEXÕES E APRENDIZAGENS PROFUNDAS ACERCA DA ATUAÇÃO ENQUANTO FUTURAS DOCENTES DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA NO ÂMBITO NO NOVO ENSINO MÉDIO.