O Projeto De Olho Na Água Do Capibaribe propõe reflexão e diálogo sobre a importância de ações educativas socioambientais na bacia do Capibaribe, proposta elaborada do projeto aqui apresentado é coordenada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e por sua Área de Ensino das Ciências Biológicas do Departamento de Biologia. Consolidando fortalecimento da investigação socioambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe, através de ações de gestão e monitoramento da qualidade ambiental, bem como na promoção de diálogos entre as escolas e comunidades no que tange a problemática ambiental em questão. Neste proposito foi criado o Núcleo Escolar de Pesquisa (NEP), objetivo de formandos multiplicadores socioambiental, visando na criação de espaços para discutir as práticas vivenciadas no campo e posteriormente sua internalização na escola. Visando uma metodologia construtivista e participativa que crie oportunidades para que cada pessoa engaje-se ativamente no planejamento, gestão, construção e avaliação dos conhecimentos, bem como no estudo e ação referentes à temática socioambiental, tornando-os mais críticos e aptos na formação cidadã, consolidando e articulando os resultados do monitoramento através de atividades, contendo ações de gestão e monitoramentos, realizados através de curso, palestras, seminários, oficinas pedagógicas e treinamentos. As atividades de extensão desenvolvidas no projeto constituem parte da proposta curricular do Curso e vêm contribuir para o enriquecimento da formação acadêmica, pessoal e profissional do futuro professor, envolvendo a produção de saberes diversificado numa dimensão temporal que une o espaço da prática e da experiência à reflexão teorizada, especificamente os resultados incluem a formação de recursos humanos, a ligação das ciências biológicas com a pedagogia, e estão sendo produzidas publicações na forma de livros especializados sobre os fundamentos pedagógicos e recursos didáticos inovadores. Acreditamos que está ocorrendo uma grande motivação das escolas participantes, bem como, um conhecimento construído de forma flexível e articulado com outras situações do cotidiano. Neste sentido acreditamos que houve grandes desenvolvimentos destas estratégias educativas, unindo extensão, pesquisa e ensino através de diversas ações que colabora para difusão da proposta em toda a Bacia hidrográfica do Capibaribe, levando em consideração as comunidades escolares, urbanas e rurais.