DIAS, Rebeca De Jesus Monteiro et al.. As várias faces do lobo mau na publicidade. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6947>. Acesso em: 28/12/2024 05:51
AS VÁRIAS FACES DO LOBO MAU NA PUBLICIDADE DIAS, Rebeca de Jesus Monteiro (UEPB)¹ DIAS, Valber Rodrigues Dias (UEPB)²RESUMOHá algum tempo os meios de comunicação, como a televisão, o jornal e o rádio, aderiram às narrativas infantis para propagar ideias e para lançar os seus produtos no mercado. No âmbito publicitário, esse procedimento é frequente, porque se conquista a confiança pela familiarização do público com o encanto das histórias infantis, tornando, assim, mais fácil a adesão dos consumidores ao que se pretende comercializar. Contudo, o que se percebe nos anúncios publicitários são artimanhas discursivas, como a polifonia, recorrência de várias vozes na constituição do discurso, a heterogeneidade discursiva, marcada pelo uso das narrativas infantis na publicidade. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a constituição discursiva de um anúncio publicitário, nas perspectivas da Análise do Discurso sob ponto de vista de, Maingueneau (2010) e Fernandes (2007), e da publicidade de acordo com as concepções de Malanga (1979) e Covaleski (2010), a (des)construção da ideia de lobo mau criada pelos contos de fadas.Palavras Chaves: Contos de fadas, Análise do discurso, Publicidade.