A prática de leitura, em sala de aula, é motivo de discussão e estudo de pesquisadores, uma vez que há uma grande defasagem de conhecimento teórico-metodológico sobre esses processos. Esta pesquisa, subsidiada na perspectiva sócio-histórica de ensino e aprendizagem, com pressupostos de Bakhtin (1992) e Vygotsky (1997), teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura, propostas a partir dos princípios teóricos da Linguística da Enunciação e da Linguística Aplicada, através da concepção interacionista de linguagem, são implementadas e efetivadas no 9º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, em Buriti dos Lopes – PI. Para a realização da pesquisa, durante dois meses foram realizadas observações, em sala, registrando-as em um diário de campo. Diante dos registros coletados das aulas, selecionou-se uma amostra representativa de uma das práticas de leitura, observando os elementos responsáveis pelo seu ensino e aprendizagem, a fim de verificar se a prática de sala de aula condiz com a teoria que a subsidia, identificando as ocorrências de internalização da escrita no último ano do ensino fundamental.