Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM PANORAMA DO ENSINO DA LEITURA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFª. MARIA TERESA DE JESUS CASTRO TELES, NA CIDADE DE BURITI DOS LOPES – PI.

Palavra-chaves: LEITURA, PRÁTICA, ENSINO Pôster (PO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8000
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1842
    "inscrito_id" => 4381
    "titulo" => "UM PANORAMA DO ENSINO DA LEITURA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFª. MARIA TERESA DE JESUS CASTRO TELES, NA CIDADE DE BURITI DOS LOPES – PI."
    "resumo" => "A prática de leitura, em sala de aula, é motivo de discussão e estudo de pesquisadores, uma vez que há uma grande defasagem de conhecimento teórico-metodológico sobre esses processos. Esta pesquisa, subsidiada na perspectiva sócio-histórica de ensino e aprendizagem, com pressupostos de Bakhtin (1992) e Vygotsky (1997), teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura, propostas a partir dos princípios teóricos da Linguística da Enunciação e da Linguística Aplicada, através da concepção interacionista de linguagem, são implementadas e efetivadas no 9º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, em Buriti dos Lopes – PI. Para a realização da pesquisa, durante dois meses foram realizadas observações, em sala, registrando-as em um diário de campo. Diante dos registros coletados das aulas, selecionou-se uma amostra representativa de uma das práticas de leitura, observando os elementos responsáveis pelo seu ensino e aprendizagem, a fim de verificar se a prática de sala de aula condiz com a teoria que a subsidia, identificando as ocorrências de internalização da escrita no último ano do ensino fundamental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRÁTICA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_16_05_34_idinscrito_4381_b34bceb3b7127b4c1c85a859e4deee68.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR HENRIQUE DE SOUSA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR LOPES"
    "autor_email" => "victorlopesf5@outlook.com"
    "autor_ies" => "UFPI - CAMPUS PARNAIBA-PI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8000
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1842
    "inscrito_id" => 4381
    "titulo" => "UM PANORAMA DO ENSINO DA LEITURA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFª. MARIA TERESA DE JESUS CASTRO TELES, NA CIDADE DE BURITI DOS LOPES – PI."
    "resumo" => "A prática de leitura, em sala de aula, é motivo de discussão e estudo de pesquisadores, uma vez que há uma grande defasagem de conhecimento teórico-metodológico sobre esses processos. Esta pesquisa, subsidiada na perspectiva sócio-histórica de ensino e aprendizagem, com pressupostos de Bakhtin (1992) e Vygotsky (1997), teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura, propostas a partir dos princípios teóricos da Linguística da Enunciação e da Linguística Aplicada, através da concepção interacionista de linguagem, são implementadas e efetivadas no 9º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, em Buriti dos Lopes – PI. Para a realização da pesquisa, durante dois meses foram realizadas observações, em sala, registrando-as em um diário de campo. Diante dos registros coletados das aulas, selecionou-se uma amostra representativa de uma das práticas de leitura, observando os elementos responsáveis pelo seu ensino e aprendizagem, a fim de verificar se a prática de sala de aula condiz com a teoria que a subsidia, identificando as ocorrências de internalização da escrita no último ano do ensino fundamental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRÁTICA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_16_05_34_idinscrito_4381_b34bceb3b7127b4c1c85a859e4deee68.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR HENRIQUE DE SOUSA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR LOPES"
    "autor_email" => "victorlopesf5@outlook.com"
    "autor_ies" => "UFPI - CAMPUS PARNAIBA-PI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A prática de leitura, em sala de aula, é motivo de discussão e estudo de pesquisadores, uma vez que há uma grande defasagem de conhecimento teórico-metodológico sobre esses processos. Esta pesquisa, subsidiada na perspectiva sócio-histórica de ensino e aprendizagem, com pressupostos de Bakhtin (1992) e Vygotsky (1997), teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura, propostas a partir dos princípios teóricos da Linguística da Enunciação e da Linguística Aplicada, através da concepção interacionista de linguagem, são implementadas e efetivadas no 9º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, em Buriti dos Lopes – PI. Para a realização da pesquisa, durante dois meses foram realizadas observações, em sala, registrando-as em um diário de campo. Diante dos registros coletados das aulas, selecionou-se uma amostra representativa de uma das práticas de leitura, observando os elementos responsáveis pelo seu ensino e aprendizagem, a fim de verificar se a prática de sala de aula condiz com a teoria que a subsidia, identificando as ocorrências de internalização da escrita no último ano do ensino fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.