Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO CURRICULAR, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6769
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1779
    "inscrito_id" => 32937
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado de uma pesquisa originada nas vivências referente ao Estágio Curricular – Regência em Educação Infantil, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, ocorrido no primeiro semestre 2014, em uma escola da prefeitura do município de Teresina. Tem como objetivo geral o de relatar as principais contribuições do Estágio Curricular para a formação inicial do professor. E como objetivo específico, o de relatar a vivência na turma do I Período da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, no qual, segundo Moreira (2008), consideramos as realidades sociais e cotidianas e o compromisso ético e político de práticas inovadoras, no caso na Educação Infantil. Este trabalho é fundamentado pelos seguintes teóricos: LIMA (2001), MOREIRA (2008), OSTETTO (2008) e PANIAGUA (2007). Observamos a rotina da escola e das salas de aula, e propomos juntamente com as professores e equipe gestora da escola as atividades de intervenção explanadas pelas estagiárias no período da regência na escola. O estágio curricular abre possibilidades de observar a nossa prática (como professor e aluno) a partir da prática do outro, e na regência, aprendemos a olhar, e a ampliar nosso foco de visão para a diversidade da sala de aula, construindo um olhar implicado. O primeiro período da educação infantil da escola observada possui vinte e três crianças de quatro a quatro anos e meio de idade. Durante o estágio não só se observou as práticas em sala de aula da professora titular, como a relação dela com os alunos, com a equipe gestora e os funcionários da escola. Observamos também a estrutura da escola e das salas de aula. Em busca de uma melhor interação entre as crianças, propomos atividades diferenciadas para as mesmas durante o período de regência. As atividades propostas no decorrer do estágio trabalharam a criatividade, a imaginação e curiosidade das crianças. Trabalhamos a motricidade também em atividades, como cantigas de rodas, com movimentos de acordos com as músicas, brincadeiras de movimentos em colchonetes e brincadeiras de roda utilizando a bola e balão. Por fim, enfatizamos que o estágio curricular é essencial para a formação do professor, não só como experiência, mas também como produção de conhecimentos e estratégias, onde temos a oportunidade de conhecer nossas limitações e as dos outros, e procurar cada vez mais nos informar com novidades que possam melhorar o ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO CURRICULAR, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_32_24_idinscrito_32937_d910233574d2dfe6644148f761f3cb0b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA MARCOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARINA COSTA"
    "autor_email" => "marina.mcosta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6769
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1779
    "inscrito_id" => 32937
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado de uma pesquisa originada nas vivências referente ao Estágio Curricular – Regência em Educação Infantil, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, ocorrido no primeiro semestre 2014, em uma escola da prefeitura do município de Teresina. Tem como objetivo geral o de relatar as principais contribuições do Estágio Curricular para a formação inicial do professor. E como objetivo específico, o de relatar a vivência na turma do I Período da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, no qual, segundo Moreira (2008), consideramos as realidades sociais e cotidianas e o compromisso ético e político de práticas inovadoras, no caso na Educação Infantil. Este trabalho é fundamentado pelos seguintes teóricos: LIMA (2001), MOREIRA (2008), OSTETTO (2008) e PANIAGUA (2007). Observamos a rotina da escola e das salas de aula, e propomos juntamente com as professores e equipe gestora da escola as atividades de intervenção explanadas pelas estagiárias no período da regência na escola. O estágio curricular abre possibilidades de observar a nossa prática (como professor e aluno) a partir da prática do outro, e na regência, aprendemos a olhar, e a ampliar nosso foco de visão para a diversidade da sala de aula, construindo um olhar implicado. O primeiro período da educação infantil da escola observada possui vinte e três crianças de quatro a quatro anos e meio de idade. Durante o estágio não só se observou as práticas em sala de aula da professora titular, como a relação dela com os alunos, com a equipe gestora e os funcionários da escola. Observamos também a estrutura da escola e das salas de aula. Em busca de uma melhor interação entre as crianças, propomos atividades diferenciadas para as mesmas durante o período de regência. As atividades propostas no decorrer do estágio trabalharam a criatividade, a imaginação e curiosidade das crianças. Trabalhamos a motricidade também em atividades, como cantigas de rodas, com movimentos de acordos com as músicas, brincadeiras de movimentos em colchonetes e brincadeiras de roda utilizando a bola e balão. Por fim, enfatizamos que o estágio curricular é essencial para a formação do professor, não só como experiência, mas também como produção de conhecimentos e estratégias, onde temos a oportunidade de conhecer nossas limitações e as dos outros, e procurar cada vez mais nos informar com novidades que possam melhorar o ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO CURRICULAR, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_32_24_idinscrito_32937_d910233574d2dfe6644148f761f3cb0b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA MARCOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARINA COSTA"
    "autor_email" => "marina.mcosta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa originada nas vivências referente ao Estágio Curricular – Regência em Educação Infantil, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, ocorrido no primeiro semestre 2014, em uma escola da prefeitura do município de Teresina. Tem como objetivo geral o de relatar as principais contribuições do Estágio Curricular para a formação inicial do professor. E como objetivo específico, o de relatar a vivência na turma do I Período da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, no qual, segundo Moreira (2008), consideramos as realidades sociais e cotidianas e o compromisso ético e político de práticas inovadoras, no caso na Educação Infantil. Este trabalho é fundamentado pelos seguintes teóricos: LIMA (2001), MOREIRA (2008), OSTETTO (2008) e PANIAGUA (2007). Observamos a rotina da escola e das salas de aula, e propomos juntamente com as professores e equipe gestora da escola as atividades de intervenção explanadas pelas estagiárias no período da regência na escola. O estágio curricular abre possibilidades de observar a nossa prática (como professor e aluno) a partir da prática do outro, e na regência, aprendemos a olhar, e a ampliar nosso foco de visão para a diversidade da sala de aula, construindo um olhar implicado. O primeiro período da educação infantil da escola observada possui vinte e três crianças de quatro a quatro anos e meio de idade. Durante o estágio não só se observou as práticas em sala de aula da professora titular, como a relação dela com os alunos, com a equipe gestora e os funcionários da escola. Observamos também a estrutura da escola e das salas de aula. Em busca de uma melhor interação entre as crianças, propomos atividades diferenciadas para as mesmas durante o período de regência. As atividades propostas no decorrer do estágio trabalharam a criatividade, a imaginação e curiosidade das crianças. Trabalhamos a motricidade também em atividades, como cantigas de rodas, com movimentos de acordos com as músicas, brincadeiras de movimentos em colchonetes e brincadeiras de roda utilizando a bola e balão. Por fim, enfatizamos que o estágio curricular é essencial para a formação do professor, não só como experiência, mas também como produção de conhecimentos e estratégias, onde temos a oportunidade de conhecer nossas limitações e as dos outros, e procurar cada vez mais nos informar com novidades que possam melhorar o ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.